Quais as estruturas que diferenciam as células animais e vegetais?

Quais são as diferenças entre uma célula animal e uma vegetal?

Visualizações 499

Quais as estruturas que diferenciam as células animais e vegetais?

Células animais e vegetais são chamadas eucariontes, pois ambas possuem núcleo bem definido, individualizado e coberto por uma membrana celular.

Essa definição para ambas, nos diz que elas são as estruturas microscópicas mais complexas que existem no mundo.

E apesar de apresentarem muitas das mesmas estruturas rugosas que as compõem, existem diferenças importantes entre elas que são de fácil compreensão e visualização quando comparadas.

A seguir você irá entender melhor quais as estruturas que diferem uma da outra. Siga lendo para descobrir!

Estruturas presentes em células vegetais e ausentes em células animais

Há muitas estruturas celulares que são de exclusividade das células vegetais e que não são de forma alguma encontradas nos animais. Abaixo você confere uma lista delas:

  • Parede celular celulósica: em células vegetais, externamente, é possível observar a presença de outro envoltório celular, a parede celular. Essa parede diferencia-se da parede encontrada em outros organismos por ser rica em celulose.
  • Plastos ou plastídeos: essas estruturas destacam-se pela presença de dupla membrana e DNA, o que sugere que essas organelas surgiram por um processo de endossimbiose. Cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos são tipos de plastos.
  • Vacúolos de suco celular ou vacúolo central: vacúolos são estruturas formadas por uma única membrana (tonoplasto), com um líquido em seu interior chamado suco celular. Esse vacúolo destaca-se por garantir que a célula consiga manter seu equilíbrio osmótico e também por armazenar substâncias.
  • Glioxissomos: estruturas que apresentam a função de garantir a transformação de lipídios em glicídios. Eles são importantes na germinação de sementes e são organelas como os peroxissomos.

Estruturas presentes em células animais e ausentes em vegetais

Da mesma forma que as células vegetais, as células animais apresentam particularidades em suas estruturas, as chamadas organelas.

Parede celular, plastos, vacúolo central e glioxissomos se ausentam nas células animais. Em contrapartida, a organela que é exclusiva desses tipos de células, são os lisossomos.

  • Lisossomos: são estruturas esféricas que apresentam mais de 40 enzimas distintas. A função dessa organela é realizar a digestão intracelular. Na fagocitose, observa-se o englobamento de uma substância, a formação do vacúolo alimentar e posteriormente o lisossomo, fundindo-se a esse vacúolo e liberando enzimas. Além de atuar na digestão de moléculas, os lisossomos atuam no processo de autofagia, em que agem reciclando o próprio material da célula.

Vale lembrar que fora essas estruturas, todas as outras demais são encontradas tanto em uma, quanto na outra. Falo aqui dos ribossomos, complexo golgiense, mitocôndria e retículo endoplasmático, por exemplo.

Esse artigo te ajudou em seus estudos? Deixe um UP nos comentários!

Quais as estruturas que diferenciam as células animais e vegetais?
“Quais as diferenças entre uma célula animal e uma vegetal?”

Escola em Pinhais – IEPI

Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.

Educação atualizada

Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.

O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.

Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!

Venha para a IEPI

Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR

Veja também

Quais são as diferenças entre as células animais e vegetais Brainly?

As diferenças entre célula animal e vegetal são sua estrutura - a vegetal tem parede celular - e a presença ou ausência de algumas organelas, como o cloroplasto na vegetal e o lisossomo na animal. Tanto os animais quanto os vegetais são seres eucariontes e pluricelulares.

O que difere as células animais das células vegetais e a distribuição?

O que difere as células animais das células vegetais é a distribuição das organelas. Algumas diferenças são marcantes e outras bem sutis. Ambas são células eucariontes, ou seja, possuem um núcleo verdadeiro delimitado pela membrana nuclear.

Qual é a estrutura celular das células procariontes que as diferenciam das células eucariontes vegetal e animal?

As células procariontes se distinguem das eucariontes por sua estrutura. Enquanto as células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana.

Quais são as estruturas que estão presentes somente nas células vegetais?

Outras estruturas, no entanto, são restritas à célula vegetal, isto é, são encontradas apenas nesse tipo de célula. Essas estruturas são: parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular.