Quais as habilidades previstas na BNCC para as séries iniciais do ensino fundamental para a disciplina de História?

As Competências Específicas de História para o Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) articulam saberes, atitudes e valores que o estudante dessa etapa da educação básica deve desenvolver ao longo de seu processo de aprendizagem.

A BNCC define três níveis de competências que fundamentam e direcionam o trabalho pedagógico, da seguinte forma:

  • As Competências Gerais, que articulam-se a todas as áreas do conhecimento e aos componentes curriculares, em todas as etapas e modalidade da Educação Básica.
  • As competências específicas de cada área conhecimento, por exemplo as Competências Específicas da Área de Ciências Humanas, que no Ensino Fundamental compreende os componentes curriculares de História e Geografia.
  • E, por fim, as competências específicas de cada componente curricular no Ensino Fundamental, ou seja, um conjunto de competências específicas para o componente curricular de História e outro conjunto de competências para o componente de Geografia.

Quais as habilidades previstas na BNCC para as séries iniciais do ensino fundamental para a disciplina de História?
Fluxograma de Competências na BNCC. Exemplo para a área de Ciências Humanas

Nesta publicação, trataremos especialmente das Competências Específicas de História para os anos finais do Ensino Fundamental.

Relação Competências / Habilidades / Objetos de Conhecimentos da BNCC

Diferentemente das Competências Gerais, que são globais quanto ao seu alcance, as Competências Específicas do Componente Curricular articulam-se mais diretamente às Habilidades e Objetos de Conhecimentos daquele componente. Assim, ao trabalharmos, por exemplo com a habilidade EF06H102 do sexto ano do Ensino Fundamental:

Habilidade EF06HI02: Identificar a gênese da produção do conhecimento histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades distintas.

(BRASIL, 2018)

Percebemos a sua correlação com a Competência 06 do componente curricular, a saber:

Competência 6: Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.

(BRASIL, 2018)

Assim, podemos perceber que, para cada habilidade a ser trabalhada em sala de aula, pode relacionar-se uma ou mais competências específicas daquele componente curricular, que por sua vez, dialogam diretamente com as competências gerais e com as competências específicas da área, tendo por base um objeto de conhecimento. Para o exemplo citado acima (habilidade EF06HI02), Competência Específica 6, o objeto de conhecimento definido pela BNCC é:

Objeto de conhecimento: Formas de registro da história e a produção do conhecimento.

(BRASIL, 2018)

No Guia de História na BNCC, você poderá saber mais sobre a Estrutura e organização da Base Nacional Comum Curricular e também aprender Como fazer um plano de aula usando as competências e habilidades da BNCC.

Competência 1: Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

Comentário: Posicionar-se ante as questões que o mundo atual impõe. Para tanto é preciso compreender as dinâmicas de poder e os mecanismos de transformações da sociedade em seus diversos aspectos, tais como o econômico, o cultural e o social em diferentes momentos da história e em espaços variados.

Competência 2: Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

Comentário: Compreender e questionar a organização cronológica do tempo histórico.

Competência 3: Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.

Comentário: O documento histórico, em suas diversas possibilidades, é a matéria prima do historiador. Interpretar e contextualizar, recorrendo a diversas linguagens e mídias, desenvolvendo argumentos, hipóteses e questionamentos com foco na resolução de conflitos, na cooperação e no respeito.

Competência 4: Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Comentário: O conhecimento histórico é passível de interpretações subjetivos a partir daquele que a observa e constrói. Saber posicionar-se e interpretar diversos pontos de vistas, com olhar crítico, baseado em princípios éticos, assentados sobre os valores da democracia, da sustentabilidade e solidários.

Competência 5: Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.

Comentário: Compreender os diversos movimentos migratórios ao longo da história, contextualizá-lo em seus diversos aspectos para desenvolver o respeito e a solidariedade entre os diversos povos.

Competência 6: Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.

Comentário: Como é produzido o conhecimento histórico. Compreender e posicionar-se criticamente acerca dos conceitos e procedimentos científicos de construção do passado.

Competência 7: Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

Comentário: As tecnologias digitais a serviço da informação ética e responsabilidade. Saber utilizar as tecnologias, produzi-las e posicionar-se com com ética e responsabilidade.

Conclusão

Identificar, comparar, contextualizar, interpretar e analisar. Esta é a tônica das competências específica de História para o ensino fundamental que o estudante deve desenvolver ao mobilizar as habilidades que se relacionam aos conteúdos e objetos de conhecimento propostos pela BNCC.

Todo conhecimento do passado é também um conhecimento presente elaborado por distintos sujeitos. O historiador indicada com vistas à identificar, analisar e compreender os significados de diferentes objetos, lugares, circunstâncias, temporalidades, movimentos de pessoas, coisas e saberes. as perguntas e as elaborações de hipóteses variadas fundam não apenas os marcos de memória, mas também as diversas formas narrativas, ambos expressão do tempo, do caráter social e da prática da produção do conhecimento histórico.

(BRASIL, 2018)

[…]

Entre os saberes produzidos, destaca-se a capacidade da comunicação e diálogo, instrumento necessário para o respeito à pluralidade cultural, social e política, bem como para o enfrentamento de circunstâncias marcadas pela tensão e pelo conflito. A lógica da palavra, da argumentação, é aquela que permite ao sujeito enfrentar os problemas e propor soluções com vistas à superação das contradições políticas, econômicas e sociais do mundo em que vivemos. (Trecho retirado do documento homologado da BNCC para o ensino fundamental, componente curricular de História, páginas 395/396. Acesse a íntegra do documento, clicando aqui).

(BRASIL, 2018)

Quais são as habilidades da História?

Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

Quais as competências e habilidades do ensino de História?

Identificar, comparar, contextualizar, interpretar e analisar. Esta é a tônica das competências específica de História para o ensino fundamental que o estudante deve desenvolver ao mobilizar as habilidades que se relacionam aos conteúdos e objetos de conhecimento propostos pela BNCC.

Quais os principais objetivos do ensino de História para os anos iniciais do ensino fundamental?

De acordo com os PCN, o ensino de História é portador da possibilidade de levar o aluno a estabelecer relações e produzir reflexões sobre culturas, espacialidades e temporalidades variadas através da construção de noções que contemplem os seus valores e os de seu grupo, desenvolvendo para isto relações cognitivas que o ...

Quais são as habilidades do ensino Fundamental Segundo a BNCC?

Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.