Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos nossos atletas?

Uma partida de futebol é uma ótima maneira de reunir pessoas, seja nas arquibancadas, no sofá da sala ou no bar com os amigos. Apesar do esporte ser praticado por ambos os gêneros, as seleções masculinas são as detentoras de toda a atenção, enquanto as femininas embora mais desenvolvidas são em contrapartidas, desvalorizadas e esquecidas. Em um questionário realizado pela Betway, casa de aposta líder do mercado, jogadoras do Real Betis informaram que uma das suas expectativas para o futebol feminino é  que seja possível encher mais estádios, e que todas integrantes da liga possam se profissionalizar e que haja uma maior igualdade com o futebol masculino.

O futebol feminino ainda tem um longo caminho a percorrer para obter a mesma valorização do futebol masculino e isso se deve as dificuldades que as atletas enfrentam dentro e fora do campo.

Quando o assunto é profissão, o salário é sempre algo a ser comparado. No esporte quanto mais sucesso um atleta atribui para si, mais recebe. O atacante do Barcelona Lionel Messi, atualmente é o jogador mais bem pago do mundo, com uma renda de US$ 126 milhões por ano, contraposto a australiana Sam Kerr do Chelsea que possui  o maior salário da modalidade, recebe 480 mil euros brutos por ano, o equivalente a US$ 570,37 mil. Os números mostram por si, o grande abismo entre homens e mulheres no futebol.

As mulheres são Desvalorizadas, quando se trata de igualar a resistência masculina.Desde o começo, o futebol feminino é marcado por questões como sexismo, desigualdade, e exposição das atletas. Ainda é possível encontrar nos dias de hoje, aqueles que acreditam que mulheres em campo, é apenas para exposição e por isso o jogo não deve ser levado a sério e com o devido respeito. Um caso disso ocorreu durante o evento Ballon D’Or em 2018, quando a jogadora Ada Hegerberg recebeu a sua premiação, não pode fazer um discurso de agradecimento ou receber os aplausos da platéia como os demais premiados da noite, vale ressaltar todos homens, porque estavam mais interessados se a atleta iria dançar para os presentes com o DJ Martin Solveig. Desanimada e decepcionada com a situação, a jogadora apenas disse: “Não”. Evidenciando que, apesar de suas realizações importantes as mulheres ainda são objetificadas e sexualizadas publicamente.

Gostando ou não, o mundo dos esportes é um mundo dos negócios e bastante lucrativo diga-se de passagem. Além dos salários, os homens superam maciçamente suas contrapartes femininas quando se trata de patrocínios. Como exemplo da jogadora Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo, a atleta chamou a atenção durante a Copa Feminina em 2019, ao entrar em campo com chuteiras com o símbolo da igualdade entre homens e mulheres. Marta que estava sem patrocínio do material esportivo desde julho de 2018. Segundo a mesma, o proposto estava muito abaixo do que recebia e do que é ofertado ao futebol masculino, a rejeição seria mais uma oportunidade para lutar pelos direitos das atletas na modalidade.

Enquanto houver pessoas que acreditem que “o futebol feminino ainda não é uma realidade”, ou que apenas homens devem praticá-lo, haverá também um longo caminho a ser percorrido pelas atletas que não estão pedindo o impossível, apenas igualdade e o reconhecimento merecido.

O COI realizou uma pesquisa com mais de 4 mil atletas e comissões técnicas do mundo, que apontaram as dificuldades durante a pandemia

  • 17 de junho de 2020

    Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos nossos atletas?

    Judoca Beatriz Rodrigues de Souza nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Wander Roberto/COB)

    Uma pesquisa realizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em maio revelou que lidar com a saúde mental e gerenciar as carreiras esportivas têm sido os maiores desafios enfrentados pelos atletas durante o período da pandemia de coronavírus.

    A pesquisa foi realizada com mais de 4 mil atletas e membros de comissões técnicos de 135 países. O Brasil, com 12%, foi o país com maior porcentagem de participantes do estudo.

    +Como minimizar prejuízos físicos e mentais durante a pandemia

    Os resultados destacam que 50% dos atletas enfrentam dificuldades em adaptar seus treinos, como consequência das restrições impostas na maioria dos países para conter o coronavírus. Além disso, o gerenciamento da saúde mental e das carreiras esportivas foram identificados como os dois maiores desafios (com 32% cada), seguidos pela nutrição e dieta (30%).

    Os atletas mais jovens apontaram que o maior desafio tem sido controlar a sua nutrição e dieta (37%). Os atletas de elite, no entanto, estão mais preocupados em financiar suas carreiras esportivas (31%).

    Dentre os membros de comissão técnica, por sua vez, 63% disseram que o mais difícil tem sido manter seus atletas motivados. Além disso, os dois maiores desafios seguintes apontados foram planejar o treinamento de seus atletas (56%) e apoiar a saúde mental deles (40%).

    Importância da saúde mental

    A pesquisa do COI destaca ainda depoimentos de atletas e comissões técnicas, que foram mantidos em anônimo e que fizeram a pesquisa. E grande parte enfatizou como tem sido difícil se manter motivado e mentalmente forte durante a quarentena e a pandemia de coronavírus.

    “É muito difícil treinar devido às restrições. Porque o treinamento adiciona estrutura à minha vida e sinto que a falta de estrutura sem treinamento está afetando negativamente minha saúde mental. Tudo com o qual estou lutando está ligado. Eles não podem ser vistos como separados”, disse um atleta de elite da África do Sul que fez a pesquisa.

    + SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE

    “Devido ao isolamento, estou sem emprego e não tenho renda para financiar competições futuras. Além disso, tenho minhas próprias despesas e as da família”, lamentou um jovem atleta do Peru.

    “Manter os atletas motivados tem sido difícil e o bem-estar mental não tem sido fácil”, disse um brasileiro, membro de comissão técnica.

    APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

    Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

    Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

    Quais são as dificuldades dos atletas?

    Começar a treinar exige muito esforço e disciplina. Uma das dificuldades é conseguir conciliar o estudo, emprego e família com os treinos. Imagina acordar cedo, ir para o treino e passar horas fazendo exercícios pesados. Dá vontade de ir para casa e cair na cama para descansar e repor as energias perdidas.

    Quais são as maiores dificuldades encontradas pelos atletas no Brasil?

    A falta de incentivo e de acesso à estrutura em diversas modalidades esportivas causa uma série de dificuldades, como o transporte e a realização dos treinos, assim como a aquisição de equipamentos e viagens para torneios, até mesmo para aqueles já premiados e de destaque em competições importantes.

    Quais os principais problemas e dificuldades encontradas no esporte?

    Nesse sentido, o obstáculo natural de ter que lidar com algumas limitações acaba se tornando ainda maior, diante da negligência..
    Falta de patrocínio. É sabido que o esporte não é tão valorizado no Brasil. ... .
    Preconceito social. ... .
    Pequena visibilidade dos esportes paraolímpicos no Brasil..

    Quais as principais dificuldades que os atletas brasileiros enfrentam nas Olimpíadas?

    — Durante os quatro anos [entre uma Olimpíada e outra], há muito sofrimento, muita dificuldade, falta de patrocínio, falta de incentivo, falta de tudo; nem sequer temos uma política pública de Estado para o esporte.