Quais as principais características e composição química das regiões da atmosfera?

A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra, sendo composta por cinco camadas: estratosfera, mesosfera, ionosfera, termosfera e exosfera, cada uma com características específicas.

O que é a atmosfera

A camada de ar que envolve o planeta Terra, tão importante para a existência da vida, é chamada de atmosfera. É composta por elementos que são encontrados em outras partes do planeta também, sendo eles naturalmente componentes dela ou não.

Composição da atmosfera

A atmosfera é composta por gases que se encontram acima de nossas cabeças, ou seja, após a  superfície da Terra ( a litosfera é o nome da crosta terrestre). Desde a formação do planeta Terra, ela já sofreu por muitas alterações em sua composição ao longo dos anos. Atualmente, sua composição apresenta em maior parte, oxigênio e nitrogênio.

Quais as principais características e composição química das regiões da atmosfera?
Imagem para Ilustração da atmosfera.

As camadas da atmosfera

Como a atmosfera é formada por gases, não é possível vê-la a olho nu. Porém, sua extensão é de aproximadamente 1000 quilômetros, dividindo-se em camadas de acordo com sua altitude e com a modificação da presença dos gases e suas quantidades.

Quais as principais características e composição química das regiões da atmosfera?
Divisão das camadas da atmosfera. Fonte: Estudo prático.

Como podemos analisar na imagem acima, a atmosfera divide-se em cinco camadas. As camadas da atmosfera são as seguintes:

  1. troposfera,
  2. estratosfera,
  3. mesosfera,
  4. ionosfera ou termosfera,
  5. exosfera, sendo esta a mais externa.

A seguir, vamos estudar cada uma das camadas e suas características.

1. Troposfera

A troposfera, camada mais interna da atmosfera, possui aproximadamente 10 quilômetros de extensão (ou de altura, para facilitar a sua compreensão). Apesar de seu tamanho, ela é a camada com a maior concentração de gases. Nesta camada temos a presença de aproximadamente 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases que muitas vezes são considerados “ofensivos”, mas não necessariamente são.

É por ela que algumas as aeronaves de grande porte transitam e que abriga os fenômenos meteorológicos. A maior porcentagem de gases da atmosfera como um todo, estão concentrados nesta camada mais interna.

2. Estratosfera

A estratosfera é onde encontramos a tão famosa e polêmica camada de ozônio. É a camada de ozônio a responsável por reduzir a radiação solar que chega à superfície terrestre, diminuindo a porcentagem de raios UV A e UV B.

As teorias acerca da destruição da camada de ozônio são extremamente propagadas não somente pela ciência, mas também por aqueles que detém o meio de produção de produtos “ecologicamente corretos”. Este fato não pode ser tomado como verdade absoluta, pois outras vertentes dos estudos científicos afirmam que a camada de ozônio não está sendo destruída pelo homem.

3. Mesosfera

A mesosfera é conhecida por suas baixas temperaturas, podendo chegar a aproximadamente -100º célsius. Sua temperatura não é a mesma ao longo de toda a camada, esta varia de acordo com a sua altitude. Os balões climáticos são instalados na mesosfera.

4. Ionosfera

A ionosfera, ou termosfera, é a camada mais extensa da atmosfera, chegando a aproximadamente 500 quilômetros de extensão. É a camada conhecida pela grande quantidade de íons e por sua alta temperatura.

5. Exosfera

Por fim, a exosfera é a camada mais externa e possui alta concentração de hidrogênio e gás hélio. É a última camada onde encontramos a influência gravitacional.

Resumo sobre as camadas da atmosfera

Para aprender mais sobre este assunto ou reforçar seus conhecimentos, indico a videoaula abaixo, com o professor Raphael Carrieri, do canal do curso Enem Gratuito.

Exercícios

Para finalizar, resolva os exercícios abaixo e verifique se você realmente aprendeu tudo sobre as camadas da atmosfera e características específicas de cada uma delas.

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22

Compartilhe:

Quais as principais características e composição química das regiões da atmosfera troposfera estratosfera mesosfera termosfera e exosfera?

Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico. Quase todo o vapor encontrado na atmosfera situa-se na troposfera, que ocupa 75% da massa atmosférica. Chega a atingir cerca de 17 km nas regiões trópicas e pouco mais que 7 km nas regiões polares.

Quais são as principais características de cada uma das camadas da atmosfera?

As principais características da troposfera são: É a camada mais densa da atmosfera; Quanto maior a altitude da camada menor é a temperatura, que diminui cerca de 6,5 ºC por km; Quanto maior a altitude menor é a concentração dos gases, pois a troposfera concentra 75% de todo ar da atmosfera.

Qual e a composição química da atmosfera?

A atmosfera terrestre é composta basicamente de uma mistura de gases, sendo 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de Argônio. Além disso, são encontrados traços de gás carbônico, vapor d'água e outros gases, mas em quantidades bem pequenas.

Quais são as características principais da atmosfera?

Características da atmosfera Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.