Quais as principais diferenças entre as células animais e células vegetais?

As células eucarióticas são caracterizadas por apresentarem um sistema endomembranar com estruturas muito organizadas e individualizadas e entram na constituição, por exemplo, das plantas e dos animais. Não obstante as células animais e as células vegetais evidenciarem diferenças entre si, ambas possuem núcleo, membrana citoplasmática, hialoplasma, ribossomas, retículo endoplasmático (liso e rugoso), complexo de Golgi, vacúolos hídricos, mitocôndrias e citoesqueleto.

As células vegetais encontram-se compartimentadas pela parede celular rígida, apresentando, por isso, quase sempre, forma poliédrica. Nas plantas, a parede celular é composta, fundamentalmente, por camadas de celulose que se espessam com o crescimento e desenvolvimento da célula, protegendo-a das agressões do meio externo e proporcionando suporte estrutural. Para além das células das plantas, também as células dos fungos e as células procarióticas apresentam parede celular. Nas células procarióticas, a parede celular é constituída por peptidoglicano e nas células dos fungos (eucarióticas) é composta por quitina.

Para além da parede celular, os cloroplastos são também organitos característicos das células vegetais e ausentes das células animais. Contudo, nem todas as células vegetais apresentam cloroplastos. As células dos órgãos subterrâneos, por exemplo, são desprovidas destes organitos, apresentando outro tipo de plastos (amiloplastos, por exemplo, que constituem reservas de amido). Nas plantas, apenas os tecidos aéreos verdes possuem cloroplastos (folhas, caule). A função dos cloroplastos é a realização da fotossíntese, permitindo às plantas a produção de matéria orgânica.

Os vacúolos, cavidades delimitadas por membranas e com função de armazenamento de água, compostos orgânicos, pigmentos, iões, gases e produtos tóxicos, predominam nas células vegetais, onde são em menor número, mas de dimensões elevadas, ocupando grande parte do volume das células mais velhas. Alguns vacúolos podem, ainda, acumular enzimas hidrolíticas – vacúolos líticos.

As células animais apresentam, normalmente, uma maior variedade de formas uma vez que não possuem parede celular. É a membrana citoplasmática que, neste tipo de células, define o limite entre o meio interno e o meio externo. Os centríolos (estruturas relacionadas com a divisão celular) e os lisossomas (estruturas com enzimas digestivas) são organitos que apenas se encontram nas células animais.

Ao microscópio ótico composto, é, sobretudo, a existência de cloroplastos, parede celular e de vacúolos de grandes dimensões que permitem distinguir a célula vegetal da animal.

As células são unidades fundamentais que compõem todos os seres vivos. Compostas de várias organelas com funções bem definidas, essas estruturas são capazes de crescerem e se multiplicarem.  As células formam os tecidos e por consequência os tecidos formam os órgãos, que formam os sistemas, que, por fim, formam o organismo vivo. Dessa forma, podemos comparar as células dos organismos vivos como sendo os tijolos de uma casa.

Há diferenças entre células animais e células vegetais e para que os alunos consigam definir quais são essas diferenças, propomos a atividade abaixo. Para essa atividade, o professor irá precisar de:

- Microscópio;

- Espátula de madeira;

- Lâminas e lamínulas;

- Azul de metileno;

- Um pimentão;

- Bisturi;

- Cloreto de zinco iodado;

- Papel filtro ou papel toalha;

- Hidróxido de amônia.

Fazendo a primeira lâmina

Com a espátula de madeira, raspe a bochecha de um dos alunos e, em seguida, faça um esfregaço fino em uma lâmina com o material obtido. Espere a lâmina secar e use o azul de metileno para corar a lâmina por cinco minutos. Passados os minutos, cubra a lâmina com a lamínula e a observe no microscópio nas objetivas de 10x e 40x. Peça aos alunos que observem, desenhem e anotem o que estão vendo.

Fazendo a segunda lâmina

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pegue o pimentão e com a ajuda do bisturi, faça um corte pequeno e fino em sua casca. Pegue esse pedaço que retirou da casca e coloque-o sobre uma lâmina, adicionando em seguida cloreto de zinco iodado. Coloque uma lamínula sobre essa lâmina, se necessário retire o excesso de cloreto de zinco iodado com o papel filtro e observe no microscópio nas objetivas de 10x e 40x. Peça aos alunos que observem, desenhem e anotem o que estão vendo.

Fazendo a terceira lâmina

Faça outro corte pequeno e fino na casca do pimentão. Coloque-o sobre uma lâmina e adicione hidróxido de amônia, deixando-o descansar por alguns segundos apenas. Em seguida, coloque uma lamínula sobre essa lâmina e retire o excesso de hidróxido de amônia com papel filtro, se necessário. Coloque a lâmina nas objetivas de 10x e 40x. Peça aos alunos que observem, desenhem e anotem o que estão vendo.

Nas lâminas será possível observar células animais e vegetais. É importante que os próprios alunos falem e discutam sobre as diferenças vistas nas três lâminas sem a ajuda do professor, que pode apenas dizer se os alunos estão certos ou não. Se possível, peça aos alunos que discorram sobre as organelas celulares encontradas tanto nas células animais quanto nas células vegetais e qual a principal função delas.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Quais são as principais diferenças entre as células vegetais e animais?

A célula animal é aquela presente nos tecidos animais e se difere da célula vegetal pela presença de organelas conhecidas como lisossomos e a ausência de estruturas como parede celular, plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma.

Quais as principais diferenças entre as células animais e vegetais Brainly?

As células animais não têm parede celular ou cloroplastos, que por sua vez existem nas células vegetais. Seu formato também é diferente pois as células animais são redondas e têm forma irregular, enquanto as células vegetais possuem formas fixas e retangulares.

Quais as principais características que uma célula animal e uma célula vegetal e uma célula bacteriana?

As pluricelulares podem ser plantas e animais e possuem várias organelas como ribossomo, citoplasma, mitocôndria. Podemos afirmar que as principais características que uma célula animal, uma célula vegetal e uma célula bacteriana apresentam em comum são: a presença de membrana plasmática e a existência de ribossomos.

Quais as principais características de uma célula vegetal?

Assim como a célula animal, a vegetal é uma célula eucarionte e, entre suas peculiaridades, apresenta parede celular, vacúolo de suco celular e plastídios. A célula vegetal, assim como a animal, é uma célula eucarionte, ou seja, uma célula que possui núcleo delimitado por membrana nuclear e organelas membranosas.