Quais atividades e ciclos econômicos foram desenvolvidos nos séculos XVII?

Quais foram os dois ciclos econômicos que mais influenciaram o barroco no Brasil?

✾ Por quê? ➺ ciclo da cana-de-açúcar: As críticas que Padre Antônio Vieira fazia, em sua prosa, contra a escravização dos índios nesse período. ➺ ciclo do ouro: Algumas obras artísticas do mineiro Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) que ocorreram graças a existência do ouro, utilizado em esculturas.

Quais os principais ciclos econômicos do Brasil e qual tipo de mão de obra cada um desses ciclos mais utilizou?

Inúmeros ciclos econômicos do Brasil perpassaram o país desde a época do descobrimento, e esses fazem referência às atividades econômicas desenvolvidas na nação em cada uma nesses períodos. Os principais, são o ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha.

Quais foram os ciclos econômicos que ocorreram no Brasil?

Quais foram os principais ciclos econômicos do Brasil?

  • Ciclo do pau-brasil. O ciclo do pau-brasil perdurou entre os anos de 1500 e 1530, período conhecido como pré-colonial. ...
  • Ciclo da cana-de-açúcar. ...
  • Ciclo do ouro. ...
  • Ciclo do algodão. ...
  • Ciclo do café ...
  • Ciclo da borracha.

Quais atividades e ciclos econômicos foram desenvolvidos no século?

O ciclo do ouro ou da mineração começa no final do século XVII quando os portugueses encontram diversas jazidas do mineral. ... Os portugueses, que já sofriam com a concorrência mundial do açúcar, passaram a investir na extração do minério por acreditar na estabilidade econômica.

Qual foi o segundo ciclo econômico vivido pelo país no período colonial?

O segundo dos ciclos econômicos do Brasil tem a cana-de-açúcar como principal produto de aquecimento da economia da colônia portuguesa. ... O ciclo da cana-de-açúcar tem duração estimada entre o período que compreende a segunda metade do século XVI e o final do século XVII.

Qual foi o primeiro ciclo econômico do Brasil *?

Ciclo do Açúcar

O que eram as bandeiras e qual o seu objetivo?

As bandeiras foram expedições que saíram da capitania de São Paulo em direção ao sertão brasileiro. Foram os bandeirantes os primeiros a encontrarem ouro às margens dos rios em Minas Gerais. Essas expedições tiveram como objetivo, além da procura pelo ouro, a captura de índios para trabalharem nas lavouras paulistas.

Qual o objetivo das bandeiras de Preação?

As bandeiras de apresamento permitiram a sobrevivência dos paulistas, forneceram escravos para a região açucareira, percorreram o interior, alargando o território sob o domínio português, e detiveram a expansão espanhola representada pelos jesuítas.

Ao falarmos sobre a configuração da economia colonial, temos uma grande dificuldade em demonstrar de que maneira as atividades produtivas se desenvolveram no território brasileiro. Nesse sentido, damos especial atenção ao problema causado com a ideia de que a economia colonial tenha se desenvolvido por meio de ciclos econômicos. Geralmente, esse conceito vem sendo trabalhado em alguns livros de ensino fundamental e médio.

O problema desse conceito se manifesta em várias considerações, feitas oralmente em sala ou na resolução de provas, em que a turma não consegue estabelecer relações, paralelos ou contrapontos entre as atividades econômicas do mundo colonial. De forma geral, o conceito de “ciclo” carrega em si a equivocada noção de que as atividades econômicas na colônia aconteciam em separado e/ou somente se modificava quando uma atividade econômica se esgotava primeiramente.

Em termos práticos, notamos que alguns alunos, por exemplo, pensam que a economia açucareira entrou em crise e consolidou sua total ruína nos fins do século XVII. Depois disso, nas primeiras décadas do século XVIII, os colonos descobriram o ouro, que fora extraído e comercializado até o completo esgotamento das minas. Por fim, as plantações de café haveriam surgido na região Centro-Sul para, dessa maneira, fechar a última atividade agrícola explorada pelos colonizadores.

Sabendo que essa noção em estanque não tem sustentação documental para ser validada, notamos a necessidade que o professor tem em produzir atividades que esclareçam a coexistência das várias atividades econômicas presente no período colonial. Dessa forma, frisamos a importância da elaboração de atividades que exijam a comparação de cada uma das modalidades econômicas nascidas no vasto território colonial brasileiro. Como sugestão, recomendamos um paralelo entre a pecuária e a atividade açucareira.

Para tanto, o professor de História pode combinar uma pesquisa em que cada aluno possa frisar as similitudes e diferenças de cada uma destas atividades. De modo geral, seria cobrada a comparação entre os tipos de propriedades utilizadas para cada uma das atividades, as regiões em que surgiram e a natureza das relações de trabalho. Com isso, o aluno perderia essa noção de que a economia colonial teria sido “dividida em fases”.

Com objetivo de finalizar esse verdadeiro “processo desmistificador”, o professor também deve fornecer informações ou algum tipo de quadro estatístico que mostre a produtividade de diferentes atividades agrícolas coloniais ao longo de um mesmo período. Por meio desse tipo de dado numérico, comprovaria a ineficácia do modelo cíclico e, talvez, poderia oferecer a mesma fonte para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos conteúdos de Matemática.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as atividades econômicas desenvolvidas no século XVII?

De acordo com historiadores, o ciclo do ouro representou o ápice da economia brasileira no período colonial. A atividade de mineração no Brasil tem início no final do século XVII com a descoberta das primeiras minas. Nesse período, o Nordeste perde a centralidade que tinha durante o ciclo da cana-de-açúcar.

Quais foram as atividades e ciclos econômicos que foram desenvolvidos nos séculos XVI XVII XVII e XIX?

Houve diversos ciclos econômicos em nosso país desde o descobrimento em 1500. Esses ciclos se referem às atividades econômicas de destaque em períodos distintos, como ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha.

Qual foi o principal ciclo econômico do século XVII?

O ciclo do ouro ou da mineração começa no final do século XVII quando os portugueses encontram diversas jazidas do mineral. Isso ocorreu, sobretudo, na região do estado de Minas Gerais, atingindo seu auge no século XVIII.

Quais foram as principais atividades econômicas desenvolvidas no século XVI e XVII?

Durante esse período, houve três grandes ciclos de produção no Brasil – o da cana-de-açúcar, o do ouro e o do café – que, ao lado de outros sistemas produtivos de menor expressão, buscaram, no fundamental, suprir o mercado externo.