Quais atividades humanas geram mais impactos sobre a biodiversidade brasileira?

28/05/20 |   Mudanças climáticas

Artigo - As mudanças ambientais e a saúde humana: impactos da degradação ambiental sobre surtos de doenças infecciosas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Algumas notícias publicadas no Portal Embrapa antes de 1/07/2022 não estão sendo exibidas em função de restrições da legislação eleitoral. O acesso a todo o nosso conteúdo será restabelecido após as eleições.

"Eu entendo que pode haver uma crise de biodiversidade, mas como isso me afeta?”

Boa pergunta! Funciona assim...

  A diversidade biológica é o recurso do qual dependem famílias, comunidades, nações e gerações futuras. É o elo entre todos os organismos existentes na terra, que liga cada um deles a um ecossistema interdependente, em que cada espécie desempenha sua função. É uma verdadeira teia da vida.

O patrimônio natural da Terra é composto por plantas, animais, terra, água, a atmosfera e os seres humanos! Juntos, fazemos todos parte dos ecossistemas do planeta, o que equivale a dizer que, se houver uma crise de biodiversidade, nossa saúde e meios de subsistência também entram em risco.

Porém, atualmente estamos usando 25% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de fornecer. O resultado é que espécies, habitats e comunidades locais estão sofrendo pressões ou ameaças diretas. Um exemplo de ameaça que já atinge seres humanos é a perda de acesso à água doce.

A biodiversidade é a base da saúde do planeta e tem um impacto direto sobre a vida de todos nós.

Indo direto ao ponto: a redução da biodiversidade significa que milhões de pessoas estão diante de um futuro em que os estoques de alimentos serão mais vulneráveis a pragas e doenças e a oferta de água doce será irregular ou escassa.

Para os seres humanos, isso é preocupante.

Muito preocupante mesmo.

Quais atividades humanas geram mais impactos sobre a biodiversidade brasileira?

postado em 30/06/2016 07:12

Quais atividades humanas geram mais impactos sobre a biodiversidade brasileira?

A melhor maneira de proteger a Amazônia e outras florestas tropicais é impedir seu desmatamento. Por isso, a maior parte das ações de preservação consiste em evitar que mais áreas verdes sejam transformadas em pastos ou plantações. No entanto, uma série de outras intervenções humanas dentro das matas pode ter um efeito tão devastador quanto a derrubada de porções inteiras de vegetação, alerta um amplo estudo publicado na edição de hoje da revista especializada Nature.

[SAIBAMAIS]Coordenada por Jos Barlow, a pesquisa é assinada por 29 especialistas de 18 instituições de pesquisa, várias delas brasileiras, e reúne dados coletados nas regiões de Paragominas e Santarém, no Pará, estado que abriga 25% da Floresta Amazônica. Durante anos, observou-se o impacto que atividades como caça, extração seletiva de madeira e queimadas geram sobre 1.538 espécies de plantas, 460 de pássaros e 156 de insetos. A conclusão é que, somadas, essas perturbações geraram, desde 1988, um prejuízo ambiental equivalente ao desmatamento de uma área entre 92 mil e 139 mil quilômetros quadrados.

;Nós fornecemos uma evidência contundente de que as iniciativas de conservação das florestas tropicais devem levar em conta tanto o desflorestamento quanto as perturbações no interior das florestas;, afirma Jos Barlow em um comunicado. ;Sem uma ação urgente, a expansão da extração de madeira e a ocorrência de queimadas estimuladas pelas mudanças climáticas induzidas pelo homem devem tornar as florestas cada vez mais degradadas, conservando apenas uma fração da maravilhosa diversidade que um dia abrigaram;, completou o principal autor, pesquisador da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, e do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Um dos autores do trabalho, Adriano Venturieri, chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, explica que as ações analisadas no estudo não são necessariamente ilegais. Foram consideradas, por exemplo, as extrações seletivas de madeira em áreas onde esse manejo é permitido e queimadas acidentais. ;O país já é referência no combate ao desmatamento. Esse estudo traz uma contribuição muito grande para o governo brasileiro, para que ele esteja atento também a esses outros fatores;, diz ao Correio.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Quais ações humanas podem afetar a biodiversidade?

A seguir, enumeramos as principais causas:.
Mudanças climáticas. ... .
Poluição. ... .
Destruição de habitats. ... .
Espécies exóticas invasoras. ... .
Exploração excessiva do meio natural..

Quais são as principais práticas humanas que provocam problemas ambientais na biodiversidade brasileira?

Entre eles, podemos citar a ampliação da agropecuária, extração da madeira para uso comercial, criação de hidrelétricas, mineração e expansão das cidades.

Quais são os principais impactos sobre a biodiversidade?

Além disso, dentre os fatores que ameaçam a biodiversidade, destacam-se as queimadas, a poluição de rios, do solo e do ar, a caça predatória e os desmatamentos. Os desmatamentos, por exemplo, podem acabar com habitats de espécies que dependem deles para viver.

Quais atividades humanas prejudicam o meio ambiente?

A intervenção do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.