Quais cuidados de enfermagem para coleta de urina e urocultura em bebês?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As infecções do trato urinário (ITU) afetam de 5 a 7% das crianças febris menores de 2 anos. A coleta de uma amostra de urina é fundamental para o diagnóstico preciso da doença, mas nem sempre é uma tarefa fácil nessa população. Em um novo estudo, pesquisadores investigaram se um método simples pode ser mais eficaz para estimular a urina em bebês.

Para o estudo, publicado no The British Journal of Medicine (BMJ), pesquisadores analisaram os dados de uma emergência pediátrica na Austrália com 354 lactentes (de 1 a 12 meses), que necessitaram de uma amostra de urina.

Quais cuidados de enfermagem para coleta de urina e urocultura em bebês?

Os participantes foram randomizados para uma coleta padrão sem estimulação adicional ou para a técnica “Quick-Wee”, que consiste em passar gaze embebida em soro fisiológico em um movimento circular na área suprapúbica do bebê durante 5 minutos.

O desfecho primário foi a micção em cinco minutos; os secundários foram a coleta bem-sucedida de uma amostra de urina, a taxa de contaminação e a satisfação dos pais e do médico com o método.

A técnica Quick-Wee resultou em uma taxa significativamente maior de micção em cinco minutos em comparação com o método padrão de coleta (31% versus 12%; p<0,001; intervalo de confiança [IC] de 95%: 11% a 28%).

Além disso, Quick-Wee teve uma taxa mais alta de coletas bem-sucedidas (30% versus 9%; p<0,001) e maior satisfação dos pais e do médico (p<0,001). A diferença na contaminação não foi significativa (27% Quick-Wee versus 45% padrão; p=0,29).

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que a técnica Quick-Wee é um simples método de estimulação cutânea que aumenta significativamente a micção em cinco minutos e a taxa de sucesso da coleta de urina. Para os profissionais de saúde que defendem uma técnica de captura limpa, esse novo método tem boas evidências de sucesso.

Leia também: ‘Febre em bebês – Viroses comuns ou infecções bacterianas graves? ‘

Referências:

  • Kaufman Jonathan, Fitzpatrick Patrick, Tosif Shidan, Hopper Sandy M, Donath Susan M, Bryant Penelope A et al. Faster clean catch urine collection (Quick-Wee method) from infants: randomised controlled trial BMJ 2017; 357:j1341
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:

7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.

Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.

Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.

Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas

Quais cuidados de enfermagem para coleta de urina e urocultura em bebês?

Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida

Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Quais cuidados de enfermagem devem ser priorizados pela enfermagem para coleta de urina e urocultura em bebês?

Lavar as mãos e calçar luvas; Fazer higiene prévia da região genital, coxas e nádegas com gaze embebida em clorexidina aquosa a 0,2%, (se houver sujidade aparente, repetir a higiene com clorexidina aquosa); Em meninas, a higiene deve ser sempre realizada no sentido de frente para trás; em meninos, o prepúcio deve ser ...

Quais os cuidados para coleta de urocultura?

Colher a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato, colhendo o jato intermediário (para o exame de EAS não precisa ser a primeira urina, desde que não tenha urinado por 4 horas); Fechar o frasco imediatamente, evitando contaminações; e. Transportar ao laboratório, em até 2 horas, conservado em banho de gelo.

Como coletar urocultura em bebê?

Coleta de Urina Infantil Retirar o protetor do adesivo. Colocar o coletor de forma que a abertura fique próxima ao canal uretral. Aguardar 30 minutos. Se após 30 minutos a criança não urinou, repita o procedimento.

Quais os cuidados de enfermagem para coleta de urina?

Higienizar as mãos; 1. Esvaziar a sonda e bolsa coletora de urina; 2. Clampear o circuito coletor abaixo do nível da porta de amostra por quinze a trinta minutos; 3. Calçar luvas estéril e realizar assepsia da porta de amostra com gaze e álcool 70%; 4.