Quais etapas são importantes e indispensáveis para fazer uma Curadoria Digital?

Quais etapas são importantes e indispensáveis para fazer uma Curadoria Digital?

Na educação a distância, a seleção do conteúdo é tão importante quanto o próprio processo de ensino e aprendizagem. Créditos: USP Imagens.

Nos últimos anos, a curadoria de conteúdo ganhou relevância dentro das instituições de ensino superior (IES) e das empresas de soluções educacionais. Agora, mais do que nunca, o conceito ganha força na educação a distância (EAD). Especialmente no que diz respeito ao professor.

O papel do docente sempre esteve em evidência, tanto na época em que ele era considerado o detentor do saber quanto, atualmente, na era das tecnologias de comunicação e informação.

A todo instante, novas tecnologias surgem com intuito de turbinar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. Um recurso proveniente dessa revolução é a curadoria – processo que inclui selecionar, determinar relevância, categorizar, atualizar e distribuir adequadamente o conteúdo.

Curadoria de conteúdo EAD é oportunidade

Na educação a distância, a seleção de conteúdos de qualidade é indispensável para um processo de aprendizagem alinhado aos objetivos e às competências exigidas em mundo cada vez mais digital.

Leia mais: Produção de conteúdo e os dilemas da IES

Por esse e outros motivos, a curadoria de conteúdo EAD é vista como oportunidade na atuação docente. Não à toa, o conceito já é realidade em diversas IES brasileiras – pois chancela a qualidade do conteúdo oferecido pela instituição, seja internamente ou por empresas terceirizadas, como a Sagah.

Ao professor-curador, cabe a responsabilidade de avaliar os conteúdos e personaliza-los na trilha de aprendizagem –conforme a proposta metodológica da IES.

Em outras palavras, os professores com perfil de curadores fazem a recontextualização necessária ao conteúdo, personalizando-o de modo a atender os indicadores 1.5 e 1.18 do instrumento de avaliação do Ministério da Educação (MEC) que tratam dos conteúdo curriculares e do material didático.

Como funciona na prática

Na curadoria de conteúdo EAD, podemos considerar duas importantes etapas:

  • a curadoria da produção do conteúdo
  • e a curadoria institucional.

A curadoria de produção de conteúdo exige um profissional técnico. Ele valida o conteúdo original, propondo melhorias e buscando extrair ao máximo a aplicabilidade do conteúdo em contexto nacional.

Este curador não só garante a chancela do conteúdo como sua abordagem frente aos objetivos de aprendizagem propostos. O processo pode ser executado por núcleos formados nas IES ou por empresas de soluções educacionais terceirizadas.

A curadoria institucional também conta com um curador técnico, mas metodologicamente imerso na realidade da instituição.

Aqui, o profissional seleciona e analisa o conteúdo produzido, organiza-o na trilha de aprendizagem da disciplina, fornece contexto regional, faz “costuras” entre uma aula e outra e aprofunda os conceitos mais relevantes para a ementa da disciplina.

Leia mais: Planejamento: 5 maneiras para o professor inovar no próximo semestre

Um professor determinado a atuar em curadoria de conteúdo EAD precisa conhecer o perfil do aluno e da IES. Outras habilidades requeridas incluem atualização profissional, curiosidade, criatividade e preparação prévia para, a qualquer momento, propor alternativas de validação da aplicabilidade do conteúdo.

Um dos desafios da curadoria na educação é saber lidar com tanta informação disponível. Os curadores, assim, são peças fundamentais junto as tecnologias para fazer este mapeamento e dar significado científico e aplicável ao conteúdo acadêmico.

Quais etapas são importantes e indispensáveis para fazer uma Curadoria Digital?
Confira a série Formação de professores

  • O que as pesquisam indicam sobre a carreira docente no Brasil
  • Como os professores podem aprender as habilidades que precisam ensinar
  • Experiência do professor é decisiva para ensino de competências digitais
  • O que professores devem saber sobre curadoria de conteúdo EAD

Quais são as etapas da curadoria digital?

O ciclo de vida de curadoria digital compreende as seguintes etapas: Conceptual: concebe e planeia a criação de objetos digitais, incluindo métodos de recolha de dados e opções de armazenamento. Criar: produz objetos digitais e atribuir metadados arquivísticos administrativos, descritivos, estruturais e técnicos.

Quais as etapas para realizar uma curadoria?

Para fazer curadoria com qualidade, é importante seguir quatro passos simples, que explicamos abaixo..
Monte uma estratégia de acordo com o público-alvo. ... .
Pesquise e filtre. ... .
Contextualize o conteúdo. ... .
Compartilhe..

Como se faz uma curadoria digital?

Como fazer curadoria de conteúdo: 8 dicas para ter sucesso.
Faça publicações no blog. ... .
Diversifique os canais. ... .
Prefira fontes confiáveis. ... .
Dê os créditos. ... .
Analise cada conteúdo. ... .
Teste diferentes formatos. ... .
Tenha processos definidos. ... .
Conte com a ajuda de ferramentas..

Quais as 5 maneiras que podemos organizar uma curadoria?

5 dicas para acertar na curadoria de conteúdo.
Use o formulário de feedback para identificar quem deve participar da sua próxima edição. ... .
Analise as avaliações dos palestrantes e palestras da última edição. ... .
Utilize as enquetes nas redes sociais. ... .
Lembre-se de objetivo principal do seu evento..