Quais foram as principais inovações da Primeira e Segunda Revolução Industrial?

Segunda Revolução Industrial

A Segunda Revolução Industrial é o segundo momento do período de grandes mudanças econômicas e sociais realizadas na Europa, na metade do século XIX.

Realizada durante o período de 1860 a 1900, esta etapa da Revolução Industrial é marcada sobretudo pela adesão de países como a França, Rússia, Itália, Alemanha e os Estados Unidos, estes dois últimos consagrando-se grandes potências industriais.

Outro ponto importante desta fase é o surgimento da energia elétrica e do petróleo, dois fatores que impulsionaram o desenvolvimento das indústrias e de outras áreas como a química e os transportes.

Após a primeira fase da Revolução Industrial, a busca por descobertas e inovações foi intensa, o que facilitou a vida do ser humano, tornando então os países que não realizaram a revolução dependentes dos já mais avançados.

Nessa nova etapa, invenções como a energia elétrica, o uso do motor a explosão por meio do petróleo, os corantes sintéticos e o telégrafo estimularam a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial.

Com o aumento de produtos que tornaram a vida do ser humano mais fácil, como enlatados e demais produtos industrializados, o mundo todo passou a comprar e consumir.

Isso também impulsionou ainda mais as indústrias, que passaram a possibilitar o transporte mais fácil e rápido destes produtos, dando origem a meio de transporte como navios e trens, que foram bastante utilizados no século XIX.

As indústrias também iniciaram o processo de produzir artigos em série e a ter linhas de montagens nas fábricas, o que barateava o custo dos produtos.

Houve também uma intensificação do êxodo rural, uma vez que as pessoas iam cada vez para as cidades por conta da oferta de trabalhos nas indústrias, o que aumentou a população urbana e incluiu o uso da iluminação elétrica nas residências, nas ruas e nas próprias fábricas.

Saiba mais sobre o Êxodo rural.

Principais invenções da Segunda Revolução Industrial

Além da energia elétrica e da utilização do petróleo, outras invenções marcaram esta fase da Revolução Industrial, como:

  • Os novos processos da fabricação do aço, que permitiu sua utilização na construção civil;
  • A invenção da lâmpada incandescente;
  • A ampliação das ferrovias e a invenção do avião e do automóvel;
  • O surgimento dos meios de comunicação, como telefone, televisão, cinema;
  • O surgimento de antibióticos e vacinas, além da ampliação dos conhecimentos sobre doenças e novas técnicas de cirurgia.

Veja também:

  • Revolução Industrial
  • 1ª Revolução Industrial
  • 3ª Revolução Industrial
  • 4ª Revolução Industrial
  • Capitalismo Industrial

Desde as ferramentas ancestrais até os últimos avanços digitais, as inovações tecnológicas desenvolvidas pela humanidade têm moldado as civilizações e transformado a vida no planeta Terra. Com a evolução das possibilidades, cada nova geração possui seu grupo de pessoas inovadoras. Da invenção da roda até o lançamento dos foguetes da SpaceX, existem inúmeras criações revolucionárias.

Para entender melhor as tecnologias atuais, é importante observar a história de soluções pioneiras que pavimentaram a estrada da inovação. Fizemos uma seleção de produtos que marcaram e provocaram grandes transformações, muitos dos quais não possuem um inventor único. Ao longo do tempo, pessoas foram contribuindo e aperfeiçoando cada item. A criatividade se manifesta não apenas com a novidade, mas com a combinação de ideias consagradas.

Roda
Registros de veículos com rodas datam da metade do quarto milênio antes de Cristo. Antes disso, a humanidade não tinha ferramentas para transporte de sua produção e tinha suas capacidades limitadas ao que cada indivíduo suportava. A roda é um objeto de simples fabricação, mas com funcionalidades poderosas. Após sua implementação, a humanidade começou a transportar carga de maneira mais eficiente, incentivando comércio entre comunidades pela primeira vez.

A roda está presente em milhares de inovações humanas: relógios, trens, carros, aviões etc. Ela é a base do transporte e do funcionamento de muitas máquinas ao longo de toda a história.

Motor
A Revolução Industrial aconteceu graças à invenção dos motores. Seja movido a vapor ou carvão, em suas primeiras versões, o motor foi evoluindo até a versão atual, que usa derivados de petróleo como combustível. Assim, a mecanização de produção em série tornou-se possível, o que aumentou consideravelmente a produtividade, garantindo prosperidade material pela primeira vez na história.

A Revolução Industrial tem seu fundamento nessa inovação energética, assim como carros e aviões.

Código Morse e Telégrafo
O telégrafo foi desenvolvido entre os anos de 1830 e 1840, por Samuel Morse e outros inventores, e revolucionou a comunicação a longas distâncias. Sinais elétricos eram transmitidos via cabos entre estações e, conjuntamente, ocorreu a implementação do conhecido Código Morse para simplificar a recepção das mensagens. Entre as possibilidades inovadoras, a empresa americana Western Union começou a transferir dinheiro entre pessoas de diferentes localidades via telégrafo.

Qual seria a reação de Morse ao saber que seu invento evoluiria para Bitcoins, Ethereum e demais criptomoedas? Com validações em blockchain, elevando seu simples código de pontos e traços a mais uma complexa linguagem computacional?

Transístor
Os transistores foram criados no final da década de 1940 e foram fundamentais para que tivéssemos a revolução dos computadores e equipamentos eletrônicos nas décadas seguintes. Seus inventores, John Bardeen, Walter Houser Brattain e William Bradford Shockley, foram laureados com o Prêmio Nobel de Física de 1956. Eles são usados na grande maioria das indústrias. No segmento das geladeiras, substituíram sistemas mecânicos, barateando os produtos na segunda metade do século XX.

Transistores estão presentes em todos os eletrônicos (computadores, celulares, televisões, videogames etc) e possibilitaram que a tecnologia realizasse grandes saltos nos últimos anos. Sem os transistores, você provavelmente não estaria lendo este post no seu notebook, PC ou smartphone.

Internet
A famosa rede mundial de computadores veio para ficar. Essa invenção, que conecta milhões de dispositivos e pessoas, foi inventada na década de 1960 para uso acadêmico e popularizada para uso civil na década de 1990. Com ela, começamos a trocar cartas eletrônicas (e-mail), a comprar sem sair de casa e a falar com os amigos remotamente. Cada vez mais, novos dispositivos surgem com a funcionalidade de conexão à rede de tal forma que tudo poderá ser interligado e acompanhado a distância. A indústria 4.0 nasce conectada e inteligente.

A próxima grande inovação está na necessidade da evolução industrial, e toda a cadeia relacionada se beneficia com os resultados. O aumento da competitividade é combustível e, portanto, o investimento constante em soluções inovadoras é fundamental para todo o ecossistema da indústria.

Quais são as inovações da primeira e da Segunda Revolução Industrial?

A Segunda Revolução Industrial é caracterizada pelo surgimento de novas indústrias e o uso de novas fontes de energia para produção..
à utilização do carvão como fonte de energia;.
ao desenvolvimento da máquina a vapor e da locomotiva;.
à invenção do telégrafo..

Quais as principais inovações da 1 Revolução Industrial?

Primeira Revolução Industrial.
uso do carvão como fonte de energia para a máquina a vapor;.
desenvolvimento da máquina a vapor e criação da locomotiva;.
invenção do telégrafo;.
aparecimento de indústrias têxteis, como a do algodão;.
ampliação da indústria siderúrgica..
Segunda Revolução Industrial..

Quais as principais inovações da Segunda Revolução Industrial?

A Segunda Revolução Industrial resultou em uma série de invenções, dentre as quais se destacam:.
Motor à combustão e elétrico;.
Lâmpada incandescente;.
Trens a vapor e ferrovias;.
Navios de aço;.
Automóvel;.
Telégrafo, telefone, televisão;.
Dínamo elétrico;.