Quais foram as sanções do Tratado de Versalhes?

O Tratado de Versalhes, elaborado e assinado em 1919, foi uma tentativa de acordo de paz promovida após o fim da Primeira Guerra Mundial.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, o continente europeu encontrava-se em estado crítico, com suas principais cidades destruídas pela guerra e um saldo de milhões de mortos. Uma das medidas imediatas tomadas após a rendição do Império Alemão foi a organização de uma conferência com o objetivo de traçar o futuro no pós-guerra. Dessa “Conferência de Paz”, realizada na capital francesa, Paris, em janeiro de 1919, resultou o Tratado de Versalhes, assinado na cidade homônima, em 28 de junho de 1919.

No total, setenta delegados do mundo todo participaram da Conferência de Paz de Paris e assinaram o Tratado de Versalhes, representando ao todo 27 países, dentre eles, o Brasil. O Tratado de Versalhes ficou conhecido por estabelecer pesadas sanções econômicas e políticas aos países vencidos, sobretudo à Alemanha. Um dos países que nortearam a redação do tratado, a França, então governada por Georges Clemenceau, foi o que mais exigiu indenizações de grandes proporções à Alemanha, pois a considerava a grande responsável pelo desencadeamento do conflito mundial, como bem destaca o historiador Luiz de Alencar Araripe:

“O Tigre” (como era conhecido Clemenceau) considerava a Alemanha “o inimigo hereditário, responsável pela guerra.” Devia ser definitivamente neutralizada, colocada em situação de estados-tampões, a começar pela Polônia, e a Renânia, desmembrada da Alemanha. Responsáveis pelo conflito, os alemães deveriam pagar pesadas reparações de guerra. A França teve de volta a Alsácia-Lorena e ganhou da Alemanha as colônias do Togo e de Camarões, na África. Mas a guerra devastou-lhe o território e rebaixou-a à categoria de potência de segunda classe. [1]

Como visto, além de indenizações, a Alemanha teve de ceder territórios para a França. A região da Alsácia-Lorena, rica em minérios, havia sido anexada pelo Império Alemão após a Guerra Franco-Prussiana, em 1870. Desde essa época a França nutria um sentimento de revanchismo com relação aos alemães, dado o clima nacionalista que se abatia sobre a Europa entre o fim do século XIX e o início do século XX. Além dos pontos destacados na citação acima, a Alemanha também foi obrigada a reduzir drasticamente seu efetivo militar e proibida de utilizar sua Força Aérea.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O teor dessas imposições à Alemanha distava dos chamados 14 pontos de Wilson, isto é, quatorze diretrizes de paz propostas pelo presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, em 1918, que sugeria não estimular o revanchismo nacionalista empregando sanções severas. Wilson apostava na coordenação da paz na Europa por uma instituição internacional, a Liga das Nações. O fato é que, nos vinte anos que se seguiram, de 1919 a 1939, muitos impasses políticos passaram a dominar o continente europeu e a formar o cenário para a próxima guerra.

A República de Weimar, instalada na Alemanha logo após as resoluções do Tratado de Versalhes, teve de lidar com a ascensão de movimentos extremistas e antidemocráticos, como o espartaquismo, facção comunista liderada por Rosa Luxemburgo que tentou fazer uma revolução na Alemanha entre 1919 e 1920, e o nazismo, que, com Adolf Hitler, chegou ao poder total em 1933.

NOTAS

[1] ARARIPE, Luiz de Alencar. “Primeira Guerra Mundial”. In: MAGNOLI, Demétrio (org.). História da Guerras. São Paulo: Contexto, 2013. p. 344.

O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.

Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

Quais foram as sanções do Tratado de Versalhes?

Página frontal da versão em língua inglesa

Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.

A República de Weimar também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O ministro alemão do exterior, Hermann Muller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo.

No tratado foi criada uma comissão para determinar a dimensão precisa das reparações que a Alemanha tinha de pagar. Em 1921, este valor foi oficialmente fixado em 33 milhões de dólares. Os encargos a comportar com este pagamento são frequentemente citados como a principal causa do fim da República de Weimar e a subida ao poder de Adolf Hitler, o que inevitavelmente levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial apenas 20 anos depois da assinatura do Tratado de Versalhes.

Algumas disposições do Tratado de Versalhes

Art. 45 – determinava que a Alemanha cederia o território do Sarre, rico em minas de carvão, por um prazo de quinze anos à França.

Art. 51 – estabelecia que a Alsácia e a Lorena voltariam à posse dos franceses.

Art. 102 – determinava que a cidade de Dantzig era considerada cidade livre e administrada pela Liga das Nações.

Art.119  – determinava que todas as colônias alemãs passariam às mãos dos aliados.

Art. 160 – estabelecia a quantidade máxima de tropas que a Alemanha poderia manter. No geral, só poderia ter 100 mil soldados voluntários.

Art. 168 – qualquer fabricação de armamentos deveria ter a aprovação dos aliados.

Art. 198 – determinava que a Alemanha não poderia ter aviação nem marinha militar.

Art. 231 – estabelecia o reconhecimento da culpa dos alemães pela guerra e por todas as perdas e danos dos aliados.

(Adaptado de MATTOSO, Kátia M. Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1977, p. 166-170.

Quais foram as sanções do Tratado de Versalhes?

Quais foram as sanções do Tratado de Versalhes?

Quais foram as sanções do Tratado de Versalhes?

Como referenciar: "Tratado de Versalhes" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2022. Consultado em 23/11/2022 às 22:20. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/versalhes/

Quais foram as principais consequências do Tratado de Versalhes?

Consequências do Tratado de Versalhes Hitler ovacionado por alemães depois de ser nomeado chanceler da Alemanha. Essa insatisfação geral também permitiu o surgimento de ideologias políticas radicais, o que culminou no nazismo e 20 anos mais tarde, na eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Quais foram os artigos do Tratado de Versalhes?

O Tratado de Versalhes foi constituído por 440 artigos divididos em cinco capítulos: O Pacto da Sociedade das Nações; Cláusulas de Segurança; Cláusulas Territoriais; Cláusulas Financeiras e Econômicas; Cláusulas Diversas.

Quais foram as principais características do Tratado de Versalhes?

O Tratado de Versalhes teve como característica o revanchismo francês, a redefinição de fronteiras, o estabelecimento de indenizações e a criação da Liga das Nações.