Quais foram os povos que ajudaram a formar a população do Espírito Santo?

Viana, cidade que, mesmo tendo cerca de 70% de sua área rural, atualmente é uma das que desponta no potencial logístico e tem cenário privilegiado por ser cortada por duas BRs. O município mescla o rural e o urbano e é considerado o portal das montanhas capixabas,. Neste domingo, comemora-se seus 153 anos. A data é propícia para relembrar fatos que ajudaram a construir essa história de riqueza cultural para o Espírito Santo.

Os dados abaixo foram apresentados para as duas mil pessoas que partiram de Viana Sede à Araçatiba no último domingo (16), durante a Caminhada Ecocultural 2017. Ao longo dos 13 Km de percurso, os andarilhos puderam vivenciar um pouco da cultura local, por meio de alguns relatos desde a colonização feita pelos açoreanos à construção, feita pelos jesuítas, da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba. As informações foram compartilhadas por membros da comunidade para a equipe da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana.

Chegada dos Colonos Portugueses: A chegada dos imigrantes Açorianos...

Paulo Fernandes Viana, o então Intendente da Policia do Príncipe Regente, trouxe das ilhas dos Açores - Arquipélago de Portugal, 53 famílias a pedido do governador da Capitania Francisco Alberto Rubim. Ao chegarem ao Espírito Santo, em 1812, os ilhéus foram ocupar a região entre os rios Formate e Santo Agostinho, afluentes do Rio Jucu.  O legado deixado pelos açorianos em Viana está nos casarios antigos e nas manifestações culturais como a Festa do Divino.

E foi assim que tudo começou......

Ano de 1815:construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Com o crescimento da população, o governo edificou um templo católico, a Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída pelos imigrantes açorianos no período de 1815 a 1817. A construção foi patrocinada pela intendência Geral de Polícia com a presença do próprio governador da capitania, Francisco Alberto Rubim.

Ano de 1817: Festa do Divino Espírito Santo

A primeira Festa do “Divino Espírito Santo” foi realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição em 07 de julho 1817. Desta festa, trazida pelos Açores, emana a religiosidade do povo Vianense. Os festeiros, sempre um homem e uma mulher, que não fossem da mesma família, eram sorteados um dia antes e faziam toda a festa às suas custas.

Ano de 1846: “Conceição Imaculada Virgem Maria” - A Padroeira de Viana

Durante a permanência do padre Fraga como vigário em Viana, foi mandado buscar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, a qual se encontra até hoje entronizada na Igreja Matriz. Desde então, é grande a devoção à Nossa Senhora da Conceição em Viana, cujos destinos há 171 anos vela do seu Altar, não consentindo que as heresias tomem conta da consciência desse povo que se coloca sob sua proteção divina.

Ano de 1860: a visita do imperador

Aos 31 do mês de janeiro de 1860, Viana Recebeu a visita de Dom Pedro II. Hospedou-se na casa de Dona Luiza Aurélia da Conceição, açoriana de nascimento. Sua Majestade mandou chamar o vigário Padre João Pinto Pestana e lhe mandou entregar 800$000 (oitocentos mil réis), dos quais 300$000 (trezentos mil réis) para as obras da Matriz, auxílio de compra de alguns paramentos de que necessitava a igreja e 500$000 (quinhentos mil réis) para os pobres da freguesia. 

Ano de 1862: A criação do Município

Em 1862, o município de Viana foi criado oficialmente pela Lei Nº 10, de 23 de junho. Sua primeira Câmara municipal, eleita em 12 de outubro daquele ano.

Os Índios: Os primeiros habitantes - Índios botocudos Nação dos Aimorés

Eram violentos e defendiam suas terras com força e veneração. Eles não se deixavam escravizar, dificultando a convivência com os portugueses. Desta forma, existiram inúmeros conflitos .

Colônia de Solo Fértil

Da capitania do Espírito Santo à colônia de Viana. Com o seu solo fértil,  foi a que mais se dedicou à diversidade no plantio: milho, cana-de-açúcar , trigo e Pau-Brasil. Grande destaque teve a colônia por, em pouco tempo , permitir ao Governador da Capitania enviar para a corte amostras de linho e trigo produzidos no município.

Ano de 1780: Capela de Belém

A capela de Belém foi construída em 1780 pelo fazendeiro Torquato de Araújo. Localizada em uma fazenda produtora de cana-de-açúcar, Jucu, às margens da BR 101. Inicialmente, era administrada pelos padres Jesuítas que movimentaram a vida e fortaleceram a fé dos imigrantes bem como do povo Vianense. Atualmente, mesmo em ruínas, sua beleza se destaca na arquitetura da época. 

Ano de 1974: atual bandeira do município

Criada pela lei m 833 de 10 de julho de 1974. O estilo da bandeira do município de Viana obedece a tradição de heráldica portuguesa da qual herdou-se os cânones e regras. A bandeira é no estilo aquartelado em cruz, lembrando, nesse símbolo, o espírito cristão do povo de Viana.

Ilustres Vianenses

1- FRANCISCO ALBERTO RUBIM

Francisco Alberto Rubim nasceu em Portugal e veio para o Brasil na comitiva do príncipe regente D. João. Ele era Capitão de Mar e Real Armada Portuguesa quando foi nomeado por D. João para governar o Espírito Santo. Em Viana, promoveu a edificação da Igreja, construiu o cemitério, uma casa para a sua residência e ligou a nova povoação à estrada Rubim por uma outra de 10 Km de extensão até o quartel de ourem.

2- PAULO FERNANDES VIANA - Encaminhou para o Espírito Santo os açorianos que fundaram a colônia de Viana. O nome da colônia foi adotado em homenagem ao seu sobrenome.

3- DONA LUIZA AURÉLIA DA CONCEIÇÃO - Veio para Viana na primeira leva de açorianos que enviara o intendente de polícia Paulo Fernandes Viana. 

4- PADRE JOÃO PINTO PESTANA - Chegou a Viana em 1856 como vigário encomendado.

5- MONSENHOR RÔMULO NEVES BALESTREIRO - Nasceu em Viana no dia 24 de março de 1928 católico atuante. Foi um grande líder que se preocupava com os pobres discriminados pela sociedade. 

6- ALVIMAR SILVA - Nasceu em Viana em 1911. Publicou diversas obras entre elas, “CLARÕES”.

7- HERIBALDO LOPES BALESTREIRO - Nasceu em Viana em 1899, descendente de açorianos. Foi um historiador Vianense 

Ano de 1730: Igreja Nossa Senhora da Ajuda - Uma Recordação dos Jesuítas

Em 1730, padres Jesuítas viviam habitualmente na fazenda, então ampliada com os edifícios correspondentes à igreja, senzalas e oficinas O templo foi construído pelos padres Jesuítas no período colonial. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN, no ano de 1950 . A comemoração à padroeira é realizada em 08 de setembro.

Ano de 1892: Fazenda Araçatiba

Araçatiba que já foi sede de Viana, passou a ser distrito pelo ato de 07 de março de 1892, elevada a Vila pela lei 9941 de 11 de novembro de 1938. Fazia parte do complexo de fazendas junto com as de Muribeca e Itaoca. Vários historiadores atestam que era a maior Fazenda da costa brasileira, dispondo de 852 serviçais entre índios e negros, designados para as diversas tarefas. Abasteciam o colégio São Tiago com a sua produção de gêneros alimentícios. 

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail:

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:   /

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto:
Foto(s):

Publicado em sábado, 22 de julho de 2017

Atualizado em domingo, 23 de julho de 2017

Como foi a formação do Espírito Santo?

Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Quais são os povos formadores do povo capixaba?

O Capixaba é fruto de um amor oportuno. Em 1500, viviam aqui índios Tupis espremidos entre os Tapuias: Goitacases, do norte do Rio de Janeiro, Pataxós do sul da Bahia e Botocudos do interior. Essas tribos eram canibais e muito primitivas, em relação aos Tupis; que tinham contato com os Guaranis; e estes, com os Incas.

Quais foram os primeiros habitantes do Espírito Santo?

Inicialmente, a região era habitada por diversas tribos indígenas, todas pertencentes ao tronco Tupi; as tribos do interior eram chamadas de Botocudos, sendo-lhes atribuído comportamento hostil e belicoso, além da prática de antropofagia. No litoral, as tribos também eram hostis, porém de hábitos um pouco diferentes.

Quais foram os imigrantes que vieram para o Espírito Santo?

O Espírito Santo recebeu imigrantes de diversas partes da Europa, principalmente da Alemanha e da Itália que, junto com os portugueses, africanos e indígenas aqui residentes deram os traços principais da cultura capixaba.