Quais os 3 fatores de risco da gestação de alto risco?

Alguns fatores de risco já estão presentes quando a mulher fica grávida. Estes fatores de risco incluem

A necessidade de realizar uma cirurgia Doenças que exigem cirurgia durante a gestação Durante a gestação, é possível que a mulher apresente um distúrbio que exige cirurgia. As cirurgias de grande porte, especialmente se elas englobarem o abdômen, aumentam o risco de haver trabalho... leia mais , sobretudo cirurgia abdominal durante a gestação, aumenta o risco de parto prematuro Trabalho de parto prematuro O trabalho de parto que ocorre antes de 37 semanas da gestação é considerado prematuro. Os bebês que nascem prematuramente podem apresentar graves problemas de saúde. O diagnóstico do trabalho... leia mais e aborto espontâneo Aborto espontâneo Um aborto espontâneo é a perda de um feto devido a causas naturais antes de 20 semanas de gestação. Abortos espontâneos podem ocorrer devido a um problema no feto (por exemplo, uma doença genética... leia mais , especialmente no início da gestação. Assim, a cirurgia geralmente é postergada, se possível. No entanto, se necessário, a cirurgia deve ser realizada sem demora e ainda é, em geral, razoavelmente segura.

As seguintes características das mulheres afetam o risco durante a gestação.

Aproximadamente 13% de todas as gravidezes ocorrem em adolescentes. Essas meninas têm maior risco de apresentar:

Mulheres com 35 anos de idade ou mais têm maior risco de ter:

  • Bebês pequenos e abaixo do peso

Mulheres com excesso de peso (cujo IMC era 25 a 29,9 antes da gravidez) e mulheres obesas (cujo IMC é superior a 30) estão mais propensas a ter os seguintes problemas:

Os médicos incentivam mulheres com excesso de peso e obesas a exercitarem-se pelo menos três vezes por semana, por um total de 150 minutos por semana. Essas mulheres devem conversar com o médico sobre quais exercícios são adequados para elas. Possivelmente será recomendado fazer alterações na dieta, de modo a torná-la mais saudável.

Anomalias estruturais no útero ou no colo do útero aumentam o risco de ter o seguinte:

  • Um parto difícil

O fato de a mulher ser solteira ou estar em um grupo socioeconômico mais baixo aumenta o risco de problemas durante a gestação. A razão pela qual essas características aumentam o risco é desconhecida, mas provavelmente está relacionada a outras características mais frequentes entre essas mulheres. Por exemplo, essas mulheres são mais propensas a fumar, menos propensas a ingerir uma dieta saudável, mais propensas a terem relações sexuais sem proteção e menos propensas a obter assistência médica adequada.

Caso a mulher tenha tido algum problema em uma gestação, ela tem uma probabilidade maior de ter um problema, frequentemente o mesmo, em gestações seguintes. Esses problemas incluem a ocorrência de qualquer um dos eventos a seguir:

É possível que a mulher tenha uma doença que faça com que o mesmo problema ocorra novamente. Por exemplo, mulheres com diabetes estão mais propensas a darem à luz a bebês que pesam mais de 4,5 kg ao nascimento.

Ter tido cinco ou mais gestações aumenta o risco de trabalho de parto muito rápido e sangramento excessivo após o parto.

Ter gêmeos ou mais fetos em uma mesma gravidez aumenta o risco de apresentar:

  • Bebês abaixo do peso

  • Defeitos congênitos

  • Natimorto ou morte do recém-nascido

Antes de ficar grávida, a mulher já pode presentar algum distúrbio que aumente o risco de ter problemas durante a gestação. Essas doenças incluem

Mulheres que já tiveram algum desses distúrbios devem consultar um médico e tentar atingir o melhor estado físico possível antes de engravidar. Depois de engravidarem, é possível que elas precisem de assistência especial, que costuma ser prestada por uma equipe interdisciplinar. Essa equipe pode incluir um obstetra (que pode também ser um especialista no distúrbio), um especialista no distúrbio e outros profissionais de saúde (por exemplo, nutricionistas).

Durante a gestação, é possível que surja um problema ou doença que faça com que a gestação se torne de alto risco.

Outras complicações da gravidez incluem:

A exposição aos seguintes agentes durante a gestação pode aumentar o risco de ter um bebê com um defeito congênito:

  • Alguns tipos de infecções

Estas substâncias e condições são denominadas agentes teratogênicos.

Infecções que são especialmente nocivas durante a gestação incluem

Drogas que podem aumentar o risco de apresentar defeitos congênitos incluem:

Consumir mercúrio em excesso que está presente em peixes e frutos do mar pode ser nocivo ao feto. Contudo, peixes e frutos do mar contêm nutrientes que são importantes para o crescimento e o desenvolvimento do feto e para a amamentação. Por isso, a Agência de Controle de Alimentos e Medicamentos dos EUA (Food and Drug Administration, FDA) tem as seguintes recomendações para as mulheres que estão grávidas, que podem engravidar ou que estão amamentando:

  • Nunca coma peixe-agulha do Golfo do México, tubarão, peixe-espada, atum patudo, peixe-olho-de-vidro laranja ou cavala.

  • Limitar o consumo de atum branco a aproximadamente 115 gramas (uma refeição média) por semana.

  • Antes de comer peixes de lagos, rios e áreas litorâneas da sua região, pesquise as advertências sobre a segurança desses peixes e se o teor de mercúrio nesses peixes é baixo; caso não exista um aconselhamento disponível, limite o consumo a aproximadamente 115 gramas (uma refeição média) por semana e não coma outros peixes e frutos do mar com alto teor de mercúrio na mesma semana.

  • Coma entre 220 e 340 gramas (duas ou três refeições médias) de vários tipos de peixes e frutos do mar que têm baixo teor de mercúrio.

Seguem alguns recursos em inglês que podem ser úteis. Vale ressaltar que o MANUAL não é responsável pelo conteúdo desses recursos.

  • Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): Doenças sexualmente transmissíveis durante a gestação: Essa página na internet oferece links para fichas informativas sobre gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), dados estatísticos (incluindo links para a prevalência de vários tipos de DSTs e seu efeito sobre gestantes e seus bebês) e links para o tratamento de vários tipos de DSTs. Ela também fornece links para informações gerais sobre gravidez e DSTs.

Quais são os fatores de risco para gestação de alto risco?

A partir da análise dos artigos utilizados na revisão integrativa, verificou-se que os fatores de alto risco que predispõem para a gestação são: a pré-eclâmpsia; o parto cesariano; a idade avançada da gestante; o transplante hepático; o tromboembolismo venoso; a doença falciforme; as doenças endócrinas, como é o caso ...

O que classifica gravidez de alto risco?

A gestação de alto risco é aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população.