Quais os fatores básicos que determinam a necessidade de armazenagem?

o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura e o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado.

Em geral, e há pouco tempo, o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura e o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado.

Mas, sem duvida alguma, o mau aproveitamento do espaço é um comportamento que traz aumento nos custos logísticos e prejuízos com a movimentação de materiais inadequada tornando-se antieconômico.

A racionalionalização da altura ocupada é de fato a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material e estruturar o movimento de forma segura e eficiente.

A armazenagem dos materiais tem grande importância na obtenção de maiores lucros e a forma como foi embalado o material tem uma parcela importante para redução dos custos relacionados ao movimentado e a armazenagem.

Costumamos usar os termos armazenagem e estocagem como ações semelhantes e de fato são, todavia, utilizar-se destes termos de forma distinta referindo-se à guarda de produtos acabados como armazenagem e à guarda de matérias-primas como estocagem.

O sistema logístico tem armazenagem como uma das funções que se agrega valor, pois na área de suprimento é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos, no processo de produção são gerados estoques de produtos em processo e na distribuição armazenagem de produto acabado.

A armazenagem é complexa no sistema logístico, e é necessário grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado e sua disposição são as partes de um todo coordenadas entre si devendo funcionar como estrutura organizada, eis ai sua complexidade.

A perfeita integração entre estrutura metálica, equipamentos de movimentação, prédio, sistema de endereçamento, softwares de controle e operação para satisfazer as necessidades de operação logística para as organizações e seus clientes.

No sistema logístico a armazenagem tem como estratégia levar soluções para os problemas de estocagem de materiais possibilitando a integração entre suprimento, produção, distribuição e os clientes.

Como todo o processo dentro das organizações fazer o planejamento da integração da armazenagem dentro do sistema logístico, deve ser efetuado segundo os seguintes fatores:

• Estratégico nos estudos e decisões de localização.

• Técnico nos de estudos de gerenciamento.

• Operacional nos estudos de equipamentos de movimentação, armazenagem e layout.

O sistema logístico não funciona sem a integração da função armazenagem, sendo um elo importante no equilíbrio do fluxo de materiais.

Os fatores básicos que determinam a necessidade de armazenagem são:

1) Necessidade de compensação de diferentes capacidades das fases de produção.

2) Equilíbrio sazonal.

3) Garantia da continuidade da produção.

4) Custos e especulação.

5) Redução dos custos de mão-de-obra.

6) Redução das perdas de materiais por avarias.

7) Melhoria na organização e controle da armazenagem.

8) Melhoria nas condições de segurança de operação do depósito.

9) Aumento da velocidade na movimentação.

10) Descongestionamento das áreas de movimentação.

As organizações que prezam o atendimento ao cliente como fator estratégico é obrigada a tornar o sistema logístico como forma de agregar valor a seus produtos e serviços e somente através desta conscientização entender que os investimentos em armazenagem e movimentação de materiais é redução dos custos totais logísticos e a única forma de atendimento ao cliente com valor agregado.

Valdir Esposito é Professor Universitário e profissional de Suprimentos e logística.

e-mail:

Quais são os fatores básicos que determinam a necessidade de armazenagem?

Os fatores básicos que determinam a necessidade de armazenagem são:.
Necessidade de compensação de diferentes capacidades das fases de produção..
Equilíbrio sazonal..
Garantia da continuidade da produção..
Custos e especulação..
Redução dos custos de mão-de-obra..
Redução das perdas de materiais por avarias..

Quais os princípios básicos da armazenagem?

Movimentação e manuseio, como citamos anteriormente, são fatores importantes para uma boa armazenagem. Por isso, é importante garantir que o ambiente operacional se adeque às necessidades desses processos. Portas, corredores de acesso e docas, por exemplo, devem ser adaptados para facilitar a movimentação interna.

Qual a necessidade da armazenagem?

Por meio do processo de armazenagem, a companhia consegue definir locais para a movimentação de mercadorias, otimizando todo o fluxo. Isso é muito importante para as operações do negócio. Os locais centralizados facilitam o recebimento, a preparação e o envio de produtos aos consumidores.

Quais os fatores importantes da logística de armazenagem?

Vejamos os pontos fundamentais a considerar:.
Projeto de layout do armazém. ... .
A gestão de materiais: equipamentos de movimentação e sistemas de armazenagem. ... .
Picking e preparação de pedidos. ... .
Gestão de estoque e inventário. ... .
Segurança no armazém..