Quais os fatores que afetam o crescimento populacional de um país qual a definição de crescimento vegetativo de uma população?

O crescimento é o ato e o resultado de crescer: aumentar, ampliar, incrementar. Demográfico é tudo o que está relacionado com a demografia (a análise estatística de um grupo humano, ligado à sua evolução em algum momento).

Assim, chama-se crescimento demográfico à mudança registrada em uma população em um período específico. A quantificação dessa mudança é refletida como a modificação do número de habitantes por unidade de tempo.

Suponhamos que, no início de 2000, uma região X tivesse 5000 habitantes. A mesma região, no início de 2010, já tinha 8600 habitantes. Em uma década (2000-2010), portanto, a região X teve um crescimento populacional de 3600 habitantes.

Existem várias teorias que explicam e analisam a evolução do crescimento demográfico. Como os recursos materiais são escassos, o crescimento demográfico pode ser um problema, pois não há recursos suficientes para atender às necessidades de todas as pessoas.

A taxa de crescimento demográfico, por outro lado, expressa de maneira percentual a mudança no número de membros de uma população em um período. Um país pode registrar uma taxa de crescimento populacional de 4% em um ano: sua população total, portanto, cresceu 4% em doze meses.

O crescimento demográfico está ligado à diferença entre o número de nascimentos e o número de mortes: se mais pessoas nascem do que morrem, a população aumenta. No entanto, existem outros fatores que afetam a demografia, como o movimento de imigrantes e emigrantes.

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (13 de Fevereiro de 2020). Conceito de crescimento demográfico. Conceito.de. https://conceito.de/crescimento-demografico

Crescimento vegetativo é o valor obtido através da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada região.

Juntamente com o índice migratório, o crescimento vegetativo ajuda a definir o crescimento demográfico do local observado.

Também conhecido como “crescimento natural”, este pode ser classificado em três diferentes categorias: positivo, negativo e nulo.

Quando o crescimento vegetativo é positivo, significa que o número de nascimentos é superior ao de mortes, fazendo com que haja um aumento progressivo no número de habitantes da região analisada.

O crescimento natural negativo é o oposto do positivo. Caracteriza-se pela maior quantidade de mortes do que nascimentos.

Por fim, quando se configura como nulo, quer dizer que a taxa de natalidade e mortalidade apresentam o mesmo número. Neste caso, não há um crescimento na população, mas sim a sua estagnação.

Saiba mais sobre o significado da Taxa de Natalidade e da Taxa de Mortalidade.

As condições econômicas, sociais, culturais e religiosas influenciam diretamente no crescimento demográfico da região.

Segundo a Teoria da Transição Demográfica, o crescimento vegetativo pode variar de acordo com alguns fatores relacionados ao desenvolvimento de determinado local.

Os países subdesenvolvidos, por exemplo, apresentam um elevado crescimento vegetativo, visto que as famílias ainda têm muitos filhos, fazendo com que o número de nascimentos seja superior ao de falecimentos.

Já os países desenvolvidos tendem a ter um crescimento vegetativo muito menor, pois as famílias passam a ter menos filhos.

Aliás, este é um dos principais obstáculos dos países desenvolvidos. Com uma população envelhecida, há escassez de mão-de-obra profissionalmente ativa para movimentar a economia do país. A previdência social dos países com baixo crescimento vegetativo fica sobrecarregada.

Vale lembrar que o crescimento vegetativo não leva em consideração o saldo migratório, mas apenas os indivíduos que nasceram no local analisado.

O chamado crescimento absoluto analisa tanto o número de nascimentos como o de migrações para determinado país.

Ver também: o significado de População Absoluta.

Crescimento vegetativo no Brasil

Atualmente, o Brasil está entre os países mais populosos do planeta. O crescimento vegetativo brasileiro se potencializou a partir da década de 1950, com um aumento de aproximadamente 140 milhões de pessoas em 50 anos.

No entanto, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento vegetativo do Brasil está diminuindo.

Em comparação há 50 anos, quando cada casal tinha em média 6,5 filhos, a atual faixa é de 2,3 por família.

De acordo com o censo de 2013, o Brasil tem 200,4 milhões de habitantes. O IBGE aponta que nos próximos anos o aumento deverá ser de pouco mais de 55 milhões, e a taxa de crescimento vegetativo será de 0,24%.

Não significa, no entanto, que a população brasileira diminuirá, visto que a expectativa de vida do brasileiro aumentará. Assim como ocorre com os atuais países desenvolvidos europeus, o Brasil será um país predominantemente envelhecido.

Qual a diferença entre o crescimento populacional e o crescimento vegetativo?

De maneira geral, é possível dizer que o crescimento natural vegetativo corresponde ao cálculo da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de um determinado território. Juntamente do índice migratório, essa taxa determinará o nível de crescimento demográfico de uma região.

Quais são os fatores que determinam o crescimento de uma população?

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

O que significa crescimento vegetativo da população?

O crescimento vegetativo consiste na diferença entre nascimentos e mortes em uma população. O crescimento vegetativo, chamado também de crescimento natural, é calculado pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma população em determinado intervalo de tempo.

Quais fatores controlam o crescimento da população o que esses fatores alteram?

Uma determinada população pode crescer por influência da imigração e da taxa de natalidade, como pode diminuir pela emigração e pela taxa de mortalidade.