Quais os fatos históricos que marcaram a história de Santa Catarina?

Os primeiros habitantes da região de Florianópolis foram os índios tupis-guaranis. Praticavam a agricultura, mas tinham na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua subsistência.

Os indícios de sua presença encontram-se nos sambaquis e sítios arqueológicos cujos registros mais antigos datam de 4.800 A.C.

Já no início do século XVI, embarcações que demandavam à Bacia do Prata aportavam na Ilha de Santa Catarina para abastecerem-se de água e víveres. Entretanto, somente por volta de 1675 é que Francisco Dias Velho, junto com sua família e agregados, dá início a povoação da ilha com a fundação de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) - segundo núcleo de povoamento mais antigo do Estado, ainda fazendo parte da vila de Laguna - desempenhando importante papel político na colonização da região.

A partir desta data intensifica-se o fluxo de paulistas e vicentistas que ocupam vários outros pontos do litoral. Em 1726, Nossa Senhora do Desterro é elevada a categoria de vila, a partir de seu desmembramento de Laguna.

A ilha de Santa Catarina, por sua invejável posição estratégica como vanguarda dos domínios portugueses no Brasil meridional, passa a ser ocupada militarmente a partir de 1737, quando começam a ser erguidas as fortalezas necessárias à defesa do seu território. Esse fato resultou num importante passo na ocupação da ilha.

Com a ocupação, tiveram prosperidade a agricultura e a indústria manufatureira de algodão e linho, permanecendo  resquícios desse passado no que se refere à confecção artesanal da farinha de mandioca e das rendas de bilro.

Nesta época, meados do século XVIII, verifica-se a implantação das "armações" para pesca da baleia, em Armação da Piedade (Governador Celso Ramos) e Armação do Pântano do Sul (Florianópolis), cujo óleo era comercializado pela Coroa fora de Santa Catarina, não trazendo benefício econômico à região.

No século XIX, Desterro foi elevada à categoria de cidade; tornou-se Capital da Província de Santa Catarina em 1823 e inaugurou um período de prosperidade, com o investimento de recursos federais. Projetou-se a melhoria do porto e a construção de edifícios públicos, entre outras obras urbanas. A modernização política e a organização de atividades culturais também se destacaram, marcando inclusive os preparativos para a recepção ao Imperador D. Pedro II (1845).

Com o advento da República (1889), as resistências locais ao novo governo provocaram um distanciamento do governo central e a diminuição dos seus investimentos. A vitória das forças comandadas pelo Marechal Floriano Peixoto determinaram em 1894 a mudança do nome da cidade para Florianópolis, em homenagem a este oficial.

A cidade, ao entrar no século XX, passou por profundas transformações, sendo que a construção civil foi um dos seus principais suportes econômicos. A implantação das redes básicas de energia elétrica e do sistema de fornecimento de água e captação de esgotos somaram-se à construção da Ponte Governador Hercílio Luz, como marcos do processo de desenvolvimento urbano.

Florianópolis tem sua economia alicerçada nas atividades do comércio, prestação de serviços públicos, indústria de transformação e turismo.

Dentre os atrativos turísticos da capital salientam-se, além das magníficas praias, as localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como o Ribeirão da Ilha, a Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa e o próprio centro histórico da cidade de Florianópolis.

Nos 10 anos do g1 Santa Catarina, confira abaixo fotos de acontecimentos que marcaram o estado na década.

Esta reportagem faz parte da série de textos para a editoria dos 10 anos do g1 SC. Para marcar a primeira década, a equipe separou casos de destaque e fatos que mudaram a história do estado nesse período.

Neve no Morro do Cambirela

Morro, em Palhoça, amanheceu coberto com neve (Foto: Fernanda Burigo/G1) — Foto: Fernanda Burigo/G1

A região do Morro do Cambirela, situada no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, amanheceu coberta de neve em 23 de julho de 2013. Conforme dados da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina, o último registro do fenômeno no local havia ocorrido no inverno de 1984.

Ônibus cai em ribanceira e mata 51 no Norte

acidente de ônibus em campo alegre, serra dona francisca, mortos — Foto: Jean Mazzonetto/RBS TV

Tornado em Xanxerê

Homem retira holofotes de um ginásio destruído após passagem do tornado pela cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, no começo da semana. Duas pessoas morreram, 15 ficaram feridas e mais de mil estão desabrigadas — Foto: Nelson Antoine/Frame/Estadão Conteúdo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que Xanxerê, no Oeste catarinense, foi atingida por um tornado em 20 de abril de 2015. Duas pessoas morreram, entre elas um pai que conseguiu salvar a mulher e um bebê de 3 meses.

Acidente com voo da Chapecoense

Multidão homenageia as vítimas do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó — Foto: Alan Morici/G1

O avião que levava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, caiu na madrugada de 29 de novembro de 2016 a poucos quilômetros da cidade colombiana. Houve 71 mortos, entre jogadores, integrantes da comissão técnica do time, jornalistas e tripulação. Na Arena Condá, estádio da Chapecoense, torcedores e familiares homenagearam os mortos.

Helicóptero cai em Joinville

Destroços de helicóptero permanecem em local da queda, em Joinville — Foto: NSC TV/Divulgação

A queda de um helicóptero em 8 de março de 2018 provocou a morte de três pessoas e deixou uma ferida no bairro Paranaguamirim, na Zona Sul de Joinville, no Norte catarinense. A aeronave com quatro pessoas a bordo foi sequestrada em Penha, a 70 km de Joinville, caiu numa rua e pegou fogo depois.

Inauguração da Ponte Hercílio Luz

Público atravessa Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, em direção ao Continente — Foto: Joana Caldas/G1

Após quase três décadas de interdição, a reabertura da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, ocorreu na manhã de 30 de dezembro de 2019. O cartão-postal de Santa Catarina, que é a mais antiga ligação entre o continente e a Ilha, foi totalmente aberto após a cerimônia que começou por volta das 10h com a presença de um grande público entre moradores, autoridades e turistas.

Assalto a banco em Criciúma

Quadrilha usou reféns para bloquear ruas em Criciúma e bloquear a aproximação da polícia — Foto: Reprodução / TV Globo

Uma quadrilha sitiou o Centro de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, para assaltar um banco entre o fim da noite de 30 de dezembro de 2020 e início da madrugada do dia seguinte. O grupo fortemente armado invadiu a tesouraria regional de um banco, provocou incêndios, bloqueou ruas e acessos à cidade, usou reféns como escudos e atirou várias vezes.

Ataque a creche em Saudades

Crime ocorreu em uma creche no município de Saudades, no Oeste catarinense — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Em 4 de maio de 2021, um homem de 18 anos entrou armado com um facão em uma creche de Saudades, no Oeste catarinense, e matou duas profissionais e três bebês. Uma quarta criança também foi atingida, mas sobreviveu. O acusado está preso e aguarda julgamento.

Alargamento da areia em Balneário Camboriú

Vista aérea da Praia Central, em Balneário Camboriú, em 1º de dezembro — Foto: Element Films/Divulgação

A megaobra de alargamento da Praia Central, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, terminou em 3 de dezembro de 2021. A largura da faixa de areia passou de uma média de 25 para 70 metros. Os trabalhos começaram em março deste ano, com a chegada de tubos usados juntos com a draga, que chegou à cidade em 22 de agosto.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Quais os principais fatos da história de Santa Catarina?

Em 1675, Francisco Dias Velho, com filhos, criados e escravos, criou o povoado de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. Um ano depois, em 1676, deu-se início ao povoado de Laguna. Já em 1738, foi criada a Capitania de Santa Catarina, vinculada à Capitania de São Paulo.

Qual foi a primeira cidade de Santa Catarina?

São Francisco do Sul foi a primeira povoação do estado. Em 1675, o bandeirante paulista Francisco Dias Velho criou a povoação de Nossa Senhora do Desterro (hoje Florianópolis) na ilha de Santa Catarina.

Por que Santa Catarina recebeu esse nome?

Há uma polêmica em torno da motivação desse nome. De acordo com uns, o nome homenageia a santa, enquanto para outros, faz referência a sua esposa Catarina Medrano. D. João III doou as terras continentais para Pero Lopes de Sousa em 1534.

Como é chamada a pessoa que nasce em Santa Catarina?

Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil.