Quais os fatos marcaram o fim da Idade Média?

486- Clóvis tornou-se rei dos francos e fundou a dinastia merovíngia, governante do Primeiro Estado Franco.

527-565 Justiniano I governou o Império Bizantino e desenvolveu o famoso Código Justiniano de leis.

622- Maomé, fundador da religião muçulmana, fugiu de Meca para Medina. A fuga de Maomé, chamada de Hégira, assinala o começo do calendário muçulmano.

661- O califado dos omíadas estabeleceu a capital do império muçulmano em Damasco.

711- Os muçulmanos invadiram a Espanha e deram início à ocupação que durou cerca de 700 anos.

732- Carlos Martel liderou os francos na derrota que impuseram aos invasores muçulmanos em Tours. Essa vitória impediu que os muçulmanos conquistassem a Europa.

750- O califado dos abássidas substituiu o dos omíadas como governantes do império muçulmano e posteriormente estabeleceu a nova capital em Bagdá.

750- Carlos Magno tornou-se governante dos francos.

770- Os chineses inventaram a impressão com blocos de madeira.

800- O papa Leão III coroou Carlos Magno imperador dos romanos.

843- O tratado de Verdun dividiu o império de Carlos Magno em três partes, iniciando-se o desenvolvimento nacional da França, Alemanha e Itália.

862- Rurik, chefe dos varegos (viquingues), estabeleceu seu governo em Novgorod e fundou o império russo.

878- Alfredo, o Grande, da Inglaterra, derrotou os dinamarqueses na batalha de Edington.

969- Os fatímidas conquistaram o Egito e transformaram o Cairo no centro do império muçulmano.

987- Hugo Capeto tornou-se rei da França e fundou a dinastia capetíngia que governou até 1328.

1000- Leif Ericson navegou para oeste, da Groenlândia para o continente norte-americano. Comandou o que foi, provavelmente, a primeira expedição européia ao continente das Américas.

1016- Canuto tornou-se rei da Inglaterra e submeteu todo o país ao domínio dinamarquês.

1037- Os turcos seldjuques conquistaram a maioria dos reinos iranianos.

1066- Forças normandas , sob o comando de Guilherme, o Conquistador, derrotaram os anglo-saxões na batalha de Hastings, terminando o domínio anglo-saxão na Inglaterra.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Dois marcos históricos que estão interligados e detêm grande responsabilidade pelo início do período cronológico e cultural denominado de Idade Média foram:

  • a progressiva queda do império romano a ocidente (27 a.C.-476 d.C.),
  • e a simultânea penetração e implantação dos povos bárbaros nos seus territórios.

inicio da Idade média | a degradação das instituições romanas

A estrutura política, social, económica e cultural conhecida como o império romano, estendeu-se sobre a quase totalidade do continente europeu, norte de África e Médio Oriente. Durante o seu meio século de governação inicia-se um processo de degradação e progressiva substituição de instituições, formas de organização social e mentalidades, observada sob diversos fenómenos: 

A decadência das urbs (cidades), através das quais os romanos desenvolveram e mantiveram o seu sistema administrativo e de comunicação, fez-se sentir através da perda de territórios, da degradação topográfica e do abandono dos edifícios públicos. A degradação das estruturas administrativas é reportada quer no plano provincial quer no plano central, com a instabilidade e corrupção dos seus órgãos, nomeadamente das instituições fiscais e judiciais.

Observou-se também a decadência cultural, por imposição de novas condições sociais e de uma religião monoteísta, o cristianismo. A moeda perde importância e valor financeiro, derivado da diminuição dos recursos para a produzir, e da existência de outras realidades monetárias em vigor. Por último, a fragmentação do poder militar, que se revelou na perda da sua eficácia e na perda do controlo das suas instâncias. Para todos estes aspectos concorreram quer a própria instabilidade interna do império, quer o permanente clima bélico derivado das diversas ofensivas bárbaras.

o inicio da Idade Média | a invasão dos povos bárbaros

Contudo, o acontecimento que oficializa a queda do império romano a ocidente sucede com a destituição do último imperador, Rómulo Augústulo, em 476 d.C., por Odoacro, um chefe de proveniência huna, que assumiu o poder em Itália. A oriente, o imperador Zenão deu continuidade à política e formas de organização do império romano, mas não reconheceu a autoridade de Odoacro. Recorre a Teodorico, rei dos Ostrogodos, para invadir a península, porém, após vários conflitos o exército ostrogodo neutralizou o adversário passando a governar a Itália a partir de 493 d.C. Teodorico tornou-se representante do poder imperial a ocidente e estendeu a sua influência aos restantes reinos bárbaros arianos: visigodos; burgúndios; vândalos.


Recapitulando, a progressiva decadência do império romano a ocidente aliada à fusão dos seus modelos de governação com os da organização bárbara, sobretudo de base germânica e ariana, são as razões pelas quais o continente europeu adoptou uma identidade civilizacional totalmente distinta da anterior.

o inicio da Idade Média | novos modelos sociais e económicos

As alterações daí resultantes foram o surgimento de uma nova economia agrária em detrimento de uma economia mercantil, derivando na transformação do carácter da sociedade para uma de natureza predominantemente rural. Surgem os pequenos proprietários e uma nova unidade de exploração agrícola familiar em redor da habitação, o mansus, integrada na grande propriedade de um senhor, a Villae. Neste novo contexto as receitas geradas provêm essencialmente de impostos indirectos.     

As cidades, ou urbes, perderam volume demográfico e importância económica, o que contribuiu para a alteração da mentalidade de uma sociedade anteriormente cosmopolita para uma sociedade fechada e insegura, onde proliferaram novas forma de organização social como sucedeu com a preferência pelo estabelecimento de laços de dependência a troco de protecção e trabalho, de que foram exemplo os laços de vassalagem e o regime do feudalismo.

Desapareceu da noção de Estado enquanto órgão central e do bem público e surge a noção de reino e de propriedade privada, todavia fragmentária. Em termos religiosos e culturais o cristianismo dá continuidade à sua expansão, com reforço do monasticismo, e o acesso à educação torna-se privilégio das famílias aristocráticas.


Para conhecer melhor a cronologia da Idade Média leia o artigo Qual o período da idade média ? Os fenómenos que marcaram 1000 anos de História!

Quais os fatos que marcaram o fim da Idade Média?

O que estipula o início da Idade Média é a destituição de Rômulo Augusto do trono romano, em 476, e o que estipula seu fim é a conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453.

O que aconteceu com o fim da Idade Média?

Resumo sobre a Idade Média Durante a Baixa Idade Média, com o ressurgimento do comércio e das cidades, a estrutura feudal entrou em crise, a partir do século XV. O fim da Idade Média se deu por meio da formação dos estados nacionais, liderada por reis absolutistas com apoio dos burgueses comerciantes.

Por que a Idade Média chegou ao fim?

Os séculos XII e XIII foram os pontos altos da civilização medieval. Mas, no século XIV, a Europa Ocidental sofreu uma fase conturbada, marcada por dificuldades econômicas, diminuição da população, guerras e o enfraquecimento da Igreja. Estes foram alguns dos sinais que anunciaram o fim da Idade Medieval.

Que fato histórico marcou o fim da Idade Antiga e o início da Idade Média?

até 476 d.C. Os acontecimentos que marcaram seu início e fim foram o desenvolvimento da escrita cuneiforme, que aconteceu entre 4000-3500 a.C., e a desagregação do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C.