Quais os mecanismos de avaliação de impacto ambiental?

[EcoDebate] Os métodos de avaliação de impactos ambientais tem uma metodologia internacionalmente aceita. BISSET em 1982 (Methods for EIA, a selective survey with case studies) explicita o que são métodos de avaliação de impactos ambientais: “são os mecanismos estruturados para coletar, analisar, comparar e organizar informações e dados sobre os impactos ambientais de uma proposta”.

HORBERRY em 1984 (Status and application of EIA for development) define os métodos de avaliação de impactos ambientais como “a sequência de passos recomendados para colecionar e analisar os efeitos de uma ação sobre a qualidade ambiental e a produtividade do sistema natural, e avaliar os seus impactos nos receptores natural, socioeconômico e humano”.

Num estudo de impacto ambiental são utilizadas inúmeras técnicas para coleta e tratamento de dados e informações, objetivando prever os impactos.

As técnicas incluem mapeamentos de campo, análises de laboratório, elaboração de mapas temáticos analíticos, muito comuns na análise de dispersão de poluentes no ar ou na água. Também são fundamentais as projeções estatísticas das séries multitemporais, cada vez mais empregadas em conjunto com as técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento sobre imagens de satélite de várias épocas.

A origem dos métodos de avaliação de impactos ambientais (AIA) remonta ao “National Environmental Protection Act” (Lei de proteção ambiental nacional) dos Estados Unidos da América, que começou a vigorar em 1970. Esta lei introduziu a utilização de uma abordagem integrada e multidisciplinar na avaliação de impactos ambientais de projetos com potencial para modificar o meio ambiente.

A partir desta época, começam a surgir uma série de listagens de controle (em ingles “checklists”) e de matrizes de interação entre ações pretendidas ou realizadas, com elementos do meio físico, biológico ou socioeconômico.

A partir de 1976, os métodos de AIA incorporam conceitos que procuram relacionar causa e efeito das ações dos projetos e de seus impactos, levando em consideração a dinâmica dos sistemas ambientais. A publicação “Adaptative environmental assessment and management” (Gestão e análise ambiental adaptada) de um autor denominado HOLLING, em 1979, numa publicação da editora John Wiley, é o melhor exemplo desta tendência que se tornou dominante e incorporou os conceitos da teoria geral dos sistemas de LUDWIG VON BERTALLANFY, biólogo alemão do século XIX que inspirou desde a informática até a biologia.

BEENLANDS em 1984 na publicação “Do EIA methods have future?” (Os métodos de EIA tem futuro?) demonstra a importância de compreender as características funcionais dos ecossistemas potencialmente afetados num empreendimento, a necessidade de considerar a variação natural dos sistemas no espaço e no tempo, o valor de compreender como respondem os sistemas às interferências humanas, a necessidade de utilizar modelos e reconhecer as limitações da tecnologia. Por último destaca a importância de implementar programas de monitoramento para mensurar a eficiência e a eficácia das medidas de controle ambiental.

Dr. Roberto Naime, colunista do Ecodebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

EcoDebate, 07/06/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

1450 palavras 6 páginas

Métodos de Avaliação de impacto Ambiental
A avaliação de impacto ambiental pode ser definida como “estudos realizados para identificar, prever, interpretar e prevenir os efeitos ambientais que determinadas ações, planos, programas ou projetos podem causar à saúde, ao bem estar humano e ao ambiente, incluindo alternativas ao projeto ou ação, e pressupondo a participação do público”.
Seu objetivo principal é obter informações sobre os impactos ambientais, através de exame sistemático, para submetê-las às autoridades e à opinião pública, com o fim primordial de prevenir os impactos ambientais negativos decorrentes da ação proposta e suas alternativas, bem como maximizar os eventuais benefícios.
Os métodos e as técnicas de AIA são, então, mecanismos estruturados para coletar, analisar, comparar e organizar informações e dados sobre impactos ambientais de uma proposta, incluindo os meios de comunicação para a apresentação escrita e visual dessas informações. Envolvem, desse modo, o tratamento do conjunto dos aspectos ambientais. Em outras palavras, são instrumentos formais e predefinidos, especificamente relacionados com as diferentes disciplinas envolvidas no processo de avaliação, com o objetivo de determinar a magnitude dos impactos.
Principais métodos de AIA:
1.
Métodos “ad hoc”;
2.
Listagens de controle: simples, descritivas, escalares, escalares ponderadas; 3.
Matrizes de interação;
4.
Redes de interação (diagramas de sistema);
5.
Superposição de

Relacionados

  • Métodos de Avaliação de impacto Ambiental

    1362 palavras | 6 páginas

    A atividade reflexiva desta unidade será em forma de pesquisa e o tema será: “Métodos de Avaliação de impacto Ambiental” (no mínimo três). Você poderá utilizar-se de material pesquisado na Internet ou de literatura encontrada na Biblioteca. Entre muitos livros que abordam este tema "BRAGA, B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental: O desafio do desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005", que faz parte das nossas Referências Bibliográficas do “Texto Teórico”, é uma….

  • CLASSIFICAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE IMPACTOS AMBIENTAIS

    2136 palavras | 9 páginas

    QUANTITATIVA DE IMPACTOS AMBIENTAIS SUMÁRIO 1 Definição de Impacto Ambiental............................................... 3 2 Atributos Principais do Impacto Ambiental ............................... 4 3 Classificação dos Impactos Ambientais ................................... 5 4 Objetivo da Classificação ......................................................... 6 5 Avaliação do Impacto Ambiental .............................................. 7 6 Métodos de Avaliação do Impacto Ambiental….

  • Impacto ambiental

    12793 palavras | 52 páginas

    Avaliação de Impactos na Perícia Ambiental Curso de Capacitação Profissional VERSÃO 01 07 de setembro de 2010 Criação: Georges Kaskantzis Avaliação de Impactos na Perícia Ambiental Avaliação de Impactos na Perícia Ambiental | 11/08/2010 CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE MEIO AMBIENTE 1 AGRADECIMENTOS Agradeço aos familiares que sempre colaboram para que possa desenvolver o meu trabalho de maneira adequada; Agradeço ao Rui Juliano e aos colegas do escritório….

  • Aia avaliação de impactos ambientais

    1270 palavras | 6 páginas

    1-INTRODUÇÃO Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é o processo de delineamento, obtenção e apresentação de informações úteis para a escolha entre várias possibilidades alternativas de ação sobre o meio ambiente, objeto de decisão computado nas relações usuais de troca no mercado de bens e serviços. A execução de um AIA segue, em geral, as seguintes etapas: • Desenvolvimento de um completo entendimento da ação proposta; • Aquisição de um completo entendimento do ambiente a ser afetado;….

  • Análise dos estudos de riscos ambientais nas atividades petrolíferas offshore no âmbito da gestão ambiental.

    4793 palavras | 20 páginas

    gestão ambiental. Luiz Antônio de Oliveira Chaves (UFF-LATEC) Fernando Benedict Mainier (UFF-LATEC) Resumo Este artigo analisa os estudos de Análise de Risco Ambiental (ARA) no processo de licenciamento das atividades petrolíferas offshore após a abertura do mercado de petróleo, e a importância desta técnica na Gestão Ambiental para a condução dos Estudos Ambientais no Brasil. São apresentados os conceitos de análise risco tecnológico para avaliação em empreendimentos….

  • PLANO DE FECHAMENTO DE MINA - MÉTODO DE LAVRA EM TIRAS (STRIP MINING)

    8130 palavras | 33 páginas

    PLANO DE FECHAMENTO DE MINA - MÉTODO DE LAVRA EM TIRAS (STRIP MINING) RESUMO O plano de fechamento de mina é importante ferramenta de planejamento que tem como objetivo minimizar os impactos gerados ao longo da vida do empreendimento, a importância dada ao plano de fechamento de mina no inicio do projeto deve ser totalmente diferente a que deve ser dada no fim, uma vez que a imprevisibilidade do que irá ocorrer durante todo período de extração mineral é muito grande. Contudo este plano….

  • Impacto Ambiental por Plataforma de Petroleo

    3883 palavras | 16 páginas

    RIMA – RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL Relatório apresentado como pré-requisito parcial para a aprovação na disciplina Meio Ambiente ao curso de graduação tecnológica em Segurança no Trabalho, da Faculdade Mauricio de Nassau sob a orientação Profª. Lorena dos Anjos Magalhães, turma 92021NA, turno noturno. Salvador 2013 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO 3 2 CARACTERÍSTICA DAS ESPÉCIES AQUÁTICAS DA REGIÃO 4 3 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA 5 4 ETAPAS DO CICLO DA….

  • AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESCARTE DE FÁRMACOS NO MEIO AMBIENTE

    5267 palavras | 22 páginas

    UNIVERSIDADE DE ITAÚNA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESCARTE DE FÁRMACOS NO MEIO AMBIENTE ITAÚNA 1º SEMESTRE DE 2011 MARLUCE MARIA ESTEVÃO SANTOS AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESCARTE DE FÁRMACOS NO MEIO AMBIENTE Monografia de Marluce Maria Estevão Santos, apresentada ao Curso de Graduação de Química (Licenciatura), oferecido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Fundação Universidade….

  • Relatorio de estagio final

    1422 palavras | 6 páginas

    FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – ÁREA 1 ENGENHARIA AMBIENTAL Estágio Curricular Título: Relatório Final de Estagio Supervisionado Aluno(a): Osvan Rodrigo dos Santos Ramos Supervisor(a) na empresa: Edvaldo Hilário dos Santos Professor Orientador: Vivian Vasconcellos Soares Local: São Francisco do Conde Período: Junho-Dezembro Contato: Osvan Ramos, Tel: (71) 92655221 email: Edvaldo Hilário, Tel: (71) Salvador – Bahia….

  • Legislação Ambiental

    4394 palavras | 18 páginas

    AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS (AIA) Avaliação de Impactos Ambientais (ou AIA) é um instrumento preventivo usado nas políticas de ambiente e gestão ambiental com o intuito de assegurar que um determinado projeto passível de causar danos ambientais seja analisado de acordo com os prováveis impactos no meio ambiente, e que esses mesmos impactos sejam analisados e tomados em consideração no seu processo de aprovação. A elaboração de uma AIA é apoiada em estudos ambientais elaborados….

Trabalhos Populares

São considerados mecanismo de avaliação de impacto ambiental?

São considerados mecanismos de Avaliação de Impacto Ambiental: I. O Estudo Prévio de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental. II. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e o Sistema N.

Quais são os tipos de avaliação ambiental?

A avaliação ambiental inclui a avaliação de impacto ambiental, a avaliação ambiental estratégica, a avaliação de desempenho ambiental, a arbitragem e peritagem ambientais e a avaliação e gestão de riscos ambientais.

Quais são as etapas da avaliação de impactos ambientais?

A Avaliação de Impacto Ambiental compreende uma série de etapas: da definição da necessidade de aplicação, elaboração de termos de orientação, preparação e revisão do Estudo de Impacto Ambiental, posicionamento em relação ao empreendimento ou atividade e acompanhamento.

São exemplos de métodos para avaliação ambiental?

Avaliação de Impactos ambientais: conhecer para atuar. ... .
AIA no âmbito do licenciamento ambiental. ... .
Análise de Ciclo de Vida (ACV) ... .
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) ... .
Sistemas de gestão ambiental (SGA).