Quais os sintomas de hérnia de disco

O principal sintoma de hérnia de disco é a dor na coluna que, geralmente, surge na região onde a hérnia está localizada, podendo ser na coluna cervical, lombar ou torácica, por exemplo. Além disso, a dor pode seguir o trajeto dos nervos da região, por isso pode até irradiar para locais mais distantes, atingindo pernas ou braços.

Outros sintomas que podem surgir na hérnia de disco são formigamento, dormência, pontadas ou, nos casos mais graves, até diminuição da força ou incontinência urinária. No entanto, deve-se lembrar que nem sempre a hérnia de disco provoca sintomas ou pode provocar apenas um leve incômodo.

A hérnia de disco surge quando o disco intervertebral e o seu centro gelatinoso, que funcionam como espécie de amortecedor da coluna, saem do local correto, causando a compressão de nervos da região. O tratamento é feito com remédios para aliviar a dor, fisioterapia ou, em alguns casos, cirurgia.

Principais sintomas

Os sintomas da hérnia de disco variam de acordo com a sua localização, e os mais comuns são:

1. Sintomas de hérnia de disco cervical

Neste tipo, a dor está localizada na parte superior da coluna, mais especificamente no pescoço. A compressão do nervo pode fazer com que a dor irradie para o ombro ou braço. Outros sintomas incluem:

– Dificuldade em realizar movimentos com o pescoço;
– Sensação de dormência ou formigamento no ombro, no braço, cotovelo, mão ou dedos;
– Diminuição da força em um dos braços.

Os sintomas da hérnia de disco podem ser diferentes de um indivíduo para o outro, pois depende da sua localização e intensidade de compressão. Esses sintomas podem surgir subitamente, desaparecer espontaneamente e retornar em intervalos imprevisíveis. Mas podem também ser constantes e de longa duração.

2. Sintomas de hérnia de disco lombar

Quando este tipo de hérnia acontece é comum o surgimento de uma dor intensa nas costas. Mas outros sintomas são:

– Dor ao longo do trajeto do nervo ciático que vai da coluna vertebral à nádega, coxa, perna e calcanhar;
– Pode haver fraqueza nas pernas;
– Dificuldade em levantar o pé deixando o calcanhar no chão;
– Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga, por compressão de nervos.

A quantidade e intensidade dos sintomas depende da localização e da intensidade do comprometimento dos nervos. Geralmente, a perda de força indica grave alteração, devendo ser rapidamente avaliada pelo ortopedista ou neurocirurgião.

3. Sintomas de hérnia de disco torácica

A hérnia de disco torácica é menos comum, ocorrendo em apenas 5% dos casos, mas quando surge pode provocar:

– Dor na região central da coluna que irradia para as costelas;
– Dor para respirar ou realizar movimentos com o tórax;
– Dor ou alteração da sensibilidade na barriga, costas ou pernas;
– Incontinência urinária.

Quando surgem estes sintomas que indicam hérnia de disco é recomendado procurar um ortopedista ou neurocirurgião para fazer uma avaliação e pedir exames de imagem como raio-X, ressonância magnética ou tomografia da coluna, por exemplo.

Dependendo do resultado dos exames, o tratamento pode ser feito com fisioterapia ou cirurgia, de acordo com as necessidades de cada pessoa e a gravidade do problema.

Quem tem maior risco de hérnia discal

A principal causa para o desenvolvimento de uma hérnia discal é o desgaste progressivo dos disco intervertebrais que se encontram entre cada duas vértebras da coluna. Dessa forma, este problema é mais comum em pessoas com mais de 45 anos, devido ao processo de envelhecimento natural.

Além disso, as hérnias de disco também são mais frequentes em trabalhadores que precisam levantar objetos pesados frequentemente, como operários de obras. Pessoas que sofrem traumatismos na coluna, que realizam esforços repetitivos sem orientação ou que sofrem alguma inflamação ou infecção na coluna também têm maiores chances de desenvolver esta alteração.

Fonte: Tua Saúde

Você tem sentido dores frequentes na parte inferior da coluna? Cuidado, pode ser um caso de hérnia de disco lombar.

Aliás, você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 7 em cada 10 pessoas apresentam dores na lombar (lombalgia)? Inclusive, a hérnia de disco nessa região é a mais comum de todas, e costuma estar associada a problemas de postura em casa e no trabalho.

Então, se você quer saber o que é, quais são as causas, sintomas e tratamentos para a hérnia de disco lombar, é só continuar lendo este artigo.

Como acontece a hérnia de disco?

Já vamos falar sobre a hérnia lombar. Porém, antes, é melhor entender o que é uma hérnia de disco.

Os ossos da nossa coluna vertebral, como o próprio nome já sugere, são chamados de vértebras. Próximo a elas, estão vários nervos - que fazem parte do sistema nervoso periférico (SNP) -, além de cartilagens, ligamentos e articulações.

Quais os sintomas de hérnia de disco

Entre duas vértebras adjacentes, em condições normais, localiza-se também uma estrutura cartilaginosa chamada de disco intervertebral. Ela funciona como uma espécie de amortecedor, que protege a coluna contra impactos e evita o atrito entre as vértebras.

Esses discos são formados basicamente por um núcleo pulposo no centro - preenchido com um líquido de aspecto gelatinoso - e o anel fibroso no entorno, que protege o núcleo e evita que o líquido do seu interior escape.

Entretanto, alguns fatores como o desgaste natural da coluna, má postura, sedentarismo e obesidade podem provocar a ruptura do anel fibroso. Assim, a parte líquida do núcleo pulposo vaza para dentro do canal vertebral e o disco é projetado para fora do seu local de origem, o que provoca a hérnia de disco.

Lembra dos nervos que estão ali perto? Pois é. Quando o disco sai do lugar, ele geralmente acaba comprimindo esses nervos, provocando dor.

E a hérnia de disco lombar?

Ao todo, a nossa coluna vertebral costuma ter 33 vértebras, espalhadas por 5 partes principais: cervical, dorsal (ou torácica), lombar, sacral e coccígea.

Quando a hérnia de disco ocorre entre as vértebras L1 e L5, dizemos que se trata de uma hérnia lombar.

Inclusive, entre os três tipos de hérnia (cervical, torácica e lombar), a lombar é a mais comum. Isso por se tratar de uma das regiões da coluna mais afetadas pela má postura e excesso de esforço.

Quais são as causas?

Em geral, as hérnias lombares acontecem pelas mesmas causas das outras hérnias de disco:

  • Envelhecimento natural das estruturas da coluna;
  • Má postura;
  • Esforço repetitivo;
  • Malformação congênita;
  • Predisposição genética;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Traumas, infecções e lesões anteriores na região.

Sintomas da hérnia de disco lombar

Quais os sintomas de hérnia de disco
  • Dores agudas ou crônicas na parte inferior da coluna, que podem ser irradiadas para outras regiões do corpo, como glúteos e pernas;
  • Cãibras e formigamentos nas pernas;
  • Sensação de fraqueza nos pés e nas pernas;
  • Perda de equilíbrio;
  • Dificuldade para se movimentar;
  • Perda de controle da bexiga e do esfíncter, em casos graves.

Quais os tratamentos disponíveis?

Certo. Se você já começou a sentir algum dos sintomas acima, está na hora de procurar um ortopedista o quanto antes.

A boa notícia é que, em cerca de 90% dos casos de hérnia de disco, a cirurgia pode ser evitada. Porém, para isso, a pessoa precisa começar a reabilitação quando as dores ainda estiverem na fase aguda, sem maiores complicações.

Além disso, as doenças da coluna costumam ter sintomas parecidos. Então, se você estiver com dores na parte inferior, não significa, necessariamente, que está com hérnia de disco lombar.

Sendo assim, só um médico especialista em coluna poderá avaliar a sua situação e dar o diagnóstico preciso, para depois escolher o melhor tratamento.

Na grande maioria das vezes, o tratamento conservador - com base em medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, exercícios físicos, exercícios de correção da postura e fisioterapia - é o indicado.

Porém, se o caso se tornar crônico e essas medidas não resolverem, o procedimento cirúrgico pode ser indicado.

Técnicas minimamente invasivas

Felizmente, com o avanço da tecnologia, hoje é possível realizar boa parte das cirurgias da coluna usando técnicas minimamente invasivas.

Esses procedimentos são realizados com incisões menores do que aquelas feitas nas cirurgias tradicionais. Dessa forma, o paciente sente menos dores e o processo de recuperação no pós-operatório é acelerado.

Aliás, falamos com mais detalhes sobre o tratamento para a hérnia de disco e as cirurgias minimamente invasivas neste outro artigo. Vale a pena ler!

Conclusão

A hérnia de disco lombar é uma das doenças da coluna mais comuns, geralmente associada ao desgaste natural dos discos intervertebrais ou por problemas posturais.

Apesar de as dores afetarem com mais frequência a parte inferior da coluna, elas podem ser irradiadas para outras partes do corpo, principalmente glúteos e pernas.

Para tratá-la e evitar casos de dor crônica e até incapacitantes, a pessoa precisa procurar um médico ortopedista assim que os primeiros sintomas aparecerem.

A cirurgia para a hérnia de disco lombar só é realizada como último recurso. Porém, com as técnicas minimamente invasivas, o procedimento ficou mais rápido - assim como a recuperação do paciente.
Quer avaliar o seu caso com um especialista em coluna? Clique aqui e agende a sua consulta com o Dr. Daniel Bedran, médico ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).

Posts Relacionados

Como que é a dor de quem tem hérnia de disco?

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Onde dói a hérnia de disco lombar?

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé.

Qual o exame para saber se tem hérnia de disco?

A ressonância magnética da coluna é o exame de maior sensibilidade e acurácia para o diagnóstico das hérnias de disco, pois apresenta uma ótima diferenciação das estruturas de partes moles, como o disco intervertebral, as raizes neurais e o canal vertebral.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

Fraqueza nas pernas; Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga; Dor ou dificuldade para respirar; Incontinência urinária.