Quais processos são responsáveis por essa formação da água no terrário?

A construção de um terrário pode ser uma boa forma de explicar o ciclo da água. Por meio dessa técnica simples, é possível demonstrar processos básicos como a transpiração e a condensação dessa substância. A seguir, mostraremos como você, professor, pode utilizar esse experimento simples para ilustrar de maneira prática algumas etapas do ciclo da água.

→ Como fazer um terrário?

Para fazer um terrário, são necessários os seguintes materiais:

  • Aquário ou qualquer outro recipiente de vidro;

  • Plantas;

  • Areia e cascalho;

  • Água;

  • Plástico filme;

  • Material decorativo (opcional).

Inicialmente, coloque cascalho e areia no fundo do aquário para compor o solo do terrário. Regue esse solo com um pouco de água e plante algumas espécies vegetais, de preferência, plantas de pequeno porte. Coloque um pouco de água em um recipiente e, então, ponha-o dentro do aquário. Nesse momento, você pode decorar o terrário de várias formas, utilizando casinhas, por exemplo, conforme indicado na figura do início deste texto. Após montar esses elementos, cubra o terrário com plástico filme.

→ Como explicar o ciclo da água utilizando esse modelo?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Depois da montagem do terrário, deixe-o de um dia para outro em algum lugar iluminado. No outro dia, será possível perceber várias gotas de água no papel filme. Debata com seus alunos as seguintes questões:

  • O que são as gotas de água no plástico?

  • Quais processos são responsáveis pela formação de água no plástico?

  • As gotas no plástico são resultado de qual mudança de estado físico?

Nesse ponto, é fundamental que o professor explique que as gotas de água são provenientes das plantas e da água no recipiente e que foram formadas graças aos processos de transpiração e evaporação dessa substância. Além disso, é importante ressaltar que a transpiração e a evaporação eliminam água no estado gasoso, que se condensa ao chegar no papel, assim como ocorre no ciclo da água na formação das nuvens.

Perceba que, no terrário, existe um pequeno ecossistema, com vários processos ecológicos importantes como o ciclo da água ocorrendo de maneira simultânea. Sendo assim, torna-se possível observá-los e explicá-los de forma simples e interessante para seus alunos.

Boa Aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Quais processos são responsáveis por essa formação da água?

Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Quais são as etapas do ciclo da água no terrário?

Quando a temperatura sobe, a água utilizada na rega, que ainda está na terra, evapora e se junta à da transpiração das plantas, formando uma concentração de vapor. Como o recipiente está totalmente vedado, esse vapor se condensa e forma pequenas gotas que ficam nas paredes e no lacre.

O que podemos observar dentro de um terrário?

Terrário é um recipiente de vidro com pedras, carvão, terra e plantas. Ele permite observar o funcionamento do mundo natural: observando o terrário, podemos compreender melhor o ciclo da água e das plantas, e até entender como os animais nascem, vivem e morrem.

Como o terrário afeta os ciclos biogeoquímicos?

A construção de um terrário pode ser uma boa forma de explicar o ciclo da água. Por meio dessa técnica simples, é possível demonstrar processos básicos como a transpiração e a condensação dessa substância.