Quais são as características da antiguidade clássica?

Antiguidade, na divisão da humanidade, é o período que se estende desde a invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente.

Quais são as características da antiguidade clássica?

A História da humanidade é divida em quatro fases distintas. Assim, cada fase é responsável por guardar descobertas e significados diferentes. Uma dessas fases é a Idade Antiga, também conhecida como Antiguidade. Dessa forma, é o período que que engloba o fim do Neolítico, por volta de 4.000 a.C., e a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d. C.

Todavia, o termo Antiguidade foi definido pelos europeus. Isso porque, acreditavam que esse período da História guarda particularidades específicas. Nesse sentido, foi durante a Idade Antiga que a escrita foi descoberta, por exemplo. Assim, foi na Mesopotâmia que os primeiros registros escritos foram encontrados, por volta de 4.000 a.C.

Assim, com a descoberta da escrita a História foi dividida da Pré-história. Ou seja, de acordo com essa concepção os períodos foram divididos entre onde há escrita e onde não há. Entretanto, a divisão apenas tinha o intuito de mostrar uma suposta superioridade dos povos europeus em relação aos povos africanos, americanos e asiáticos. Nesse sentido, só há história se a escrita estiver presente.

Divisões da Antiguidade

A Idade Antiga é um período da História que se divide em Antiguidade Oriental e Antiguidade Clássica. Dessa forma, o que difere os dois períodos históricos são os povos que fizeram parte das civilizações.

Quais são as características da antiguidade clássica?
Pirâmides no Egito, uma das mais famosas construções realizadas pela civilização egípcia. Fonte: História de tudo

Assim, a Antiguidade Oriental era composta pela civilização egípcia, a civilização mesopotâmica, como também os hebreus, fenícios e persas. Por outro lado, a Antiguidade Clássica, também chamada de Ocidental, era composta pelos gregos e romanos.

Antiguidade Oriental x Antiguidade Clássica

Em síntese, a Antiguidade Oriental está relacionada com a presença das civilizações egípcia, mesopotâmica, fenícia e hebraica. Assim, foram povos que construíram características e divisões específicas. Logo, os povos europeus foram os responsáveis pela divisão territorial no que chamaram de Oriente.

Todavia, foram civilizações que se localizavam onde hoje está o norte da África e o Oriente Médio, próximo à região do Mar Mediterrâneo. Dessa forma, são civilizações estudadas pela História pelo fato de terem estabelecido contatos com outras civilizações europeias. Logo, eram contatos relacionados à cultura e à economia.

Quais são as características da antiguidade clássica?
Coliseu em Roma, na Itália. Construção da civilização romana que surgiu no Século VIII antes de Cristo. Fonte: Info Escola

Por outro lado, a Antiguidade Clássica se refere as civilizações grega e romana, base da formação da civilização europeia. De fato, foi um período repleto de contribuições para a formação do Ocidente. Isso porque, foram várias as descobertas na filosofia, artes plásticas, ciência e também a própria forma de se construir a História. Assim, historiadores com Heródoto, Tucídides e Tito Lívio foram imprescindíveis para essa construção histórica.

Você sabia?

  • Com a divisão histórica, algumas civilizações antigas foram excluídas, por não possuir relações com os povos europeus, tanto cultural como economicamente. Como no caso da civilização chinesa;
  • Civilizações pré-colombianas também foram excluídas da Idade Antiga, por também não terem contato com os povos europeus;
  • Os períodos históricos são divididos em Idade Antiga, Idade Média, Moderna e Contemporânea.

Gostou da matéria? Então, corre e confere esses outros textos sobre o Barroco e o Período Regencial

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Moodle

Quais são os elementos da Antiguidade Clássica?

Tipos de arte da Antiguidade Clássica.
Formas mais sofisticadas de cerâmica antiga e a invenção da roda de oleiro;.
Formas elaboradas de arte religiosa, exemplificadas pela arquitetura da pirâmide egípcia;.
Escultura de relevo narrativa, como a pedra vertical ou lajes de madeira conhecidas como estelas;.

Como se define a Antiguidade Clássica?

A Antiguidade Clássica refere-se principalmente às civilizações grega e romana, que estariam na gênese da formação da civilização europeia.

Quais as características de uma civilização clássica?

Eles se organizavam em genos, ou seja, famílias numerosas compostas por aqueles que acreditavam ter a mesma descendência, e compunham as pólis, cidades-Estado autônomas, onde eles eram os helenos e quem tinha uma cultura diferente era chamado de bárbaro. As cidades-Estado de maior destaque foram Esparta e Atenas.

Quem representa a Antiguidade Clássica?

São grandes exemplos Sócrates, Platão, Aristóteles, Demócrito e vários outros na filosofia; Heródoto na história; Anaximandro na geografia; Hipócrates na medicina; Ésquilo, Sófocles e Eurípedes no teatro; Apeles na pintura; Fídias na escultura; Arquimedes na matemática; Aristarco, Eratóstenes e Hiparco na astronomia, e ...