Quais são as características da pirâmide etária de um país emergente?

Quais são as características da pirâmide etária de um país emergente?

Analise a demografia de países em desenvolvimento, emergentes e desenvolvidos, com base na reportagem de VEJA 2390, 10 de agosto de 2014, "Fofinhos, mas em baixa"

Uma das maneiras de entender os desafios que um país enfrenta ou enfrentará é olhar para a estrutura etária da população, ou seja, a maneira como seus habitantes estão distribuídos de acordo com a faixa etária e o sexo. Em geral, divide-se a população em três grupos etários:

  • jovens, entre 0 e 14 anos,
  • adultos, entre 15 e 59 anos,
  • idosos, a partir dos 60 anos.

Uma forma gráfica eficiente de visualizarmos a estrutura etária de uma população é por meio da chamada pirâmide etária, um gráfico de barras que exibe os dados por idade para homens e mulheres.

Na pirâmide etária, os grupos etários podem ser divididos por cores e, no interior de cada grupo, há barras com sub-faixas etárias. É possível dividir a pirâmide em três partes: a base, composta pelo grupo de jovens (0 a 19 anos); o corpo, composto pelo grupo de adultos (20 a 59 anos); e o ápice, composto pelo grupo de idosos (60 anos ou mais).

Pirâmide etária brasileira
A base da pirâmide etária brasileira ainda pode ser considera larga, se comparada a de outros países do mundo, ou seja, a proporção de jovens e crianças ainda é consideravelmente numerosa em nosso país.

Atualmente, os setores de saúde e educação não recebem a quantidade suficiente de recursos e muitos adolescentes e crianças não frequentam a escola e/ou vivem em condições precárias de saúde. Isso indica a necessidade de o governo criar mais escolas e universidades, além de melhorar o atendimento nos postos de saúde para esse grupo.

A tendência primeira é aumentar a quantidade de adultos ao mesmo tempo em que diminui a de crianças e jovens. Na etapa seguinte, descresce também a de adultos, ao passo que a de idosos aumenta. Assim, parte intermediária da pirâmide mostra que a população adulta diminui gradativamente, conforme vão aumentando as faixas de idade.

A população adulta é essencial para um país, pois é a parte da população economicamente ativa, que trabalha e produz riquezas para o país. Com o aumento da população adulta no decorrer dos próximos anos, conclui-se que será necessária maior oferta de emprego. O topo da pirâmide ainda indica uma proporção menor de idosos sobre o total da população brasileira, cerca de 10% da população absoluta (população total) do país. O crescimento na proporção desse grupo etário, entretanto, revela que o país deve também melhorar a assistência aos idosos, em programas de saúde, medicamentos, e assistência hospitalar, assim como repensar a previdência social.

Assim, ainda que a população brasileira tenha como característica marcante a grande quantidade de jovens e de adultos, é notório o rápido crescimento da proporção de idosos no total da população. A velocidade desse crescimento está ligada ao aumento na expectativa de vida dos brasileiros:

  • Na década de 1940 a expectativa de vida não ultrapassava os 46 anos;
  • No final da década de 2000 a expectativa dos brasileiros era viver cerca de 73 anos;
  • Na década de 1960 a expectativa de vida alcançou os 52 anos;

E a expectativa é que os brasileiros vivam mais de 80 anos na década que vem.

É possível, dessa forma, perceber que, diante das mudanças demográficas, uma série de transformações de ordem socioeconômica e cultural se impõem diante de nossa sociedade. E, para tal, são necessárias políticas públicas que deem conta dessa demanda. A partir desses contexto e pressupostos, quais são as políticas que olham para essa mudança no Brasil? Por que os outros países têm estruturas etárias tão diversas? O que elas dizem sobre a situação econômico-social do país? Como os outros países, como os Estados Unidos e a Finlândia, lidaram com essas transformações na sua história? Essas são excelentes indagações como sugestão de pesquisa para os alunos!



Três Gerações/Aquário em Santos-litoral paulista
Crescimento populacional e estrutura etária.

A distribuição da população por faixas de idade em um país é consequência das taxas de crescimento populacional, da expectativa de vida e das migrações. A população é geralmente agrupada em três faixas etárias:
Jovens (O-14 anos)
Adultos (15-64 anos)
Idosos (acima de 65 anos)

Pirâmide etária também conhecida como pirâmide demográfica ou pirâmide populacional é uma ilustração gráfica que mostra a distribuição de diferentes grupos etários em uma população (tipicamente de um país ou região do mundo), em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide. Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional. É baseado numa estrutura etária da população, ou seja, a repartição da população por idades.

Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo;
a base representa o grupo jovem (até 19 anos);
a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos);
e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos).

As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo. Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população. É possível perceber que quanto mais desenvolvido econômicamente e socialmente é o país, mais sua pirâmide terá uma forma retangular.

Classificação por idade

Existem duas formas de classificação. Tanto uma como a outra levam em conta, de forma aproximada, a relação que existe entre a idade biológica e a idade profissional: PEA (População Economicamente Ativa).

Quais são as características da pirâmide etária de um país emergente?

Estrutura etária em países desenvolvidos

Nos países desenvolvidos, a estrutura etária é caracterizada pela presença marcante da população adulta e de uma porcentagem expressiva de idosos, consequência do baixo crescimento vegetativo e da elevada expectativa de vida. Essa situação tem levado às reformas sociais, particularmente, no sistema previdenciário em diversos países do mundo, já que o envelhecimento da população obriga o Estado a destinar boa parte de seus recursos econômicos para a aposentadoria.

Quais são as características da pirâmide etária de um país emergente?

Estrutura etária em países subdesenvolvidos.
Quais são as características da pirâmide etária de um país emergente?

Nos países subdesenvolvidos os jovens superam os adultos e os idosos, consequência do alto crescimento vegetativo e da baixa expectativa de vida. Essa situação coloca os países subdesenvolvidos numa situação de desvantagem, particularmente os pobres que possuem famílias mais numerosas: sustentar um número maior de filhos limita as possibilidades do Estado e da família em oferecer uma formação de boa qualidade, coloca a criança no mercado de trabalho e reproduz o círculo vicioso da pobreza e da miséria ao dificultar a possibilidade de ascensão social futura.

Países emergentes – Brasil.

No caso do Brasil, e de outros países classificados como "emergentes", a proporção de jovens tem diminuído a cada ano, ao passo que o índice da população idosa vem aumentando. Essa é uma das razões das mudanças recentes no sistema de previdência social, com estabelecimento de idade mínima para a aposentadoria e teto máximo para pagamento ao aposentado.

fonte:revista.vestibular.uerj.br

Pirâmides etárias

Quais são as características da pirâmide etária de um país emergente?
As pirâmides etárias são representações gráficas (histograma) da população classificada por sexo e idade. No eixo vertical (y) estão indicadas as diversas faixas etárias, enquanto que no eixo horizontal (x) está indicada a quantidade de população: as barras da esquerda representam a população masculina e as barras da direita representam a população feminina. Observe duas pirâmides etárias correspondentes a dois países que apresentam um perfil sócio-econômico bastante diferente.


A Forma da Pirâmide

A forma da pirâmide está associada ao nível de desenvolvimento do país. As pirâmides com forma irregular, topo largo e base estreita, correspondem aos países com predomínio de população adulta e população envelhecida, caso dos países desenvolvidos que atingiram ou estão próximos de atingir a fase de estabilização demográfica. As pirâmides de base larga e forma triangular representam países com população predominante jovem e baixa expectativa de vida, caso dos países subdesenvolvidos, em fase de crescimento acelerado, ainda na primeira fase da transição demográfica.


Pirâmide Etária No Brasil

No Brasil, a pirâmide etária tem se modificado a cada década. Sua forma revela uma situação intermediária entre as duas primeiras pirâmides apresentadas, de acordo com as alterações recentes ocorridas do padrão demográfico brasileiro. Observe estas mudanças através da sobreposição das pirâmides de 1980 a 2000.

Quais são as características da pirâmide etária de um país emergente?

Quais são as características da pirâmide etária de um país emergente?

Quais são as características da pirâmide etária de um país emergente?

Quais são as características da pirâmide etária de um país emergente?


Reitera-se, assim, que nas últimas três décadas o Brasil registrou uma queda da taxa de natalidade mais intensa do que a queda da taxa de mortalidade. Consequentemente, o índice de crescimento vegetativo caiu de 2,5% ao ano em 1960 para 1,38% em 1996. Atualmente, é de 1,32%.

ATIVIDADE:
1- ATUALMENTE COMO SE ENCONTRA A PIRÂMIDE ETÁRIA DO BRASIL?
2- EXPLIQUE O QUE É TAXA DE FECUNDIDADE, QUANTO ERA EM 2000 E 2010 ?
3- EXPLIQUE O QUE É A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA) ?
4- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS PARA O PAÍS E PARA A POPULAÇÃO , COM AS MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS ?

Quais são as características de uma pirâmide etária de um país emergente?

As características da pirâmide etária de um país emergente são base fina que aumenta conforme aumenta a idade e que começa a diminuir após os 40 anos, chegando ao um topo longo e fino.

Como costuma ser a pirâmide etária dos países subdesenvolvidos e emergentes?

A pirâmide etária com formato mais triangular é característica dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Isso porque a base apresenta-se mais larga e com pouca altura, significando um alto índice da taxa de natalidade, um maior quantitativo do grupo populacional jovem e a baixa expectativa de vida.

Quais são as características de uma pirâmide etária de um país desenvolvido não desenvolvido e de um país em transição?

A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos é definida por apresentar, na maioria das vezes, características como base alargada, corpo com redução em algumas faixas etárias e topo reduzido. A base alargada indica altas taxas de natalidade, visto que nesses países não é comum políticas de controle de natalidade.

Como costumam ser as pirâmides etárias dos países mais pobres?

( ) A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos apresenta uma base larga e um topo estreito, em virtude da baixa expectativa de vida da população.