Quais são as características essenciais do sistema de classificação dos cinco reinos de Whittaker?

Desde a Antiguidade, diversos modos de classificação dos seres vivos foram propostos a fim de facilitar o estudo sobre esses organismos e de se compreender suas relações evolutivas. Os critérios utilizados para agrupá-los são variados, o que faz com que esses sistemas sejam constantemente modificados e aprimorados.

Os primeiros sistemas de classificação eram bastante simples e, como os recursos tecnológicos eram escassos, baseavam-se nas características macroscópicas de cada ser e seus hábitos de vida. Por essa razão, os organismos foram classificados inicialmente por Lineu em dois reinos: Animal e Vegetal.

Quais são as características essenciais do sistema de classificação dos cinco reinos de Whittaker?

Os protozoários fazem parte do reino Protoctista

Com o avanço da tecnologia, iniciou-se o estudo de seres microscópicos e, com isso, surgiu um uma nova classificação. Em 1866, o termo protista foi proposto para designar organismos eucariontes que não se enquadravam nos reinos Animal e Vegetal. Anos depois os protistas foram promovidos a reino.

Copeland, em 1956, sugeriu a criação de um reino para agrupar organismos que poderiam ser considerados como os mais simples da natureza: as bactérias. Surgia aí o sistema de quatro reinos, bem como o Reino Monera, onde estavam inseridos os seres procariontes.

Quais são as características essenciais do sistema de classificação dos cinco reinos de Whittaker?

Os fungos fazem parte do reino Fungi

Posteriormente, em 1969, surgiu o sistema de cinco reinos proposto por Whittaker. Sem dúvidas, esse é o sistema mais utilizado, apesar de existirem outras classificações. De acordo com o sistema de Whittaker, temos os reinos: Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae.

→ Reino Monera: Agrupa organismos unicelulares procariontes, ou seja, que possuem apenas uma célula sem núcleo delimitado por uma membrana. Exemplos: Bactérias e cianobactérias.

→ Reino Protista (Atualmente chamado de Protoctista): Reúne seres unicelulares e pluricelulares, eucariontes, autotróficos ou heterotróficos. Exemplo: algas e protozoários.

A mudança de denominação do Reino Protista para Protoctista ocorreu na década de 1980 e foi proposta por Margulis e Schwartz. Além da mudança dos nomes, as pesquisadoras incluíram nesse grupo as algas multicelulares e alguns fungos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Reino Fungi: Agrupa seres eucariontes, que, em sua maioria, é pluricelular, e heterotróficos. Exemplos: Cogumelos, bolores e levedos.

Quais são as características essenciais do sistema de classificação dos cinco reinos de Whittaker?

As plantas fazem parte do reino Plantae

→ Reino Plantae ou Metaphyta : Engloba os organismos eucariontes, pluricelulares e com nutrição autotrófica. Exemplo: Musgos, samambaias, araucárias e mangueira.

→ Reino Animalia ou Metazoa: Inclui os organismos eucariontes, heterotróficos e que apresentam nutrição heterotrófica. Exemplo: Homem, cachorro, vaca e aves.

Quais são as características essenciais do sistema de classificação dos cinco reinos de Whittaker?

Os animais fazem parte do reino Animalia

Além dessa classificação, atualmente se admite que todos os organismos estão incluídos em três grandes domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Essa classificação foi proposta por Carl Woese, em 1990, e criada por meio de dados de análise de nucleotídeos de RNA ribossômico.

O domínio Bacteria agrupa todas as bactérias verdadeiras ou simplesmente bactérias. O domínio Archaeae inclui todas as arqueas, que anteriormente eram consideradas erroneamente como grupo basal das bactérias. O domínio Eukarya, por sua vez, é composto por todos os organismos eucariontes existentes, estando inclusos nesse grupo, portanto, os reinos Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

Como os livros didáticos e a maioria dos professores ainda adotam a classificação proposta por Whittaker, aqui você encontrará textos que obedecem a esse sistema.

Bons estudos!

Atenção: Os vírus são um grupo bastante peculiar em virtude da ausência de células. Por isso, eles não são classificados dentro dos reinos dos seres vivos. Vale destacar que esses organismos são incapazes de viver sem uma célula, sendo considerados parasitas intracelulares obrigatórios.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A classificação dos seres vivos é feita em cinco reinos (animal, vegetal, protista, fungi e monera), que engloba 8,7 milhões de espécies.

Você sabia que no planeta terra existem milhões de seres vivos? Pois é, é um número bem grande. A solução para organizar isso foi a classificação dos seres vivos em cinco reinos.

Desse modo, os seres ficam organizados e fica mais fácil estudar sobre cada tipo de ser vivo. Até porque, a gente consegue ver seres vivos como animais e plantas.

No entanto, existem seres que não podem ser vistos a olho nu. Enfim, no texto de hoje eu vou te contar quais são os cinco reinos dos seres vivos.

A criação dos cinco reinos

O filósofo grego Aristóteles observou há cerca de 2.400 anos, que a biodiversidade do planeta tinha origem vegetal ou animal.

Muito tempo depois, o naturalista sueco Carl Von Linnée (1707 – 1779), conhecido como Lineu, fez outras observações.

Com isso, ele definiu como critério de classificação as características estruturais e anatômicas. Já em 1866, houve uma nova mudança.

O biólogo alemão Ernst Haeckel (1834 – 1919) defendeu a criação de mais dois reinos. Ele sugeriu os reinos protista e monera. Logo, os reinos passaram a ser quatro: animal, vegetal, protista e monera.

Por fim, o ecólogo norte-americano Robert Whittaker classificou os seres vivos em cinco reinos.

Em síntese, o sistema de quatro reinos foi para cinco reinos, pois Whittaker comprovou em 1959, que os fungos não são organismos vegetais.

Com isso, uma década depois ele propôs a criação do reino Fungi. Isso para separar os fungos e as plantas.

A teoria de Whittaker teve uma forte aceitação da comunidade científica. Sendo assim, a classificação de seres vivos passou a ser  feita em cinco reinos.

Quais são as características essenciais do sistema de classificação dos cinco reinos de Whittaker?

Charles Darwin (1809 – 1882) também ajudou na classificação dos seres vivos. Isso porque, foi a sua teoria evolutiva e da noção de ancestral comum que originou as espécies atuais.

Ele até criou a “genealogias de seres vivos”. Trata-se de diagramas que representam as relações de parentesco evolutivo entre as espécies.

Nomes dos seres vivos

Você já parou para pensar que o mesmo animal é chamado por nomes diferentes, de acordo com a região? Para não virar uma bagunça, foi adotada uma nomenclatura científica no mundo todo.

Foi Lineu, quem criou a nomenclatura binominal. Com isso, os nomes dos seres são compostos por dois nomes. O 1º nome é escrito em letra maiúscula e indica o gênero.

Por fim, o 2º nome é escrito em letra minúscula e aponta a espécie. Além disso, os nomes são escritos em latim e devem ser destacados em itálico ou grifados. Por exemplo, o nome científico do cão é Canis familiaris.

Como é feita a classificação dos seres vivos?

Na classificação biológica usa-se categorias. As categorias, servem para agrupar os organismos de acordo com as suas semelhanças. Por exemplo, a categoria básica é a espécie.

Sendo que ela é definida por seres semelhantes que podem se reproduzir e gerar descendentes férteis. Existe ainda o gênero, que reúne os animais da mesma espécie.

Os animais que fazem parte do mesmo gênero formam as famílias. As famílias são agrupadas em ordens.

Depois disso, as ordens são agrupadas em classes. Elas são então reunidas em filos e, por fim, em reinos. Dessa forma, os reinos são a última categoria na hierarquia.

Enfim, os reinos biológicos são uma forma de classificar os seres vivos. Isso de acordo com a relação de parentesco na história da evolução.

Quais são as características essenciais do sistema de classificação dos cinco reinos de Whittaker?

Sendo assim, todas as espécies que fazem parte dos cinco reinos, têm antepassados em comum. 

Dessa forma, além dos reinos dos seres vivos, também existem categorias taxonômicas dentro do sistema de classificação. Desse modo, as categorias são:

  • Domínio;
  • Filo;
  • Classe;
  • Ordem;
  • Família;
  • Gênero;
  • Espécie.

Sendo que elas seguem uma ordem hierárquica e são subordinadas entre si. Isso significa que o domínio engloba o reino. Já o reino inclui o filo e por aí vai.

Vale destacar que são cinco os reinos mais reconhecidos hoje em dia. No entanto, algumas teorias recentes situam os seres vivos em seis ou sete grupos.

Sendo que, no total, esses cinco reinos agrupam 8,7 milhões de espécies que habitam o planeta. Isso de acordo com as estimativas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Características

As espécies que compõem um reino, têm características em comum. Isso em relação ao desenvolvimento e funcionamento. Sendo assim, as relações de parentesco que formam os reinos são:

1- Nutrição: Pode ser autotrófica ou heterotrófica. Na primeira, o ser produz o próprio alimento. Já na segunda, o ser se alimenta de outros seres vivos.

2- Organização celular: Na unicelular, o ser tem apenas uma célula. Na pluricelular, ele tem duas ou mais células.

Quais são as características essenciais do sistema de classificação dos cinco reinos de Whittaker?

3- Tipologia celular: Os eucariontes tem o material genético rodeado por uma membrana. Por outro lado, os procariontes não têm essa membrana.

4- Respiração: Na respiração aeróbica o ser precisa de oxigênio. Na respiração anaeróbica não precisa. 

5- Reprodução: Pode ser sexuada, assexuada ou por esporos.

6- Locomoção: Por fim, a locomoção pode ser autônoma ou imóvel.

Quais são os cinco reinos?

Os cinco reinos são:

1- Reino animal

É tido como o reino mais evoluído. O reino animália se divide entre: vertebrados e invertebrados.

Quais são as características essenciais do sistema de classificação dos cinco reinos de Whittaker?

Os animais são seres:

  • Eucariontes;
  • Pluricelulares; 
  • Sexual;
  • Podem se deslocar;
  • Alimentação heterotrófica;
  • Respiração aeróbica.

Em resumo, esse reino é um dos reinos mais biodiversos. Desse modo, ele conta com seres como:

  • Mamíferos;
  • Anfíbios;
  • Moluscos;
  • Aves;
  • Peixes;
  • Enfim, outros vários tipos de seres.

2- Reino vegetal

O reino Plantae é um dos mais antigos. Ele é formado por plantas e outras espécies vegetais. Desse modo, o reino vegetal é:

  • Pluricelular;
  • Eucariontes;
  • Imóvel;
  • Autotrófico;
  • Sexuado e assexuado.

Vale destacar que esses seres são essenciais para a vida na terra, já que eles liberam oxigênio. Isso por meio da fotossíntese.

Quais são as características essenciais do sistema de classificação dos cinco reinos de Whittaker?

3- Reino fungi

O 3º dentre os cinco reinos, é o reino dos fungos. Dessa forma, este reino abrange as leveduras, os bolores e todos os tipos de cogumelos. Os seres do reino fungi são:

  • Pluricelulares;
  • Aeróbios;
  • Eucariontes;
  • Heterotróficos.

Vale destacar que esses seres parasitam outros seres vivos para se alimentar e se reproduzir por meio de esporos.

4- Reino protista

Este é o reino mais primitivo dos eucariontes. Dessa forma, os outros grupos derivam deste reino.

Em resumo, o reino protista é parafilético. Ou seja, possuem ancestral em comum mas não conta com todos os seus descendentes.

Além disso, ele engloba os organismos eucariontes que não são animais, nem fungos, nem plantas.

5- Reino monera

Por fim, o 5º dentre os cinco reinos é o monera. Este reino é composto por seres vivos microscópicos. Ele engloba os organismos procariontes. Ou seja, as arqueas e bactérias. Sendo que eles são seres unicelulares sem núcleo definido.

Quais são as características essenciais do sistema de classificação dos cinco reinos de Whittaker?

Além disso, em sua maior parte, as bactérias são aeróbias e heterotróficas. Já as arqueas, de maneira geral, são anaeróbias e tem metabolismo quimiossintético.

Enfim, gostou de aprender sobre a classificação dos seres vivos? O que é plasma? Tipos, características e exemplos de matéria

Em quais características se baseia o sistema de classificação de Whittaker?

Em 1969, Whittaker propôs um sistema de classificação em cinco Reinos, introduzindo o Reino Fungi (seres decompositores). Foram três os critérios que estiveram na base: nível de organização celular (tipo e número de células), tipo de nutrição e interação nos ecossistemas.

Quais são as principais características dos cinco reinos?

Reino Fungi: engloba organismos unicelulares e multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Como exemplo, podemos citar os bolores, cogumelos e levedos. → Reino Plantae ou Metaphyta: inclui organismos multicelulares, eucariontes e, com exceção das plantas parasitas, autotróficos, ou seja, que produzem seu alimento.

Quais são os cinco reinos de classificação dos organismos vivos por Whittaker?

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Quais são os três critérios básicos de classificação dos seres vivos Segundo o cientista Robert Whittaker?

O novo sistema apresentado tinha subjacente três critérios principais: nível de organização celular – diferencia as células procarióticas das eucarióticas e a unicelularidade da multicelularidade. modo de nutrição – modo como o organismo obtém o alimento.