Quais são as doenças crônicas que a atividade física previne ou ajuda a melhorar?

Doenças crônicas são aquelas que geralmente passam por período superior a seis meses e não consegue resolver o problema em um curto espaço de tempo. Alguns exemplos de doenças crônicas são: diabetes, hipertensão, asma, AIDS, entre outras. Segundo pesquisa feita pelo site oficial do Brasil em 2014, cerca de 57,4 milhões de pessoas tem doença crônica e esses dados vêm aumentando gradativamente. O que podemos fazer para colaborar com saúde do indivíduo que possui doença crônica? Exercício físico.

O Exercício físico é um aliado ao combate de vários tipos de doenças crônicas como diabetes, cardiopatia, hipertensão, entre outras. Segundo os médicos a prática de exercícios físicos ajuda o paciente a diminuir o consumo de remédios e em alguns casos deixe de tomá-los. As pessoas têm dúvidas se podem ou não praticar, por isso é importante que a prática de exercício físico deva ser liberada pelo médico e orientada por um profissional de educação física que possua experiência na área específica. Não temos dúvidas que o exercício físico não é apenas benéfico para manter o corpo em forma, ele também melhora a resistência, alivia as dores e ajuda no bem estar de pessoas que se tornaram reféns de doenças sem cura. Abaixo citamos alguns exemplos de doenças e problemas de saúde que podem ser evitados com a prática regular de exercícios físicos:

Hipertensão arterial - A atividade física pode reduzir a pressão arterial de pessoas hipertensas. Além disso, reduz a gordura corporal, que também está relacionada com níveis elevados de pressão arterial;

Diabetes - No caso de pessoas que não dependem da insulina, os exercícios físicos reduzem a gordura corporal e ajudam a prevenir e controlar a doença;

Obesidade - A atividade física ajuda a reduzir a gordura corporal e aumentar a massa muscular, provocando o aumento do consumo de calorias pelo organismo. Em associação com uma alimentação adequada, ajuda a controlar o peso e combater a obesidade, importante fator de risco para várias doenças;

Dor lombar - Melhorando a força muscular, a flexibilidade e a postura, a atividade física ajuda a prevenir dores lombares;

Osteoporose - Os exercícios físicos favorecem a formação dos ossos e podem evitar a perda óssea associada ao envelhecimento.

Cuide de sua saúde, procure a orientação de um médico e pratique exercício físico.

Fonte: www.brasil.gov.br
             www.educacaofisica.com.br

Os benefícios dos exercícios físicos para pessoas que não sofrem de nenhuma doença crônica são amplamente debatidos. Além de adotar hábitos mais saudáveis de sair da inércia comum ao sedentarismo, a prática de exercícios é recomendada a todas as pessoas – inclusive àquelas que possuem doenças crônicas. Os exercícios indicados para cada tipo de doença crônica são:

1 – Corrida:

a caminhada em ritmo intenso que, posteriormente pode virar corrida é indicada a pessoas com hipertensão, diabetes tipo II, asma, bronquite e obesidade. Como esses exercícios trabalham a respiração e a queima de calorias e, consequentemente, o emagrecimento, a caminhada e a corrida são ideais para pessoas com problemas respiratórios pois ensinam a controlar a respiração.

2 – Musculação:

indicada para pessoas com osteoporose, câncer, insuficiência renal, fibromialgia, hérnia de disco e varizes. A musculação trabalha a repetição de exercícios para fortalecimento da musculatura. Com pesos adequados, os exercícios realizados na musculação reduzem o risco de fraturas, diminuem o risco de acidentes vasculares, melhoram a circulação, o sono e diminuem até a perda de força muscular e densidade mineral óssea.

3 – Natação e hidroginástica:

indicadas para doenças respiratórias, osteoporose e câncer. A natação, assim como a corrida, ensina a controlar a respiração. A hidroginástica é um exercício sem impactos de força óssea e muscular, o que faz com que a repetição de exercícios seja livre de dores. A hidroginástica também trabalha a circulação e o tônus muscular.

4 – Exercícios funcionais:

muito famosos atualmente, os exercícios funcionais ensinam a trabalhar o corpo a partir de movimentos comuns do dia a dia como sentar e levantar ou estender roupas. Exercícios funcionais são indicados para todas as pessoas, inclusive as portadoras de doenças crônicas.
Para todos, as recomendações são as mesmas: lembrar de fazer aquecimento e alongamento, a fim de evitar lesões, garantir que as cargas de peso sejam adequadas aos objetivos, além de garantir que um educador físico acompanhe o exercício e saiba a hora de parar em caso de tontura ou fadiga.

Sobre a Clínica Vivere Sanus

A Clínica Vivere Sanus, cujo tema significa vida saudável, surgiu da conversa entre dois ginecologistas, Dr. José Bento de Souza e Dr. Sang Cha, quando o assunto era a reclamação dos homens quanto a falta de um especialista que pudesse avaliar a sua saúde de forma global, atendendo suas necessidades e não limitando apenas as rotinas cardiológicas e urológicas. Homens não gostam de ir ao médico e, com exceção dos urologistas, todos os outros especialistas atendem um número muito maior de mulheres do que de homens. Essa negligência com a própria saúde tem raízes culturais e a relutância muitas vezes está associada à ideia de que admitir a possibilidade de doença é uma “fraqueza” incompatível com a masculinidade. Isso faz com que as doenças nos homens sejam diagnosticadas mais tardiamente, acarretando pior prognóstico e encurtando a expectativa de vida. Frente a esta lacuna, estruturamos a Clínica Vivere Sanus com o objetivo de oferecer uma avaliação minuciosa e ampla da saúde masculina, com a finalidade de prevenir doenças crônicas, oferecer a modulação hormonal quando necessária e corrigir os distúrbios de composição corpórea, em particular a obesidade. De modo geral, o homem não dispõe de tempo para cuidar de sua saúde, e muitas vezes, não possui paciência para fazer todos os exames. Assim, a Clínica Vivere, com intuito de tornar a visita médica mais produtiva e resolutiva possível, oferece aos clientes a possibilidade de realizar todos os exames de imagem e laboratoriais necessários no mesmo dia da consulta, agilizando assim, o diagnóstico e o tratamento. O objetivo final é oferecer ao homem uma vida com qualidade, atuando na nutrição, atividade física, no âmbito psicológico, modulação hormonal e prevenção de doenças crônicas.

Quais as doenças crônicas que a atividade física previne?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardiovasculares (como infarto, AVC e pressão alta), diabetes tipo 2 e diferentes tipos de câncer, além de contribuir para amenizar sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio ...

Quais doenças que praticam atividade física melhora a saúde?

9 doenças que podem melhorar com prática de exercício físico.
1 – Hipertensão melhora com atividade física. ... .
2 – Exercício físico ajuda a tratar Osteoporose. ... .
4 – Como tratar colesterol com atividade física. ... .
5 – Alzheimer pode ter evolução mais lenta com a prática de exercício físico. ... .
6 – Exercício físico para Parkinson..

Quais são as principais doenças crônicas?

Entre as principais DCNT estão: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as DCNT são responsáveis por 63% das mortes no mundo.

Como a atividade física pode auxiliar no tratamento de doenças crônicas?

Os mecanismos que ligam a atividade física à prevenção e ao tratamento de doenças e à incapacidade funcional envolvem principalmente a redução da adiposidade corporal, a queda da pressão arterial, a melhora do perfil lipídico e da sensibilidade à insulina, o aumento do gasto energético, da massa e da força muscular, da ...