Quais são as duas principais responsabilidades da subcamada MAC Ethernet?

Como mostrado na figura, a subcamada MAC Ethernet tem duas responsabilidades principais:

  • Encapsulamento de dados
  • Controle de acesso ao meio

Encapsulamento de dados

O processo de encapsulamento de dados inclui a montagem de quadros antes da transmissão e a desmontagem do quadro mediante o recebimento de um quadro. Ao formar o quadro, a camada MAC adiciona um cabeçalho e um trailer à PDU de camada de rede.

O encapsulamento de dados fornece três funções principais:

  • Delimitação de quadro: o processo de enquadramento oferece delimitadores importantes que são utilizados para identificar um grupo de bits que compõe um quadro. Esse processo oferece sincronização entre os nós transmissor e receptor.
  • Endereçamento: o processo de encapsulamento também fornece o endereçamento de camada de enlace de dados. Cada cabeçalho de Ethernet adicionado ao quadro contém o endereço físico (endereço MAC) que permite que um quadro seja entregue a um nó destino.
  • Detecção de erros: cada quadro Ethernet contém um trailer com verificação de redundância cíclica (CRC) do conteúdo do quadro. Depois do recebimento de um quadro, o nó receptor cria uma CRC para comparar com a que está no quadro. Se esses dois cálculos de CRC corresponderem, será possível ter certeza de que o quadro foi recebido sem erros.

O uso de quadros ajuda na transmissão de bits, pois eles são colocados no meio e no agrupamento de bits no nó receptor.

Controle de Acesso ao Meio

A segunda responsabilidade da subcamada MAC é o controle de acesso à mídia. O controle de acesso à mídia é responsável pela colocação e remoção de quadros no meio físico. Como o nome diz, controla o acesso ao meio físico. Essa subcamada se comunica diretamente com a camada física.

A topologia lógica subjacente da Ethernet é um barramento de multiacesso; portanto, todos os nós (dispositivos) em um único segmento de rede compartilham o meio físico. A Ethernet é um método baseado em contenção de rede. Lembre-se de que um método baseado em contenção, ou método não determinístico, significa que qualquer dispositivo pode tentar transmitir dados pelo meio físico compartilhado sempre que tiver dados para enviar. No entanto, assim como no caso de duas pessoas que tentam falar ao mesmo tempo, se vários dispositivos em um único meio físico tentarem encaminhar dados ao mesmo tempo, os dados colidirão gerando dados corrompidos e inutilizáveis. Por isso, a Ethernet fornece um método para controlar como os nós compartilham o acesso com o uso de uma tecnologia de Acesso múltiplo com verificação de portadora (CSMA).

Quais são as duas principais responsabilidades da subcamada MAC Ethernet escolha duas?

O uso de quadros ajuda na transmissão de bits, pois eles são colocados no meio e no agrupamento de bits no nó receptor. A segunda responsabilidade da subcamada MAC é o controle de acesso à mídia. O controle de acesso à mídia é responsável pela colocação e remoção de quadros no meio físico.

Qual é a responsabilidade da subcamada MAC?

A subcamada MAC é responsável por determinar como o canal será alocado e a LLC, também chamada de Enlace Lógico, oculta as diferenças entre as variações do 802.

Quais duas funções são executadas na subcamada MAC?

A subcamada MAC (Media Access Control) é responsável pela colocação e recuperação de frames dentro e fora da mídia. A subcamada MAC também é responsável por adicionar um cabeçalho e um trailer à unidade de dados de protocolo da camada de rede (PDU).

O que é a camada MAC?

Media Access Control ou MAC (Português: Controle de Acesso ao Meio) é um termo utilizado em redes de computadores para designar parte da camada de enlace, camada número 2 segundo o modelo OSI de 7 camadas (física, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação).