Quais são as mudanças que o aumento da expectativa de vida e a queda das taxas de fecundidade podem provocar na estrutura etária da população?

O aumento da expectativa de vida da população mundial e a diminuição das taxas de fecundidade e mortalidade trazem como consequência seu envelhecimento. Na América Latina e Caribe, a taxa de crescimento do grupo populacional com mais de 60 anos no período de 2015-2020 é de 3,77%, maior que a taxa esperada em nível mundial. O envelhecimento da população está progredindo mais rapidamente em países em desenvolvimento, inclusive naqueles que também apresentam uma grande população jovem, como é o caso do Brasil.

O envelhecimento é um triunfo do desenvolvimento. O aumento da longevidade é uma grande conquista da humanidade, que ocorre devido à melhoras na nutrição, nas condições sanitárias, nos avanços da medicina, nos conduidados com a saúde, no ensino e no bem-estar econômico.

Mas este rápido envelhecimento da população da América Latina também mostra desafios importantes, uma vez que a região continua sendo a mais desigual em nível mundial e não alcançou os índices de desenvolvimento humano de outras regiões com níveis similares de envelhecimento.

Em 1991, os princípios das Nações Unidas sobre pessoas idosas estabeleceram a independência, participação, cuidados, realização pessoal e dignidade das pessoas maiores de 60 anos. Vinte anos depois, em 2002, o Plano de Ação Internacional de Madrid sobre o Envelhecimento retomou o tema e estabeleceu recomendações específicas com base em três eixos prioritários:

1) Pessoas idosas e desenvolvimento
2) Fomentar a saúde e bem-estar até a velhice
3) Criar ambientes propícios e favoráveis ao envelhecimento

Atualmente, o Brasil se encontra na categoria de envelhecimento moderado, em que as taxas de fecundidade e mortalidade estão em queda. Esta etapa mantém uma proporção importante de jovens, mas a população idosa começa a aumentar. Em cerca de 20 anos, a população brasileira será considerada envelhecida.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2015) cerca de 14% das mulheres brasileiras têm mais de 60 anos, ao passo que 11,9% dos homens estão no mesmo grupo etário. A população de pessoas com mais de 60 anos aumentou de 2% a 12% entre 1960 e 2014 e duplicou-se em apenas 34 anos – 6% em 1980 e 12% em 2014). O grupo etário que mais cresce no Brasil é o de pessoas com 80 anos ou mais.

Para um envelhecimento saudável, é necessário impulsionar políticas adequadas para alcançar o desenvolvimento sustentável e equitativo, ao mesmo tempo que zela pelos direitos da população idosa. 

Com estes exercícios sobre envelhecimento populacional, você pode verificar seus conhecimentos sobre as mudanças na pirâmide etária da população mundial. Publicado por: Amarolina Ribeiro

O envelhecimento populacional é um fenômeno que ocorre em escala global e, em especial, nos países desenvolvidos. É fato que esse processo traz consigo questões problemáticas na área social desses países. Quais são os fatores que caracterizam esse processo?

a) Aumento global das taxas de natalidade e mortalidade infantil.

b) Crescimento expressivo da taxa de fecundidade, especialmente nos países desenvolvidos.

c) Diminuição da população relativa, especialmente nos países subdesenvolvidos.

d) O constante aumento da expectativa de vida e a queda de fecundidade.

e) Diminuição da expectativa de vida e aumento da taxa de fecundidade.

(Fatec) A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando:

I. a diminuição das taxas de natalidade.

II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.

III. o aumento da expectativa de vida.

IV. o aumento das taxas de fecundidade.

Estão corretos SOMENTE os itens

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1950, existiam 250 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no planeta. Esse número quase triplicou até o ano 2000, somando 606 milhões de pessoas. Esse aumento contínuo e expressivo do número de idosos no mundo deve-se a vários fatores, exceto:

a) Hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de atividade física.

b) Melhoria na qualidade de vida da população idosa.

c) Avanços da medicina e da produção de medicamentos.

d) Acompanhamento médico e cuidados com a alimentação.

e) Diminuição da expectativa de vida.

(UEM) Leia com atenção a notícia que se segue:

França pagará 750 euros mensais por terceiro filho

O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro-ministro do país, Dominique Villepin.

Folha de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.

A medida anunciada pelo governo francês está diretamente relacionada:

a) à política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada pela França nas últimas décadas.

b) às elevadas taxas de natalidade verificadas no país e em toda a Europa.

c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados.

d) à aproximação do governo francês com as ideias da Igreja Católica, que proíbe o uso de métodos contraceptivos não naturais.

e) à ideia imperialista de que o poderio econômico de uma nação está diretamente ligado ao tamanho de sua população.

Por um conjunto de fatores, em sua maioria relacionados com as condições de educação e saúde, as expectativas de vida são mais elevadas nos países desenvolvidos. Assinale a alternativa em que a expectativa de vida apresentada está incorreta:

a) Suíça (81,4 anos)

b) Canadá (80,4 anos)

c) Bolívia (80,7 anos)

d) Japão (82,4 anos)

e) França (81,4 anos)

respostas

Letra D

Resposta: O envelhecimento da população ocorre por dois fatores, que têm ocorrido de maneira concomitante nos países desenvolvidos: um aumento gradual e constante na expectativa de vida (o que ocasiona um aumento no número de idosos) e a expressiva queda na taxa de fecundidade (quantidade de filhos por mulher).

Voltar a questão

Letra B

Resposta: No Brasil, assim como em muitos países (em especial os desenvolvidos e em desenvolvimento), tem ocorrido a diminuição das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida. Essa transição demográfica pode ser percebida pela alteração na pirâmide etária.

Voltar a questão

Letra E

O aumento da expectativa de vida deve-se, especialmente, aos avanços da medicina e da produção de medicamentos e à utilização de novas tecnologias aplicadas em favor da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Além disso, tem havido um maior esclarecimento da população no que se refere à aquisição de hábitos de vida mais saudáveis, como a prática de atividade física, acompanhamento médico e cuidados com a alimentação.

Voltar a questão

Letra E

O continente que possui o maior número de idosos em relação à população total é a Europa. Em 2009, os habitantes europeus com idade superior a 60 anos correspondiam a 20% da população total do continente. Estima-se que essa população atinja 37% até 2050.

A França tem sentido, no sistema de previdência social, os impactos do envelhecimento da população. Com a diminuição do número de jovens e crescimento da população idosa, o sistema de aposentadoria encontra-se à beira do colapso. As contribuições da população ativa já não são suficientes para pagar as aposentadorias da crescente população idosa.

Voltar a questão

Letra C

A Bolívia é um dos países mais pobres da América do Sul, o que reflete na expectativa de vida, que é a segunda menor da América do Sul: 63,7 anos, ficando na frente apenas da Guiana.

Voltar a questão

Quais são as mudanças que o aumento da expectativa de vida e a queda das taxas de fecundidade podem provocar na estrutura etária da população?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Quais são as mudanças que o aumento da expectativa de vida e a queda das taxas de fecundidade podem provocar na estrutura etária da população?

Dessa forma, com as diminuições das taxas de fecundidade, há o aumento da população jovem e adulta, corroborando a terceira fase da transição demográfica. Assim, o envelhecimento populacional no Brasil é um fator inevitável, o que deve ser visto com atenção e cautela pelo Estado.

Quais são as mudanças que o aumento da expectativa de vida e a queda das?

Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.

Qual e a principal consequência do aumento da expectativa de vida e da queda da taxa de fertilidade da população mundial?

O aumento da expectativa de vida da população mundial e a diminuição das taxas de fecundidade e mortalidade trazem como consequência seu envelhecimento.

O que o aumento da expectativa de vida tem provocado?

A esperança de vida dos brasileiros aumentou, isso segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Vários foram os fatores que propiciaram essa ascensão, dentre muitos, o crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, aumento do consumo, entre outros.