Quais são as principais características da agricultura de subsistência

Apesar de a expansão do modo capitalista de produção agrícola ter intensificado a mecanização do campo, a utilização de defensivos e a introdução da genética e da biotecnologia, a agricultura de subsistência continua sendo praticada em vários países do mundo, em especial no continente africano, asiático e na América Latina.

A agricultura de subsistência é uma modalidade que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido, ou seja, ela visa suprir as necessidades alimentares das famílias rurais.

Essa vertente de produção é desenvolvida, normalmente, em pequenas propriedades (minifúndios) e com mão de obra de famílias camponesas ou por comunidades rurais. É marcada pela utilização de métodos tradicionais de cultivo, com pouco (ou nenhum) recurso tecnológico, baixa produção, cultivo de gêneros alimentícios – arroz, mandioca, feijão, batata, milho, hortaliças, frutas, etc. –, em que o excedente é trocado por outros produtos ou comercializado.

Os objetos usados durante o cultivo são o arado de tração animal, enxada, machado, foice, adubo natural, etc. Uma das principais vantagens da agricultura de subsistência é a qualidade dos produtos, visto que não são utilizados agrotóxicos, conservantes e nem produtos químicos, proporcionado, assim, alimentos muito mais saudáveis.

Famílias camponesas tentam resistir aos empecilhos gerados por esse modelo: baixa produtividade, dificuldade para conseguir empréstimos e a falta de auxílio dos grandes produtores e de empresas. No entanto, muitos persistem e conseguem dar continuidade em suas atividades sem serem corrompidos pelo modelo capitalista, que está causando uma grande alteração na estrutura fundiária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as características da agricultura da subsistência?

A agricultura de subsistência é uma modalidade de cultivo de terra que consiste na produção de alimentos para manter o agricultor e sua família, com uma pequena porção destinada ao comércio em sua comunidade.

O que e agricultura de subsistência e quais as características dessa prática tão comum no Brasil?

A agricultura de subsistência pode ser definida como uma prática que ocorre quando fazendeiros cultivam alimentos para atender às próprias necessidades, de suas famílias e de sua comunidade, em pequenas propriedades. Ou seja, é a agricultura para suprimento próprio e não para fins comerciais.

Qual e a importância da agricultura de subsistência?

Além de largamente difundida e de ser a que abriga a maior parte dos produtores rurais no Brasil, a agricultura de subsistência tem um papel importante na garantia da segurança alimentar da população brasileira, não só por garantir o sustento direto das famílias de agricultores, mas pela importância dos excedentes ...

Quais são as principais características da agricultura comercial?

A agricultura comercial utiliza técnicas caracterizadas pela elevada mecanização, como a utilização de tratores, ceifeiras debulhadoras e adubos químicos, além da realização de irrigação com rega computadorizada, tornando a plantação e a distribuição muita mais fácil, rápida e econômica.