Quais são as principais características da hidrografia da região Sudeste?

Hidrografia da Região Sudeste

1119 palavras 5 páginas

Exibir mais

Formada pelos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a Região Sudeste ocupa uma área de 924.266 km2 equivalentes a 10,86% do território nacional, onde se concentravam 67.000.738 habitantes, correspondentes a 42,65% da população brasileira.A Região Sudeste tem ao norte e nordeste o Estado da Bahia, a oeste e noroeste os Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, a leste e sudeste o Oceano Atlântico e ao sul e ao sudoeste, o Estado do Paraná.Altamente urbanizada (90,5%)[4], abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.A região Sudeste apresenta índices socias elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil, 0,824, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per capita do país, R$ 15.468,00. (58,7% )A Região Sudeste não é muito extensa. Ocupando apenas 11% do território brasileiro

A região apresenta vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Piracicaba, Rio Doce. A região também apresenta a nascente do rio São Francisco, na serra da Canastra em Minas Gerais. Os rios da região são utilizados para navegação, mas principalmente para a produção de energia elétrica através de usinas hidrelétricas

Os rios da bacia do São Francisco e da bacia do Paraná banham essa região. Existem outros rios importantes: Jequitinhonha, Doce, Paraíba do Sul e Ribeira do Iguape. Eles deságuam no oceano Atlântico. Os rios da região Sudeste são aproveitados para a

Composta por quatro estados – Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) –, a região Sudeste é a mais populosa e a que tem maior concentração populacional do território brasileiro. É também a região mais rica do País e a que possui a única megalópole do Brasil, São Paulo.

O relevo da região Sudeste é bem variado: por um lado, encontramos superfícies elevadas, como as serras da Mantiqueira, da Canastra e do Mar; e por outro, planícies costeiras, largas, que formam amplas baixadas litorâneas.

No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos. O clima tropical predomina no litoral, com temperaturas altas e duas estações bem marcadas: o verão, chuvoso, e o inverno, seco. E nos planaltos, o clima tropical de altitude, com grandes variações de temperatura.

A vegetação da região Sudeste varia de acordo com o clima, mas a maior parte da vegetação dessa região é formada pela Mata Atlântica, que se encontra bastante devastada por causa da urbanização e da expansão agrícola. No Estado de Minas Gerais, predomina a vegetação de Cerrado e de Caatinga.

O Sudeste possui vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Doce, além da nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Esses rios são muito aproveitados para a produção de energia elétrica.

A população da região Sudeste é predominantemente urbana, ou seja, mora em cidades, e se caracteriza por uma grande diversidade étnica e cultural.

Os primeiros habitantes da região foram os índios, e depois ocorreu a ocupação portuguesa, no século XVI. Posteriormente, os negros foram trazidos para realizarem o trabalho escravo. Porém, foi no fim do século XIX que se expandiu essa diversidade populacional, quando o Sudeste recebeu imigrantes de vários lugares do mundo, para trabalharem nas lavouras de café: vieram italianos, alemães, japoneses e libaneses. E, posteriormente, espanhóis, poloneses, holandeses, franceses, entre outros. Além dos estrangeiros, a região também atraiu milhares de brasileiros, principalmente da região Nordeste.

A Embrapa possui 9 Unidades na região Sudeste: três no estado do Rio de Janeiro (Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Solos), duas em Minas Gerais (Embrapa Gado de Leite e Embrapa Milho e Sorgo) e cinco no estado de São Paulo (Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Instrumentação, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Territorial e Embrapa Pecuária Sudeste).

Ela é formada por diversas sub-bacias das quais se destacam: Bacia Paraíba do Sul, Bacia do Rio Doce, Bacia do Rio Itapemirim, Bacia do Rio Itabapoana, bacia do Rio Jucu e a Bacia do Rio Ribeira de Iguape.

Caraterísticas e Importância

Quais são as principais características da hidrografia da região Sudeste?
Região Hidrográfica Atlântico Sudeste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Sudeste ocupa uma área de 229 mil Km2, o que corresponde a aproximadamente 2,7% do território do Brasil.

Está presente na região sudeste, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; e ainda abrange uma pequena parte na região sul do país, no litoral do estado do Paraná.

Possui grande importância econômica para a região, considerada a mais populosa e desenvolvida do Brasil, com cerca de 25 milhões de habitantes, donde a maior parte vive nas áreas urbanas (90%).

As usinas Hidrelétricas mais importantes instaladas na região são: Henry Borden, Paraibuna, Funil, Aimoré, Nilo Peçanha, Mascarenhas e Porto Estrela.

Isso já pode explicar a devastação do Bioma encontrado na região, a Mata Atlântica. Uma das maiores preocupações atualmente são os diversos problemas ambientais que a região apresenta, causados sobretudo, pelo desmatamento, acelerada urbanização e industrialização, os quais desequilibram o ecossistema como o assoreamento dos rios, a perda da fauna e flora e a contaminação hídrica.

Um exemplo notório de um dos problemas que afetam a região é a falta de água em diversos lugares, uma vez que a demanda é muito grande.

Dependendo da localidade, o clima da região hidrográfica do Atlântico Sudeste pode ser tropical úmido, subtropical úmido ou o tropical de altitude.

Quais as principais características da hidrografia da região Sudeste?

A hidrografia da região Sudeste caracteriza-se por ser um grande centro dispersor de águas que se dirigem para outras regiões, abastecendo várias bacias hidrográficas. Chama-se bacia hidrográfica a área drenada por um rio principal e seus afluentes, ou seja, rios que deságuam em outro rio.

Qual e a hidrografia da região Sudeste?

O relevo acidentado da região Sudeste propicia uma grande distribuição de águas fluviais para as outras regiões do país. Devido a isso, há duas grandes bacias hidrográficas na região — bacia do Paraná e bacia do São Francisco —, além de três regiões hidrográficas — atlântico sul, sudeste e leste.

Quais as duas principais bacias hidrográficas da região Sudeste e suas principais características?

As principais bacias hidrográficas desta região são as dos rios Doce e Paraíba do Sul. Outras bacias inseridas na região do Atlântico Sudeste são as dos rios São Mateus, Itapemirim, Itabapoana e Ribeira de Iguape.

Qual e a principal bacia hidrográfica da região Sudeste?

Os principais rios dessa bacia hidrográfica são o Paraíba do Sul e o Doce. Outros importantes rios que compõem essa região são Itapemirim, Itabapoana, Ribeira de Iguape, São Mateus, Santa Maria, entre outros.