Quais são as principais causas da devastação das formações vegetais no planeta?

Quais são as principais causas da devastação das formações vegetais no planeta?

Nicollas100 @Nicollas100

December 2019 1 5 Report

Quais são as principais causas da devastação das formações vegetais do planeta

Please enter comments

Please enter your name.

Please enter the correct email address.

Agree to terms and service

You must agree before submitting.

Lista de comentários


Quais são as principais causas da devastação das formações vegetais no planeta?

KALEBISM A devastação já ocorrida deve-se basicamente a fatores econômicos:
- Extração de madeira;
- Instalação de projetos agropecuários;
- Implantação de projetos de mineração;
- Instalação ou expansão de garimpos;
- Construção de usinas hidrelétricas;
- Incêndios;
- Queimadas (técnica de cultivo tradicional).

3 votes Thanks 12

More Questions From This User See All

Quais são as principais causas da devastação das formações vegetais no planeta?

Nicollas100 December 2019 | 0 Respostas

Responda

Apesar de ser um dos maiores países com cobertura vegetal no mundo, o Brasil perde cerca de 20 mil km² de vegetação por ano devido ao desmatamento. A área desmatada, apenas na Amazônia, nos últimos 50 anos já soma 720 mil km², o equivalente ao território dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina somados.

Quais são as principais causas da devastação das formações vegetais no planeta?
Foto: ana_cotta

Como consequência, o desmatamento provoca diversos fatores negativos, entre eles alterações climáticas, perda da biodiversidade e até a desertificação, como vem ocorrendo com o sertão nordestino. Seus efeitos são duradouros e altamente destrutivos sobre as espécies vegetais e animais, e implica diretamente no aquecimento global.

Com raízes históricas, o desmatamento no nosso país iniciou com a exploração da Mata Atlântica na época da colonização portuguesa, com a extração do Pau-Brasil e plantações de cana-de-açúcar e café. A Mata Atlântica é o ecossistema mais prejudicado, já que aproximadamente 93% da mata original foi devastada, um exemplo triste dos efeitos nocivos da expansão urbana. Segundo o jornal Folha Online, em agosto de 2008 especialistas mediram o nível de destruição de florestas na Amazônia e o resultado foi 756 quilômetros quadrados de devastação, o equivalente a metade do território da cidade de São Paulo.

Quais são as principais causas da devastação das formações vegetais no planeta?
Foto: dusantos_bh

As principais causas do desmatamento no Brasil estão ligadas à exploração madeireira ilegal, pecuária, agricultura, extrativismo vegetal, animal e mineral. Desastres naturais também podem alterar o clima e vegetação, porém não se comparam à atividade humana.

Outro fator importante a ser citado são as represas das usinas hidrelétricas que, embora ajudem a gerar energia para as comunidades, contribuem para o desmatamento. Dezenas de hectares de terras precisam ser inundados para que sejam construídas as usinas, o que pode causar decomposição e liberação de gases, auxiliando no efeito estufa. Essa prática causa impactos ambientais negativos nas regiões e favorece a exploração de madeira e construção de estradas.

O óleo de palma é outra causa relevante no desmatamento das florestas brasileiras, devido a seus múltiplos usos e constante valorização na indústria. Possui grande potencial como biocombustível e também é utilizado na indústria de cosméticos.

De acordo com informações da CNN, o desmatamento causado pela expansão urbana é outro fator importante a ser citado, pois, atualmente, cerca de 50% da população mundial vive nas cidades.

Um dos mais ricos e importantes domínios naturais do Brasil é o Cerrado, localizado em boa parte da região Centro-Oeste e também em partes das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. Embora o seu ambiente apresente importantes funções ambientais para espécies animais, vegetais e também para nascentes e leitos de rios, o seu processo de devastação acentuou-se ao longo das últimas décadas e boa parte de sua formação original foi destruída.

O processo de desmatamento do Cerrado consolidou-se ao longo da segunda metade do século XX, graças aos avanços da agropecuária para o interior do país nesse período. Dados revelam que menos de 48% da vegetação original encontra-se total ou parcialmente conservada, e, para piorar, o desmatamento vem aumentando em grande medida nos últimos anos, sendo maior até mesmo que o da Amazônia.

As principais causas da devastação do Cerrado são o avanço das queimadas e a retirada de suas matas para a utilização do solo na agropecuária. A área de sua ocupação original configura-se, hoje, como o principal local fornecedor de grãos do Brasil, com destaque para a soja, que é voltada, principalmente, para o mercado externo. Tal processo ocorreu graças aos avanços dos sistemas de cultivo, que permitiram a instalação de lavouras em locais antes considerados pouco propícios, pois os solos do Cerrado são muito ácidos e apenas a aplicação da calagem (correção do pH do solo através da adição de calcário) pode corrigir essa dificuldade.

Quais são as principais causas da devastação das formações vegetais no planeta?

Área de ocupação do Cerrado no Mato Grosso para o cultivo da soja em larga escala *

Outro motivo foi o pouco interesse do poder público em preservar esse domínio natural, visto os poucos esforços de sua conservação ao longo do século XX e a não inclusão do Cerrado nas áreas de preservação natural na Constituição promulgada em 1989. Além disso, apenas 3% da área do Cerrado é formada por reservas e unidades de conservação, o que é considerado um índice muito baixo. Vale lembrar ainda que mesmo essas áreas de proteção ambiental sofrem pressão de fazendeiros e grileiros para a sua ocupação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as principais causas da devastação das formações vegetais no planeta?

Lobo-guará, espécie típica do Cerrado que pode entrar em extinção

Apenas nos últimos anos é que medidas públicas de preservação do Cerrado foram adotadas, fazendo com que, a partir de 2006, o seu processo de destruição passasse a diminuir, embora ainda seja elevado. Dados da Organização Conservação Internacional estimam que, caso o processo de devastação do Cerrado continue, suas reservas durarão somente até 2030.

As principais consequências do desmatamento do bioma Cerrado envolvem a extinção de algumas espécies animais e vegetais, com a perda da biodiversidade, além do impacto gerado sobre o leito de muitos rios importantes para o país, a exemplo do São Francisco, que passará a contar com cada vez menos nascentes. Outro efeito é a degradação de outros domínios naturais que dependem direta e indiretamente do bioma Cerrado, o que inclui, principalmente, o Pantanal mato-grossense.

Atualmente, o Cerrado é considerado um hotspot, termo que se refere ao conjunto de áreas do planeta com alta biodiversidade e que se encontram ameaçadas, carecendo de maiores atenções a fim de manter a sua preservação. No Brasil, existe apenas mais um hotspot além do Cerrado, que é a Mata Atlântica. Espera-se que, em um futuro próximo, a devastação desse importante domínio natural seja totalmente interrompida e ao menos algumas partes de sua vegetação sejam reflorestadas e recuperadas.

________________________

* Créditos da imagem: AFNR / Shutterstock


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Quais são as principais causas de devastação das formações vegetais no planeta?

Veja quais são elas:.
Pecuária. Vicente Pinheiro/Flickr. O gado criado para a produção de carne em larga escala é um enorme agravante para o desmatamento. ... .
Extração de madeira..
Agricultura..
Hidrelétricas..
Queimadas..
Mineração..
Óleo de Palma..
Expansão urbana..

Quais as causas da devastação das formações vegetais nativas brasileiras?

As principais causas do desmatamento no Brasil estão ligadas à exploração madeireira ilegal, pecuária, agricultura, extrativismo vegetal, animal e mineral. Desastres naturais também podem alterar o clima e vegetação, porém não se comparam à atividade humana.

Quais foram as formações vegetais mais devastadas?

A mata atlântica e o cerrado são as formações vegetais que mais foram alteradas. Essas formações vegetais encontram-se bastante devastadas. A devastação da mata atlântica e do cerrado A maior parte da mata atlântica não existe mais, pois foi muito devastada com a ocupação do território brasileiro.

Quais são as principais causas do desmatamento das florestas?

As principais causas de desmatamento estão relacionadas às atividades humanas. A retirada da vegetação de um local para dar lugar à moradias, plantações ou para a utilização da madeira retirada, por exemplo, para a produção de energia, não é um processo recente, ocorrendo em todo mundo há séculos.

Quais são as causas da devastação das pradarias Quais são as principais consequências dessa devastação?

Problemas Ambientais A atividade pecuária extensiva e as (monoculturas) são as principais atividades econômicas que vem afetando muito esse tipo de vegetação, o que leva, a partir das queimadas, ao processo de desertificação das pradarias.