Quais são as principais estruturas das células animais e das células vegetais?

As células eucarióticas são caracterizadas por apresentarem um sistema endomembranar com estruturas muito organizadas e individualizadas e entram na constituição, por exemplo, das plantas e dos animais. Não obstante as células animais e as células vegetais evidenciarem diferenças entre si, ambas possuem núcleo, membrana citoplasmática, hialoplasma, ribossomas, retículo endoplasmático (liso e rugoso), complexo de Golgi, vacúolos hídricos, mitocôndrias e citoesqueleto.

As células vegetais encontram-se compartimentadas pela parede celular rígida, apresentando, por isso, quase sempre, forma poliédrica. Nas plantas, a parede celular é composta, fundamentalmente, por camadas de celulose que se espessam com o crescimento e desenvolvimento da célula, protegendo-a das agressões do meio externo e proporcionando suporte estrutural. Para além das células das plantas, também as células dos fungos e as células procarióticas apresentam parede celular. Nas células procarióticas, a parede celular é constituída por peptidoglicano e nas células dos fungos (eucarióticas) é composta por quitina.

Para além da parede celular, os cloroplastos são também organitos característicos das células vegetais e ausentes das células animais. Contudo, nem todas as células vegetais apresentam cloroplastos. As células dos órgãos subterrâneos, por exemplo, são desprovidas destes organitos, apresentando outro tipo de plastos (amiloplastos, por exemplo, que constituem reservas de amido). Nas plantas, apenas os tecidos aéreos verdes possuem cloroplastos (folhas, caule). A função dos cloroplastos é a realização da fotossíntese, permitindo às plantas a produção de matéria orgânica.

Os vacúolos, cavidades delimitadas por membranas e com função de armazenamento de água, compostos orgânicos, pigmentos, iões, gases e produtos tóxicos, predominam nas células vegetais, onde são em menor número, mas de dimensões elevadas, ocupando grande parte do volume das células mais velhas. Alguns vacúolos podem, ainda, acumular enzimas hidrolíticas – vacúolos líticos.

As células animais apresentam, normalmente, uma maior variedade de formas uma vez que não possuem parede celular. É a membrana citoplasmática que, neste tipo de células, define o limite entre o meio interno e o meio externo. Os centríolos (estruturas relacionadas com a divisão celular) e os lisossomas (estruturas com enzimas digestivas) são organitos que apenas se encontram nas células animais.

Ao microscópio ótico composto, é, sobretudo, a existência de cloroplastos, parede celular e de vacúolos de grandes dimensões que permitem distinguir a célula vegetal da animal.


Quais são as principais estruturas das células animais e das células vegetais?

Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento

Qual a diferença entre célula animal e célula vegetal?

As células vegetais e animais possuem várias diferenças e semelhanças em sua estrutura.

As células animais não têm parede celular ou cloroplastos, que por sua vez existem nas células vegetais. Seu formato também é diferente pois as células animais são redondas e têm forma irregular, enquanto as células vegetais possuem formas fixas e retangulares.

Tanto as células vegetais como as animais são eucarióticas. É por isso elas apresentam várias características em comum, como a presença de uma membrana celular e de organelas como o núcleo, as mitocôndrias e o retículo endoplasmático.

Célula animalCélula vegetal
O que é São as células que formam os tecidos dos animais São as células que formam os tecidos das plantas
Tipo de célula Eucarionte Eucarionte
Parede celular Não possui Formada por celulose
Formato Circular, com formato irregular Retangular, com formato fixo
Tamanho As células animais geralmente são menores que do que as células vegetais, variando entre 10 a 30 micrômetros de comprimento

Variam de 10 a 100 micrômetros de comprimento

Armazenamento de energia Armazenam energia em forma de glicogênio Armazenam energia como amido

Crescimento

As células animais aumentam de tamanho ao multiplicar o número de suas células As células vegetais ficam maiores aumentando o tamanho de suas células
Cloroplasto As células animais não possuem cloroplastos As células vegetais têm cloroplastos porque fabricam seus próprios alimentos
Centríolos Presente em todas as células animais Somente formas inferiores das plantas possuem centríolos
Vacúolo Um ou mais vacúolos pequenos (muito menores que as células vegetais). Um grande vacúolo central ocupando 90% do volume celular
Citoplasma Possui Possui
Ribossomo Possui Possui
Mitocôndria Possui Possui
Plastos Não possui Possui
Glioxissomos Não possui Possui
Retículo Endoplasmático Possui Possui
Complexo de Golgi Possui Possui
Peroxissomos Possui Possui
Membrana plasmática Possui Possui
Lisossomas Os lisossomas ocorrem no citoplasma Raramente possuem lisossomas

Estrutura das células vegetais e das células animais

Todas as células eucarióticas possuem membrana plasmática, que tem como função a separação do meio intracelular e extracelular.

Porém, as células vegetais também possuem uma parede celular que a reveste externamente. Essa parede é formada principalmente por celulose e garante mais resistência a essa célula, além de dar a sua forma retangular.

Organelas que são diferentes entre as células vegetais e animais:

  • Lisossomos: está presente apenas nas células animais;
  • Centríolo: está presente na maioria das células animais. Nos vegetais são encontrados em apenas alguns grupos, como das briófitas e pteridófitas;
  • Plastos: presentes apenas nas células vegetais. Existem os cromoplastos, leucoplastos e o cloroplasto;
  • Glioxissoma: presente apenas nas células vegetais.

Organelas que são comuns entre as células vegetais e animais:

  • Ribossomos;
  • Retículo endoplasmático;
  • Complexo de Golgi;
  • Peroxissomos;
  • Mitocôndrias;
  • Membrana plasmática;
  • Citoplasma.

Célula eucariota animal

Quais são as principais estruturas das células animais e das células vegetais?

Célula eucariota vegetal

Quais são as principais estruturas das células animais e das células vegetais?

Como células vegetais e animais produzem energia?

As plantas são autótrofas, elas produzem energia a partir da luz solar por meio do processo de fotossíntese, utilizando organelas celulares chamadas cloroplastos.

As células animais não possuem cloroplastos, e elas produzem energia a partir da glicose, através do processo de respiração celular.

A respiração celular das células animais ocorre nas mitocôndrias, que são análogas aos cloroplastos, e também desempenham a função de produzir energia.

Veja também a diferença entre:

  • Mitose e Meiose
  • Difusão simples e facilitada
  • Seres autótrofos e heterótrofos
  • Células procariontes e eucariontes
  • Vírus, bactérias e fungos
  • Abiogênese e biogênese

Quais são as principais estruturas das células animais e das células vegetais?

Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.

Quais são as principais estruturas das células animais e de células vegetais?

As células animais e vegetais são células do tipo eucarionte, ou seja, possuem núcleo definido. As principais diferenças entre as células animais e vegetais são a presença de parede celular celulósica, plastos, vacúolos de suco celular e glioxissomos nas células vegetais e a ausência dessas estruturas na célula animal.

Quais são as estruturas de uma célula animal?

A célula animal, de forma geral, é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Qual é a estrutura da célula vegetal?

A célula vegetal apresenta as estruturas básicas de uma célula eucarionte: membrana plasmática, citoplasma, organelas celulares membranosas e núcleo delimitado por membrana.