Quais são as principais funções do Governo Geral?

Governo-Geral no Brasil Colônia

Saiba o que foi este sistema de administração criado por Portugal no período colonial e os três governadores-gerais.


Quais são as principais funções do Governo Geral?

Tomé de Souza: primeiro governador geral do Brasil

Criação do sistema, principais características e objetivos

Em função do desempenho insatisfatório do sistema de Capitanias Hereditárias, D. João III, rei de Portugal resolveu criar o Governo-Geral no Brasil no ano de 1549.

Era uma forma de centralizar o poder na colônia nas mãos de funcionários de confiança e acabar com a desorganização administrativa. Também foi uma forma encontrada pela coroa portuguesa de aperfeiçoar o sistema das capitanias hereditárias e aumentar a eficiência no controle da produção e exportação de açúcar.

A criação do Governo-Geral também teve como objetivo aumentar o combate às invasões estrangeiras.



Os três Governadores-Gerais

Governadores-gerais do Brasil e suas principais realizações:

1. Tomé de Souza (governou de 1549 a 1553): fundou engenhos de açúcar, instalou a capital em Salvador (Bahia), introduziu a criação de gado, trouxe os jesuítas, mulheres e escravos para o Brasil.

2. Duarte da Costa (governou de 1553 a 1558): fundou a cidade de São Paulo (1554) e combateu as invasões francesas no Rio de Janeiro. Duarte da Costa também organizou entradas pelo sertão do Brasil em busca de pedras e metais preciosos.

3. Mem de Sá (governou de 1558 a 1572): consolidou o sistema do governo-geral, fundou missões indígenas, fundou a cidade do Rio de Janeiro (1565) e combateu os franceses com êxito.

Quais são as principais funções do Governo Geral?

Mem de Sá: governador-geral do Brasil entre 1558 e 1572.

Resultados 

Como resultados da implantação deste sistema político-administrativo no Brasil, podemos citar: catequização de indígenas, desenvolvimento agrícola e incentivo à vinda de mão de obra escrava africana para as fazendas brasileiras. Também favoreceu os donatários, que passaram a contar com maior apoio financeiro e militar de Portugal, através da atuação dos governadores-gerais e seus auxiliares.

Fim do Governo-Geral no Brasil

Este sistema durou até o ano de 1640, quando foi substituído pelo Vice-Reinado.


Atualizado em 07/03/2022

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Governo-Geral no Brasil Colônia Temas Relacionados
  • • Brasil Colonial
  • • Capitanias Hereditárias
  • • Todos governadores-gerais do Brasil
  • • Tomé de Souza
Bibliografia Indicada

Fontes de referência do texto:

- BUENO, Eduardo. Capitães do Brasil: a saga dos primeiros colonizadores. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.


- FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.


Qual é a função do governo geral?

Governador-geral é o funcionário administrativo supremo de uma grande área. O cargo foi utilizado primeiramente no contexto do colonialismo, quando o governador-geral era o representante máximo da autoridade administrativa da potência colonial, às vezes com competências de um vice-rei.

Quais são as características do governo geral?

O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. ... Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.

Quais os cargos criados pelo governo geral?

Os cargos de maior destaque foram:

  • Ouvidor-mor: responsável pelos assuntos de justiça e pela imposição das leis na colônia;
  • Provedor-mor: responsável pela arrecadação e administração das finanças;
  • Capitão-mor: responsável pela defesa da colônia contra invasores e contra-ataques de indígenas.

Qual é a relação entre as capitanias hereditárias e o governo geral?

A relação é que o fracasso das Capitanias Hereditárias levou ao Governo-Geral. O governo português havia dividido o seu território na América em 15 lotes de terra e doados a nobres portugueses para que eles investissem dinheiro nas terras e as protegessem.

Que Capitania ficou sendo a sede do governo geral?

Com o fracasso do empreendimento do donatário Francisco Pereira Coutinho, a capitania da Bahia foi retomada pela Coroa portuguesa, mediante pagamento de indenização. Tornou-se a sede do governo geral ou, em outras palavras, a capital da colônia.

Qual era o principal motivo da implantação do governo geral no Brasil Colônia Brainly?

Resposta. Resposta: O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.

Quais as três principais funções dos governadores gerais no Brasil Colônia?

Cite três principais funções dos Governadores-Gerais no Brasil Colônia

  • Incentivar a fundação de novos povoamentos;
  • Preservar o monopólio da Coroa sobre a exploração do pau-brasil;
  • Iniciar á busca por metais preciosos;
  • Combater invasões estrangeiras;
  • Combater índios que resistiam ao processo de ocupação dos.
  • portugueses.

Quais os motivos que levaram ao fracasso das capitanias hereditárias?

O primeiro deles é o isolamento, pois havia pouco contato entre as capitanias, e a comunicação com a Coroa era demorada. A falta de investimentos e recursos para desenvolver as capitanias e a inexperiência administrativa dos donatários foram outros fatores de relevância para o fracasso desse sistema.

Quais os motivos que levaram o rei de Portugal a criar o governo geral?

O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral. ... O governador geral passou a assumir muitas funções antes desempenhadas pelos donatários.

Porque criar um governo geral se já existiram as capitanias Hereditarias?

Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias . Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras.

Quais eram as atribuições dos Vice-reis?

entre vice-reis e governadores. Qualquer um deles concentrava funções legislativas, administrativas, incluindo a fazenda, e judiciais.” Os autores destacam que a distinção entre esses dois ofícios ficava mais a cargo da “representação do poder”, na qual os vice-reis demonstravam mais prestígio.

Qual é a função do Ouvidor mor?

No Brasil Colonial, o ouvidor-mor era uma das três figuras criadas para auxiliar o Governo Geral. Sua função era cuidar dos assuntos judiciais da colônia.

Qual era o papel desempenhado pelo Governador-geral no Brasil Coloninal?

O cargo de governador-geral foi criado em 17 de dezembro de 1548 com o objetivo de centralizar as atividades administrativas na colônia. Neste mesmo contexto foram estabelecidos os cargos de provedor-mor, destinado à administração fazendária, e de ouvidor-geral, como autoridade máxima da justiça.

Qual era a função do Governador-geral Provedor-Mor e ouvidor-mor durante a época do governo geral brasileiro?

Ouvidor-mor: responsável pelos assuntos de justiça e pela imposição das leis na colônia; Provedor-mor: responsável pela arrecadação e administração das finanças; Capitão-mor: responsável pela defesa da colônia contra invasores e contra-ataques de indígenas.

O que ocorreu com o governo do Brasil entre 1572 e 1578?

De 1572 a 1578, o Brasil foi dividido em dois governos: o do Norte (Salvador) a cargo de Luís de Brito e Almeida e o do Sul (Rio de Janeiro) com Antônio Salema. Com o fracasso da divisão, deu-se a reunificação. Salvador era novamente a sede, sob a administração de Lourenço da Veiga.

Quais são as funções do Governo Geral?

O Governo Geral representou uma medida político-administrativa adotada pela Coroa Portuguesa (Rei Dom João III), em 1548, a fim de centralizar, administrar, restabelecer o poder e reforçar a colonização no período do Brasil Colônia, após o fracasso das capitanias hereditárias.

O que foi o sistema de Governo Geral?

O Governo-Geral foi uma administração organizada pela Coroa portuguesa e caracterizada pela construção da cidade de Salvador e a instalação dos primeiros engenhos de açúcar. A cidade de Salvador, Bahia, foi construída durante o primeiro Governo-Geral, liderado por Tomé de Sousa.