Quais são as principais funções do retículo endoplasmático rugoso?

Quais são as principais funções respectivamente do Reticulo Endoplasmatico rugoso e do Complexo Golgiense?

A função principal do Retículo Endoplásmatico Rugoso é transportar e sintetizar as proteínas. Enquanto as funções principais do Complexo Golgiense é concentrar as substâncias, empacotar e principalmente secretar as proteínas produzidas no RER.

São funções da membrana plasmática do retículo endoplasmático e do Complexo Golgiense?

O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...

Qual é a principal função do retículo endoplasmático rugoso re )?

O retículo endoplasmático rugoso ou granular é encontrado em maior quantidade em células que são especializadas na síntese de proteínas. ... Além da síntese proteica, o retículo endoplasmático rugoso atua na glicosilação das glicoproteínas, na produção de fosfolipídios e na montagem de proteínas.

Qual a relação entre complexo Golgiense e retículo endoplasmático granuloso?

o retículo endoplasmático é responsável pela síntese de proteínas, que são enviadas para os dictiossomos (grupo de sacos achatados ou cisternas) sendo identificadas e enviadas para uma região especial do complexo de golgi onde são empacotadas e liberadas na forma de pequenas bolsas (lisossomos).

Qual é a função do Ergastoplasma?

O retículo endoplasmático, ou ergastoplasma, é um organelo exclusivo de células eucariontes. ... O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e lípidios, na desintoxicação celular e no transporte intracelular.

Quais as funções do retículo endoplasmático liso?

Uma importante função de retículo endoplasmático liso é a produção de lipídios. ... Outros tipos de lipídios produzidos no retículo liso são os hormônios esteroides, entre os quais estão a testosterona e os estrógeno, hormônios sexuais produzidos nas células das gônadas de animais vertebrados.

O que é o nucléolo e qual sua função?

O nucléolo é uma das mais importantes organelas presentes no núcleo das células eucariontes. Portanto, a função mais importante dessas estruturas é auxiliar na produção de RNA. ... Além disso, ele armazena esse material e coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.

O Retículo Endoplasmático, imaginando uma fábrica, poderia representar os corredores ou as esteiras onde os produtos produzidos são “despejados”. Ele é práticamente um “organóide multiuso”.Tem como principais funções o transporte de materiais (substâncias) pela célula e também o armazenamento destes materiais em dilatações (como se fossem pequenos armazéns).

Além disto, o retículo pode produzir substâncias, como certos lipídios, que são produzidos no retículo liso de células do ovário humano.

Os tipos de retículos endoplasmáticos

O retículo endoplasmático é dividido em dois tipos: o retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso (também chamado de ergastoplasma). A diferença entre os dois é simples, o rugoso, em sua parede externa, possui ribossomos, que são pequenos organóides fabricantes de proteínas. O liso, não possui estes ribossomos (por isso ele chama liso).

Essa organela é bem difundida na célula, em alguns casos, ela fica aderida à membrana do núcleo (chamada carioteca).

Retículo Endoplasmático Liso – REL

As células que possuem REL mais desenvolvido realizam intensa atividade de síntese de esteróides, colesterol e triglicérides, armazenam glicogênio ou possuem atividade de desintoxicação (ex.: hepatócito). As enzimas necessárias ao metabolismo de lipídios e açúcares estão associadas à membrana do REL ou em seu lume.

Além disso, o REL tem importante função no controle do Ca2+ intracelular. Nas fibras musculares estriadas, onde a liberação de Ca2+ para o citossol é essencial para o mecanismo de contração das miofibrilas, mecanismos ativos de transporte associados à membrana do REL possibilitam a rápida movimentação do Ca2+ para fora e para dentro de suas cisternas.

Retículo endoplasmático Rugoso – RER

O é composto por uma rede tridimensional de túbulos e cisternas interconectados, que vai desde a membrana nuclear (a cisterna do RE é contínua com a cisterna perinuclear) até a membrana plasmática. É dividido em dois setores: RERugoso – com poliribossomas aderidos à face citosólica, e RELiso – que além de não possuir polirribossomas aderidos, apresenta diferente composição protéica e enzimática de sua membrana e conteúdo.
A ligação de polirribossomas à superfície citosólica do RER é feita através de proteínas integrais:

  • Docking protein (partícula receptora de reconhecimento de sinal)
  • Riboforinas I e II (proteínas receptoras do ribossoma)
  • Proteína do Poro

A presença de polirribossomas no RER possibilita sua função: síntese de proteínas. Por isto ele e tão desenvolvido em células com intensa síntese protéica, destinada à exportação ou a organelas com membrana. Além disso, o RER também participa de modificações pós-traducionais protéicas: sulfatação, pregueamento e glicosilação.

Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os cursos da área e continue nos acompanhando.

Quais são as funções do retículo endoplasmático rugoso?

Além da segregação de proteínas, o retículo endoplasmático rugoso participa de processos como produção de fosfolipídios, síntese de proteínas de membrana, glicosilação (adição de açúcares às proteínas) inicial das glicoproteínas e montagem de moléculas proteicas formadas por várias cadeias polipeptídicas.

Quais são as principais funções do retículo endoplasmático rugoso e do Complexo de Golgi?

O complexo golgiense possui como funções principais modificar as proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático; transportar, selecionar e endereçar substâncias; reciclagem entre membranas; formar a parede celular da célula vegetal, o acrossoma do espermatozoide, os lisossomos e as membranas plasmática e ...

Quais as principais funções do retículo endoplasmático liso e rugoso?

O retículo endoplasmático é uma organela que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes. O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios.

Quais são as principais funções de retículo endoplasmático?

O retículo endoplasmático está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas. Além disso, essa estrutura armazena cálcio, servindo como uma fonte de armazenamento intracelular.