Quais são as vantagens do carro elétrico em comparação com o carro de combustão interna em termos de emissão de poluentes?

Quais são as vantagens do carro elétrico em comparação com o carro de combustão interna em termos de emissão de poluentes?

A mobilidade elétrica veio para ficar com a sustentabilidade, bem como o forte apoio de administrações e governos como garantia. Mas o carro elétrico é realmente a resposta para a crise ambiental do planeta?

Não há dúvida de que nosso planeta está a sofrer uma crise ambiental que a humanidade não pode ignorar. Nesse contexto, e abordando a indústria automotiva, administrações e governos têm promovido a mobilidade elétrica através de regulamentações e leis contra a contaminação que cada vez mais encurralam os veículos tradicionais que funcionam através dos combustíveis fósseis.

O grande beneficiado é o carro elétrico, que vive um momento sem precedentes e é campeão do combate às mudanças climáticas do ponto de vista do transporte. Mas, até que ponto o carro elétrico é benéfico para o meio ambiente? Pode ser considerado realmente ecológico? Neste artigo tentaremos responder a estas questões complexas.

Os benefícios de um carro elétrico em comparação com um de combustão interna
Ao determinar as vantagens ambientais geradas por um carro elétrico em comparação com o tradicional carro térmico ou de combustão interna, algumas são muito óbvias e outras nem tanto.

Emissões zero ao conduzir
As cidades estão fortemente povoadas por veículos que emitem gases e partículas poluentes e que sem dúvida prejudica os seus habitantes, gerando ainda uma maior degradação das infraestruturas que a constituem.

Um carro elétrico gera zero emissões enquanto está em funcionamento, por isso é óbvio que a cidade e os habitantes que aí vivem, ganham vantagem neste aspeto, uma vez que está livre de fumo e com um ar mais limpo.

Menos poluição sonora
 Além disso, o veículo elétrico gera muito menos ruído, pois não há motor térmico em funcionamento e a única coisa que ouviremos será o leve zumbido do motor elétrico, bem como o atrito dos pneus contra o asfalto e o ar contra

Sem dúvida, diante do cotidiano de uma cidade, isto traduz-se numa maior qualidade de vida para os seus habitantes.

Menor uso de líquidos poluentes
Outra das características de um carro elétrico é a baixa manutenção, já que o facto de não ter motor térmico dispensa muitos elementos mecânicos e peças que requerem cuidados e substituições.

Isso também implica num menor uso de líquidos poluentes, como é o caso dos óleos, elementos essenciais num motor tradicional e que devem ser descartados para reduzir seu impacto no meio ambiente.

Maior eficiência energética
Enquanto um motor térmico atinge 50% de eficiência energética no melhor dos casos, o motor elétrico excede em muito esse valor e é capaz de aproveitar até 90% da energia que é capaz de gerar.

Isto deve-se ao fato de que o motor de combustão perde energia durante o processo de emissão de calor e ao atrito entre peças ou processos derivados da combustão. Por outro lado, o motor elétrico não só dispensa esses processos intermédios, mas também possui sistemas regenerativos capazes de recuperar energia.

Menos emissões durante o processo de fabrico e carregamento?
Este ponto é um pouco mais delicado e, acima de tudo, menos óbvio. E o fato é que o processo de fabricação de um veículo elétrico é, em essência, o mesmo pelo qual passa um carro tradicional. A extração de materiais, a sua moldagem e mecanismo,, montagem, etc., são comuns às duas tecnologias e, portanto, têm impacto semelhante no meio ambiente.

Em relação ao carregamento, as diferenças podem ser percetíveis, mas apenas dependendo da fonte original de energia.

No caso dos motores tradicionais, o combustível é obtido a partir da extração do petróleo, passando pelo seu refinamento e, por fim, o transporte do produto final até às estações de serviços. Todo este processo gera emissões poluentes consideráveis ​​que não podem ser ignoradas.

A acontece exatamente a mesma coisa no caso de um veículo elétrico, uma vez que a eletricidade pode ser obtida de várias formas, sendo que muitas delas também são poluentes. Digamos que, no caso do elétrico, a poluição não ocorre durante o uso do veículo, mas durante o seu processo de fabrico e recarga.

Para reduzir a pegada ecológica, foi criada a chamada recarga verde, que consiste na geração de eletricidade a partir de fontes renováveis ​​como a energia solar e a eólica. Sem dúvida, este sistema é de grande ajuda na redução do impacto negativo do carro elétrico no meio ambiente, mas em nenhum caso podemos considerá-lo como um modelo 100% verde.

Quais as vantagens e desvantagens no uso de carros elétricos em relação aos veículos a combustão?

Vantagens e desvantagens dos carros elétricos.
Carro elétrico também polui. Só que menos. Muitas pessoas pensam que, por não soltar fumaça, veículos elétricos não são poluentes. ... .
O carro custa mais. O uso e a manutenção, menos. ... .
Tem melhor desempenho em baixa velocidade. E dispensa marcha..

Quais as vantagens da utilização do motor elétrico em comparação ao motor de combustão?

Alta eficiência energética O motor elétrico automotivo apresenta excelente eficiência. Ele é capaz de converter até 90% da energia em movimento, enquanto os motores a diesel aproveitam apenas 34% a 40% da energia do combustível. Em motores a gasolina ou flex, a realidade causa ainda mais desapontamento.

Quais são as principais vantagens do uso de carros elétricos para o meio ambiente?

Quais são as vantagens dos veículos elétricos para o meio ambiente?.
Baixa emissão de carbono. ... .
Possibilidade de usar energia renovável. ... .
Veículos elétricos têm menos componentes derivados do petróleo. ... .
Baixa poluição sonora. ... .
Combustível sai mais barato..

Quais são as vantagens e as desvantagens dos carros elétricos?

Além disso, são muito eficientes pois a energia é totalmente convertida em potência, também são econômicos, afinal, o valor da energia elétrica é menor que o dos combustíveis e possuem uma manutenção mais simples. Entretanto, também é necessário avaliar as desvantagens desse tipo de veículo. A primeira delas é o preço.