Quais são os agentes físicos e químicos utilizados na desinfecção?

A desinfecção ou assepsia pode ser definida como o processo de eliminação de microrganismos por meio de agentes químicos ou agentes físicos. ... Existem equipamentos próprios que permitem que um determinado processo produtivo tenha uma etapa de desinfecção eficiente.

O que se entende por desinfecção química e como deve ser realizada?

Desinfecção é todo o processo físico ou químico com o objetivo de eliminar micro-organismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies. O processo não consegue, porém, exterminar os esporos bacterianos, quando existem em grandes quantidades.

O que é desinfecção física?

A desinfecção física envolve o calor como agente desinfetante. ... Ela é responsável pela desinfecção de alto nível, ou seja: quando feita adequadamente, possibilita a eliminação da maioria dos agentes infecciosos.

Como a desinfecção por agentes químicos é realizada?

A desinfecção por agentes químicos é indicada quando o material ou instrumental não pode ser esterilizado pelo calor e não se conta com o recurso de um gás esterilizante( 16. ... Bem poucos agentes químicos, ou combinação deles, podem ter ação esporicida em tempo hábil.

O que é desinfecção e esterilização?

Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes. Esterilização: destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.

O que é desinfecção exemplos?

Desinfecção de baixo nível: elimina a maioria das bactérias, alguns vírus como o HIV, o da Hepatite B e Hepatite C, fungos. Não destrói microrganismos resistentes como bacilo da tuberculose e esporos bacterianos. Como exemplo: compostos fenólicos 0,5-3%, compostos de iodo, quaternário de amônia.

Onde é realizada a desinfecção?

A desinfecção é indicada para artigos semicríticos que entram em contato com membranas mucosas ou pele não íntegra. Sendo os mais comuns: acessórios para assistência respiratória, diversos endoscópios, espéculos, lâminas para laringoscopia, entre outros.

O que é a desinfecção?

É o processo de eliminação de formas vegetativas, existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes químicos e/ou físicos.

Qual é a definição de desinfecção?

A desinfecção se trata da remoção ou da eliminação dos micro-organismos no modo vegetativo, presentes em superfícies e artigos inanimados, independentemente de serem patogênicos. Às vezes, acontece a remoção de esporulados, no entanto, não se pode quantificá-los.

A desinfecção ou assepsia pode ser definida como o processo de eliminação de microrganismos por meio de agentes químicos ou agentes físicos.

O processo de desinfecção devem seguir as seguintes premissas e ter as seguintes características: garantir uma boa penetrabilidade dentro do local infectado e o composto desinfetante deve agir em um amplo espectro com a menor taxa de toxicidade. A ação deve ser rápida a fim de não alastrar a contaminação e a medida também deve ser econômica.

Existem equipamentos próprios que permitem que um determinado processo produtivo tenha uma etapa de desinfecção eficiente. Na indústria avícola, podemos destacar alguns equipamentos como arcos de desinfecção com molhador de frango e máquinas de desinfecção de ovos.

Princípios de ação

Podem-se destacar os métodos físicos de desinfecção, a filtração, radiação, calor seco e calor úmido. Destaca-se a radiação eletromagnética como técnica utilizada em materiais que não possam ser aquecidos. Já quanto ao mecanismo de desinfecção por agentes químicos, são usados desinfetantes de primeiro, segundo e terceiro grau.

Estes três tipos de desinfetantes diferenciam entre si pelo mecanismo de ação de cada um. Sendo no primeiro caso a alquilação (bactericida), no segundo de desnaturação de proteínas (ação bactericida) e no terceiro quelação, mecanismo bacteriostático.

O grau de desinfecção química também diz respeito aos tipos de patógenos que são destruídos:

1º grau – alta desinfecção: há a destruição de formas vegetativas, esporos, bacilos e vírus;

2º grau – média desinfecção: há destruição de vírus e bactérias, menos esporos;

3º grau – baixa desinfecção: há destruição de formas vegetativas de bactérias e não destroem vírus e bacilos.

Benefícios da desinfecção

Com a desinfecção em uma linha de processamento bem estabelecida pode-se elevar a produtividade a um patamar de qualidade superior à média. Além de evitar que lotes de produtos sejam contaminados por patógenos, o processo de desinfecção é uma medida que proporciona uma melhor condição de trabalho aos operadores.

Com a redução de patógenos, os colaboradores também ficam menos sujeitos a contrair algum tipo de doença, oriunda do manejo de determinadas matérias primas ou produtos que estão sendo processados em uma linha.

O processo de desinfecção garante uma qualidade superior aos produtos processados, e assim atende às exigências internacionais de qualidade, facilitando o processo de exportação.

A preservação da saúde dos animais também é um benefício da desinfecção das instalações e materiais. Atenção especial com a higienização (limpeza e desinfecção) dos galpões depois da ocorrência de alguma enfermidade ou antes do alojamento.

A limpeza e desinfecção das instalações devem ser executadas corretamente para apresentarem adequada eficácia. Além disso, a remoção da matéria orgânica é essencial para que o desinfetante apresente bons resultados.

E você, ficou com alguma dúvida sobre o processo de desinfecção? Escreva pra gente pelos comentários.

Quais os agentes físicos e químicos utilizados na desinfecção?

A esterilização física é feita com de autoclaves, radiação ultravioleta, flambagem, estufas, raios Gama e pasteurizadoras. Já a esterilização química é obtida com aldeídos como glutaraldeído e formaldeído, ou com ácido peracético.

Quais são os agentes utilizados na desinfecção?

Quanto aos níveis, a desinfecção é classificada em: As soluções utilizadas neste nível são o álcool etílico, n-propílico e isopropílico, o hipoclorito de sódio e o quaternário de amônia; Alto Nível: nesse nível de desinfecção são destruídas bactérias, fungos e alguns esporos.

Como pode ser feito a desinfecção por agentes físicos?

A desinfecção física envolve o calor como agente desinfetante. Para ser feita, normalmente são utilizados equipamentos que permitem mais controle e menos risco operacional, como lavadoras termodesinfectadoras, lavadores de descarga e pasteurizadores.

Quais os agentes esterilizantes físicos?

Métodos físicos: Temperatura, filtração (filtro de água), radiação, vibração ultrassônica, remoção de oxigênio, dessecação e remoção de oxigênio; Métodos químicos: Desinfetantes e antissépticos.