Quais são os elementos necessários para a existência de vida como a conhecemos?

Só para si: Avaliação GRATUITA de 60 dias da maior biblioteca digital do mundo.

A família SlideShare acabou de crescer. Desfrute do acesso a milhões de ebooks, áudiolivros, revistas e muito mais a partir do Scribd.

Leia gratuitamente 60 dias

Cancele a qualquer momento.

A descoberta da Nasa, anunciada às 17h desta sexta-feira, de um micro-organismo que cresce em um meio altamente tóxico dentro do próprio planeta Terra, quebra os padrões pré-estabelecidos e introduz uma nova visão à exploração de vida extraterrestre. Para os pesquisadores da Nasa, a descoberta amplia as possibilidades de vida na medida em que permite pensar que outros elementos químicos podem desempenhar as mesmas funções em um organismo que o fósforo, por exemplo.

Fruto de um estudo feito para a revista Science pela pesquisadora Felisa Wolfe-Simon, o anúncio aconteceu para contar ao mundo como um micro-organismo conseguiu se desenvolver em um dos mais notórios venenos da Terra, o arsênio. Ela também contou que, desde 2009, ela e mais dois colegas lideram um grupo de estudos que cogitava a possibilidade do arsênio, que aparece diretamente abaixo do fósforo na tabela periódica, pudesse substituir o fósforo na constituição básica da vida terrestre.

A nova forma de vida encontrada no lago Mono, na Califórnia, nos EUA, não só encontrou neste meio aparentemente hostil uma maneira de crescer, como incorporou o arsênio em seu DNA. "Todas as formas de vida que conhecemos se compõem, principalmente, de seis elementos: carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo", afirmou Felisa Wolfe-Simon.

Teoricamente, não há razão pela qual outros elementos não poderiam ser usados em vez dos "eleitos" pela natureza para constituir a vida. Só que a Ciência nunca havia encontrado nenhum ser vivo que os usasse. "Talvez haja outras exceções sobre as quais devamos pensar a respeito", acrescentou a pesquisadora.

Na prática, a descoberta traz uma nova perspectiva sobre o que é necessário para criar uma vida. "O estudo significa que ainda não sabemos tudo o que precisamos sobre as condições essenciais para sustentar a vida", comentou ao brincar que as escolas, a partir de hoje, precisarão mudar seus livros ditádicos no que se refere à constituição da vida.

No entanto, as evidências ainda são muito incipientes para conclusões concretas e, principalmente, sobre outras formas de vida possíveis fora do planeta Terra. "A forma como o arsênio se introduz na estrutura das biomoléculas não está clara, e não conhecemos os mecanismos pelos quais operam tais moléculas", finalizou Felisa.

Com informações das agências AFP, EFE e Reuters.

Quais são os elementos necessários para a existência de vida como a conhecemos?

Fonte: Redação Terra

Quais são os elementos necessários para a existência de vida como a conhecemos?

O que é necessário para a existência da vida?

Os elementos que proporcionam a propagação da vida são temperatura, água e oxigênio, indispensável para qualquer ser vivo.

Quais são as condições físicas e os elementos químicos necessário para a existência de vida como a conhecemos?

As três condições químicas e físicas essenciais para a formação e a existência da vida como a conhecemos são a presença de substâncias orgânicos à base de carbono (como os aminoácidos, por exemplo), a presença de uma fonte de calor (que pode ser proveniente da luz solar ou do magma incandescente do centro do planeta) e ...

Quais são os elementos necessários para a existência da arte?

Para que a obra de arte possa existir, são necessários três elementos: o artista, o observador e a obra de arte.

Quais são as condições físicas?

A condição física é a capacidade de realizar esforços físicos com vigor e eficácia, atrasando a aparição do cansaço e prevendo as lesões.

O que faz com que a Terra seja o único planeta com vida?

A extraordinária atmosfera gasosa da Terra é responsável pela possibilidade de vida neste terceiro planeta do Sol. Nossa atmosfera contém vapor de água, o qual ajuda a moderar nossas temperaturas diárias.

Qual é o único planeta com vida?

Terra, o planeta da vida.

Qual o motivo da minha existência?

  • Razão da minha vida, motivo da minha existência. Água que eu bebo ar que eu respiro... Vento que sopra meus cabelos e acaricia minha pele... Meu sonho minha ilusão meu caminho minha direção... Minha vida meu luar, meu caminho meu sonhar... Meu carinho meu chamego, minha paz meu sossego...

Como é possível a existência de vida em outros planetas?

  • Como há muitos modelos para a existência de vida em outros planetas, cientistas preferem ajustar o foco de suas pesquisas para o que já está comprovado: ambientes parecidos com o da Terra são extremamente propícios para a existência de seres vivos. A abundância de água e de carbono foram essenciais para o surgimento da vida por aqui.

Quais são as condições para existir vida em outro planeta?

  • Ficção científica? Quais são as condições para existir vida em outro planeta? Para os cientistas que estudam possibilidades de vida no Universo — mais conhecidos como astrobiólogos —, seres vivos podem surgir em diversos tipos de ambientes. Alguns, extremamente inóspitos para qualquer vida terrestre.

Qual a resposta para o sentido da vida?

  • Há uma quantidade inumerável de possíveis respostas para "o sentido da vida", frequentemente relacionadas ou com a religião ou com a filosofia. Opiniões sobre o sentido da vida podem por si próprias se distinguir de pessoa por pessoa, bem como também pode variar no decorrer da vida de cada humano.

Quais são os elementos necessários para a existência de vida?

Pode-se dizer que os elementos mais importantes para a vida humana são: oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio, cloro, magnésio, ferro e iodo.

Qual e o elemento da vida?

O hidrogênio não apenas permite que o Sol aqueça a Terra e ajuda a criar a água que sustenta a vida, mas o mais simples de todos os elementos também pode fornecer a chave para encontrarmos uma fonte de combustível limpa para alimentar o planeta.

Quais os 4 elementos fundamentais para a vida na Terra?

Na natureza, existem quatro elementos fundamentais: água, terra, fogo e ar.

Qual o elemento mais importante para a vida?

Água: elemento mais importante para a vida.