Quais são os elementos que determinam as necessidades energéticas de um adulto?

Recursos do assunto

As necessidades dietéticas diárias para nutrientes essenciais também dependem de idade, sexo, peso e atividade física e metabólica. A cada 5 anos, o Food and Nutritional Board da National Academy of Sciences/National Re­search Council e o United States Department of Agriculture (USDA) publicam as Recomendações de referência para a ingestão alimentar diária (RRIADs) para proteínas, calorias, algumas vitaminas e minerais (ver também as tabelas Recomendações de referência para a ingestão alimentar Recomendações de referência para a ingestão alimentar diária* de alguns macronutrientes (Food and Nutrition Board, Institute of Medicine of the National Academies) Nutrição é a ciência dos alimentos e sua relação com a saúde. Nutrientes são as substâncias químicas presentes nos alimentos, utilizadas pelo organismo para crescimento, manutenção e fornecimento... leia mais , Recomendações de ingestão diária de vitaminas Ingestão diária recomendada de vitaminas Vitaminas podem ser Lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K) Solúveis em água (vitaminas do complexo B e vitamina C) As vitaminas do complexo B são biotina, folato, niacina, ácido pantotênico,... leia mais e Diretrizes para ingestão diária Diretrizes para ingestão diária de oligoelementos Seis tipos de macrominerais são necessários, em gramas, pelas pessoas. Quatro cátions: sódio, potássio, cálcio e magnésio Dois ânions acompanhantes: cloreto e fósforo As necessidades diárias... leia mais ). Para vitaminas e minerais sobre os quais pouco se conhece, a ingestão dietética diária segura e adequada é estimada.

O departamento de agricultura norte-americano (USDA, do inglês United States Department of Agriculture) publica o MyPlate, que ajuda as pessoas a adotar um estilo de alimentação saudável e a fazer escolhas alimentares saudáveis que atendem às suas necessidades individuais. As recomendações são individualizadas com base em idade, sexo e atividade física.

Quais são os elementos que determinam as necessidades energéticas de um adulto?

Em geral, a ingestão recomendada diminui com a idade, uma vez que a atividade física tende a diminuir, resultando em menos gasto de energia.

As diretrizes gerais a seguir são enfatizadas para adultos e crianças:

  • Aumentar o consumo de grãos integrais.

  • Aumentar o consumo de frutas e verduras.

  • Substituir produtos lácteos integrais por produtos lácteos desnatados ou semidesnatados.

  • Reduzir o consumo de ácidos graxos saturados

  • Reduzir ou eliminar o consumo de ácidos graxos trans

  • Atividade física regular.

A ingestão adequada de líquidos também é importante.

As gorduras devem constituir ≤ 28% do total de calorias; as gorduras saturadas e trans devem constituir < 8%. Ingestão excessiva de gordura saturada contribui para aterosclerose. Substituir a gordura saturada por ácidos graxos poli-insaturados pode diminuir o risco de aterosclerose.

O uso rotineiro de suplementos não é necessário ou benéfico; alguns suplementos podem ser nocivos. Por exemplo, excesso de vitamina A pode provocar hipervitaminose A, cefaleia, osteoporose e exantema.

Visão Educação para o paciente

OBS.: Esta é a versão para profissionais. CONSUMIDORES: VISUALIZAR A VERSÃO SAÚDE PARA A FAMÍLIA

Quais são os elementos que determinam as necessidades energéticas de um adulto?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Quais são os elementos que determinam as necessidades energéticas de um adulto?

Quais são os elementos que determinam as necessidades energéticas de um adulto?

Quais são os elementos que determinam as necessidades energéticas de um adulto?

Quais são os elementos que determinam as necessidades energéticas de um adulto?

novembro 16, 2015abril 30, 2017

Como definir o melhor cálculo descobrir o gasto energético total do seu paciente? Quais são os melhores métodos a serem utilizados? Veja aqui um pouco mais!

 O que são necessidades energéticas?

“A necessidade de energia de um indivíduo é o nível de ingestão de energia a partir do alimento que irá equilibrar o gasto

de energia quando o indivíduo possui um tamanho e composição corporal e nível de atividade física consistentes com boa

saúde a longo prazo.” (WHO, 1985)

Qual a diferença entre Gasto Energético Basal (GEB) e Gasto Energético Total (GET)?

GEB: é a quantidade de energia utilizada pelo organismo para manter as funções vitais, como funcionamento dos órgãos. Corresponde a 60 a 75% do GET.

GET: é a soma do gasto energético basal mais a soma das atividades realizadas ao longo do dia.

Como calcular o gasto energético total?

Existem várias formas de obter o gasto energético basal e total do indivíduo.

Métodos mais eficazes são calorimetria direta e indireta. Ambos são realizados em lugares e com equipamentos específicos. Possuem resultado mais preciso, porém a calorimetria direta é de alto custo e o paciente deve realizar o exame durante 24 horas, a calorimetria indireta tem um custo menor e é mais utilizada.

Existem outras formas que podem ser avaliados o gasto energético basal e o gasto energético total, através de cálculos pré definidos realizados por estudos.

Cálculos para GEB E GET:

Os cálculos mais utilizados são os preconizados pela Organização Mundial da Saúde, que determinou cálculos de acordo com faixa etária e sexo levando em conta dados como peso, altura e idade.

Outro cálculo muito utilizado é o protocolo de Harris Benedict.

Esses dois cálculos são métodos de baixo custo, rápidos e fáceis de aplicar, porém sempre estão sendo reavaliados para encontrar a melhor forma de obter os valores corretos para os indivíduos.

FATORES PARA CÁLCULO DO GASTO ENERGÉTICO TOTAL

Para encontrar o gasto energético total é necessário descobrir o gasto energético basal através dos cálculos e posteriormente multiplicar pelos fatores de atividade, injúria e febre.

O fator atividade depende dos exercícios que o individuo pratica e de suas atividades diárias. O valor pode ser encontrado através de tabelas simplificadas com valores pré determinados por estudos ou através da somatória de cada atividade levando em conta o fator atividade individual de cada uma delas.

O fator injúria está relacionado a doença apresentada pelo paciente, também existem valores pré determinados para cada patologia.

O fator febre é o valor determinado para cada temperatura elevada que o paciente apresenta.

Quer descobrir o gasto energético total de forma mais rápida e prática para suas consultas?

Acesse o nosso Software de Nutrição e conheça a ferramenta Gastos Energéticos, nela você pode realizar os cálculos de forma super rápida, basta colocar os dados de peso, altura e idade dos seus pacientes e o sistema calcula para você! Temos os cálculos mais utilizados e outros para você escolher qual quer trabalhar!

Quais são os elementos que determinam as necessidades energéticas de um adulto?

Acesso exclusivo para nutricionistas

Melhore os resultados dos seus pacientes!

Quero Testar

Post tagsCalorimetriagasto energéticoGEBGET

You may also like

Quais são os fatores que determinam a necessidade energética de uma pessoa?

As necessidades energéticas dependem da idade, sexo, peso (ver tabela Recomendações de referência para a ingestão alimentar diária. Nutrientes são as substâncias químicas presentes nos alimentos, utilizadas pelo organismo para crescimento, manutenção e fornecimento... leia mais ), e atividade metabólica e física.

Qual a necessidade energética por dia para adultos?

De acordo com a DGS os valores de energia médios aconselhados para adultos saudáveis variam entre as 1800 e as 2500 calorias.

Como determinar a necessidade energética?

Para calcular o gasto calórico na faixa etária dos 18 aos 30 anos, é preciso seguir a seguinte fórmula matemática: homens: (0,063 x peso em quilos + 2,896) x 239 = resultado em calorias gastas por dia; mulheres: (0,062 x peso em quilos + 2,036) x 239 = resultado em calorias gastas por dia.

Quais as necessidades energéticas do corpo?

Definição de necessidade energética Bebês e adolescentes, por exemplo, têm necessidades energéticas maiores que de crianças e adultos. Por sua vez, o homem adulto tem, em média, necessidade energética diária (cerca de 2600 calorias) superior à de uma mulher da mesma idade (2100 calorias).