Quais são os fatores que influenciam a expectativa de vida da população?

Quais são os fatores que influenciam a expectativa de vida da população?

Quais os fatores que contribuem para o aumento da expectativa de vida?

A melhora generalizada nas condições de saúde, o desenvolvimento da medicina, a coleta de lixo, o tratamento da água, a importação de medicamentos e as campanhas de vacinação lançadas no País estão entre os fatores que atuaram em conjunto para o avanço da média de expectativa de vida do brasileiro de 19.

O que indica a expectativa de vida?

Trata-se do número médio de anos que a população de um país viverá. Expectativa de vida, também chamada de esperança de vida, é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento.

Qual a importância das vacinas no aumento da expectativa de vida?

A OMS estima que a vacinação evite que 3 milhões de crianças morram no mundo todos os anos. Em 30 anos, a vacinação fez com que a expectativa de vida do brasileiro saísse de 50 para quase 80 anos.

Porque a vacinação da Covid é importante?

O desenvolvimento da imunidade por meio da vacinação significa que há um risco reduzido de desenvolver a doença e suas possíveis complicações. Em caso de suspeita de Coronavírus, faça testes para COVID-19 ,mantendo o isolamento social até ter certeza do diagnóstico e aguardando a melhora dos sintomas.

Qual a importância das vacinas para as pessoas?

As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades. Doenças altamente contagiosas e bastante comuns no passado – como a Difteria, o Tétano, a Paralisia Infantil, o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola – praticamente já não existem mais no Brasil.

Como aumentar a expectativa de vida?

  • Outra pesquisa desenvolvida nos EUA provou que as atividades físicas de lazer, entre elas caminhar ou pedalar no parque, podem acrescentar até 4,5 anos na expectativa de vida de alguém. 6) Coma peixe com frequência – Esta dica vale para pessoas de todas as faixas etárias, em especial para quem já entrou na terceira idade.

Qual a expectativa de vida?

  • Expectativa de vida. A expectativa de vida, também chamada de esperança de vida ao nascer, consiste na estimativa do número de anos que se espera que um indivíduo possa viver.

Quais fatores influenciam a expectativa de vida de um país?

  • Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros. Portanto, o aumento da expectativa de vida está diretamente associado à melhoria das condições de vida da população.

Qual a expectativa de vida da população brasileira?

  • - A maioria dos trabalhos de grande periculosidade é exercida por homens. Atualmente, a expectativa de vida da população brasileira é de 72,5 anos, sendo que as mulheres vivem, em média, 76 anos e os homens, 69 anos. Confira os países que apresentam as maiores e as menores expectativas de vida do planeta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em artigo publicado no final de abril no periódico Circulation, pesquisadores americanos tentaram estimar o impacto de fatores do estilo de vida na mortalidade prematura e expectativa de vida.

Através de dados do Nurses’ Health Study (1980 – 2014; n = 78.865) e do Health Professionals Follow-up Study (1986 – 2014, n = 44.354), os autores definiram cinco fatores de estilo de vida de baixo risco:

  1. Nunca fumar
  2. Ter um IMC entre 18,5 e 24,9 kg/m²
  3. Fazer ≥ 30 min/d de atividade física moderada a vigorosa
  4. Ingestão moderada de álcool
  5. Ter um alto escore de qualidade da dieta (40%)

Com esses fatores, foram estimados os hazard ratios (HR) para a associação do escore total de estilo de vida (escala de 0 a 5) com a mortalidade e expectativa de vida.

Quais são os fatores que influenciam a expectativa de vida da população?

Estilo de vida e mortalidade

Durante 34 anos de follow-up, foram registradas 42.167 mortes. Os HRs ajustados multivariáveis ​​para mortalidade em adultos com todos os cinco fatores de estilo de vida, comparados com 0 fatores, foram 0,26 (IC de 95%: 0,22 a 0,31) para mortalidade por todas as causas, 0,35 (IC de 95%: 0,27 a 0,45) para mortalidade por câncer e 0,18 (IC de 95%: 0,12 a 0,26) para mortalidade por doença cardiovascular.

O risco de não-adesão da população aos cinco fatores foi de 60,7% (IC de 95%: 53,6 a 66,7) para mortalidade por todas as causas, 51,7% (IC de 95%: 37,1 a 62,9) para mortalidade por câncer e 71,7% (IC de 95%: 58,1 a 81,0) para mortalidade por doença cardiovascular.

A expectativa de vida estimada aos 50 anos foi de 29,0 anos (IC de 95%: 28,3 a 29,8) para mulheres e 25,5 anos (IC de 95%: 24,7 a 26,2) para homens que não adotaram nenhum dos fatores de estilo de vida. Em contraste, para aqueles que adotaram todos os cinco fatores, a expectativa de vida estimada aos 50 anos foi de 43,1 anos (IC de 95%: 41,3 a 44,9) para mulheres e 37,6 anos (IC de 95%: 35,8 a 39,4) para homens.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a adoção de um estilo de vida saudável pode reduzir substancialmente a mortalidade prematura e prolongar a expectativa de vida.

Sedentarismo: precisamos agir agora!

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Yanping Li et al. Impact of Healthy Lifestyle Factors on Life Expectancies in the US Population. Circulation. 2018; originally published April 30, 2018. https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.117.032047
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:

Quais são os fatores que influenciam a expectativa de vida da população?

7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.

Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.

Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.

Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas

Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida

Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Quais os fatores que influenciam a expectativa de vida de uma população?

Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.

Quais são os fatores que aumentam a expectativa de vida?

Cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos e deixar os vícios — como o álcool e o cigarro — são maneiras de melhorar a qualidade de vida, assim como fazer exames de saúde e consultar o médico regularmente. E não é necessário esperar até a velhice chegar para mudar de vida — você pode começar agora mesmo.

Como é feita a expectativa de vida?

A expectativa de vida da população de uma determinada área, em um determinado ano, corresponde à média ponderada das idades das pessoas do lugar que morreram naquele ano.

Qual é a expectativa de vida de um ser humano?

Uma pessoa nascida no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. Isso representa um aumento de três meses em relação a 2018 (76,3 anos). A expectativa de vida dos homens passou de 72,8 para 73,1 anos e a das mulheres foi de 79,9 para 80,1 anos.