Quais são os gases poluentes mais tóxicos que são emitidos a partir de atividades humanas?

Entenda rapidamente as divergências entre ambos

Publicado em maio de 2022

Embora muitas vezes as fontes emissoras sejam as mesmas, gases de efeito estufa (GEE) são diferentes de poluentes atmosféricos. Os gases de efeito estufa são os causadores do aquecimento global. Já os gases (e materiais particulados) poluentes são tóxicos e, portanto, diretamente responsáveis por danos à saúde humana e ambiental.

Os GEE contribuem para a manutenção da Terra em temperaturas habitáveis, pois possibilitam que se mantenha no planeta parcela importante da energia proveniente dos raios solares que aqui incidem. Mas, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), as atividades humanas estão emitindo GEE em demasia, desequilibrando essa quantidade de energia mantida no planeta, o que causa mudanças climáticas e seus eventos extremos como chuvas em excesso.

Os principais GEE emitidos por atividades humanas são: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), mas também existem outros como os hidrofluorcarbonetos (HFCs) e o hexafluoreto de enxofre (SF6). O dióxido de carbono (CO2) é emitido, por exemplo, pela queima de combustíveis ou pelo desmatamento. Já mais da metade das emissões brasileiras de metano (CH4) são decorrentes do arroto de bois e vacas, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). 

Vale lembrar que uma tonelada de metano possui potencial de aquecimento do planeta 28 vezes maior do que uma tonelada de dióxido de carbono. Já uma tonelada de óxido nitroso (N2O) é 265 mais “aquecedora” que a mesma quantidade de CO2. Por isso, usa-se o termo dióxido de carbono equivalente (CO2e) para quantificar em uma medida única as emissões de diferentes gases de efeito estufa. 

Já os gases e partículas poluentes são aqueles que, ao serem respirados, causam mal diretamente para nossa saúde, além de outros problemas ambientais. Atualmente, sete poluentes atmosféricos são regulados no Brasil: partículas totais em suspensão (PTS), partículas inaláveis (MP10), fumaça, dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de carbono (CO) e ozônio (O3). Alguns desses poluentes também podem ter efeitos climáticos, sendo considerados gases de efeito estufa indiretos, como o CO, o NO2 e o O3.

Nas grandes cidades brasileiras, a maior parte desses poluentes é emitida devido ao uso de combustíveis pelos transportes. Cidades onde há predomínio do transporte individual motorizado, por exemplo, costumam emitir mais poluentes atmosféricos do que cidades equivalentes que priorizam a mobilidade coletiva. Isso porque, por passageiro transportado, um ônibus emite menos do que um automóvel. Os poluentes também podem ser emitidos pelas queimadas, como as que têm ocorrido na Amazônia, ou pelas indústrias e usinas termelétricas.

Por fim, vale ressaltar que os poluentes permanecem menos tempo na atmosfera do que os gases de efeito estufa, uma vez que podem ser dissipados após chuvas ou reagindo quimicamente na atmosfera.

A poluição atmosférica é uma ameaça para a saúde em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de dois milhões de mortes prematuras a cada ano podem ser atribuídas aos efeitos da poluição do ar urbano. A queima de combustíveis fósseis e de biomassa é a fonte mais significativa de poluentes atmosféricos.

Aparelhos domésticos de combustão, veículos, instalações industriais e incêndios florestais são fontes de poluição do ar. A OMS alerta que ao reduzir os níveis de poluição do ar pode diminuir a carga global de complicações ligadas a infecções respiratórias, como doenças cardíacas e câncer de pulmão. O Top 5 desta semana foi elaborado com informações da OMS e do Indicadores do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

1. Partículas Totais em Suspensão (PTS), Fumaça e Partículas Inaláveis (PM10)

Representam materiais sólidos e líquidos em suspensão na atmosfera, como poeira, pó, fuligem, fumaça. O tamanho das partículas é o critério utilizado para a classificação destes materiais. Partículas mais grossas ficam retidas no nariz e na garganta, provocam incômodo e irritação, além de deixarem o organismo mais vulnerável. Poeiras mais finas causam danos ao aparelho respiratório. Podem carregar outros poluentes para os alvéolos pulmonares, provocando doenças respiratórias, cardíacas e câncer.

Quais são os gases poluentes mais tóxicos que são emitidos a partir de atividades humanas?
Foto: picture-alliance/landov

2. Ozônio (O3)

O ozônio é um gás composto por três átomos de oxigênio, invisível, com cheiro marcante e altamente reativo. Na estratosfera ele ajuda a proteger a Terra da radiação solar, mas na camada mais baixa da atmosfera ele é nocivo à saúde. O ozônio é formado pela reação dos hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio presentes no ar, sob ação da radiação solar e é o principal representante do grupo de poluentes conhecidos como oxidantes fotoquímicos. Pode causar irritação nos olhos e redução da capacidade pulmonar, agravar doenças respiratórias, diminuir a resistência contra infecções e ser responsável por disfunções pulmonares, como a asma. De acordo com a OMS, o excesso de ozônio no ar pode ter um efeito significativo sobre a saúde humana. Na Europa, é um dos poluentes atmosféricos mais preocupantes.

Quais são os gases poluentes mais tóxicos que são emitidos a partir de atividades humanas?
Foto: Getty Images

3. Dióxido de Nitrogênio (NO2)

É formado pela reação do óxido de nitrogênio e do oxigênio reativo, presentes na atmosfera. Pode provocar irritação da mucosa do nariz e danos severos aos pulmões, semelhantes aos provocados pelo enfisema pulmonar. Além dos efeitos diretos à saúde, o NO2 também está relacionado à formação do ozônio e da chuva ácida. Há evidências de que a substância agrava doenças respiratórias pré-existentes e contribui para seu aparecimento. Os efeitos sobre a saúde incluem desconforto na respiração, agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares já existentes.

Quais são os gases poluentes mais tóxicos que são emitidos a partir de atividades humanas?
Foto: DW

4. Dióxido de Enxofre (SO2)

O SO2 é um gás incolor com odor acentuado. É produzido a partir da queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) e da fundição de minérios. A emissão de dióxido de enxofre está principalmente relacionada ao uso de combustíveis de origem fóssil contendo enxofre, tanto em veículos quanto em instalações industriais. Pode provocar irritação e aumento na produção de muco, desconforto na respiração e agravamento de problemas respiratórios e cardiovasculares. O SO2 também é um dos poluentes precursores da chuva ácida, efeito global de poluição atmosférica, responsável pela deterioração de diversos materiais, acidificação de corpos d'água e destruição de florestas. Pessoas com asma, doenças crônicas de coração e pulmão são mais sensíveis ao SO2.

Quais são os gases poluentes mais tóxicos que são emitidos a partir de atividades humanas?
Foto: DW/H.Swapan

5. Monóxido de Carbono (CO)

Trata-se de um gás tóxico, inodoro e incolor. A emissão de monóxido de carbono está relacionada diretamente com o processo de combustão tanto em veículos com motores movidos a gasolina, diesel ou álcool, quanto na indústria. Esse gás é classificado como um asfixiante sistêmico, pois é uma substância que prejudica a oxigenação dos tecidos. Os efeitos da exposição dos seres humanos ao CO estão associados à diminuição da capacidade de transporte de oxigênio na combinação com hemoglobina do sangue. O monóxido de carbono pode provocar intoxicação e até a morte. O risco aumenta com o tempo de exposição.

Quais são os gases poluentes mais tóxicos que são emitidos a partir de atividades humanas?
Foto: picture-alliance/dpa

Quais são os gases poluentes mais tóxicos que são emitidos a partir de atividades humanas e a ação desses gases no ambiente e no organismo humano?

- Óxidos de nitrogênio e enxofre: esses gases tóxicos são liberados na queima industrial de combustíveis fósseis como o carvão mineral e o óleo diesel. ... .
- Dióxido de carbono (gás carbônico): resulta das combustões e da respiração de animais e plantas..

Quais são as principais fontes de poluentes produzidos pelas atividades humanas?

Dentre as principais fontes de emissão de poluentes, podemos destacar as indústrias, a queima de lixo, os veículos automotores e aviões. Vale destacar que alguns processos naturais levam à emissão de poluentes, como é o caso das erupções vulcânicas, tempestades de areia e incêndios florestais não criminosos.

Quais os três principais gases poluentes sobre a saúde humana?

Gases poluentes são gases cuja concentração das substâncias tem o poder de acarretar mal à saúde humana e a natureza. Os principais gases poluentes são: dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e aldeído (RCHO).

Quais são os 5 gases poluentes?

Conheça agora os cinco gases poluentes atmosféricos mais perigosos:.
PM2.5. As PM2,5 são partículas finas invisíveis a olho nu, embora sejam perceptíveis como névoa em áreas altamente poluídas e presentes dentro e fora de casa. ... .
Ozônio ao nível do solo. ... .
Dióxido de nitrogênio. ... .
Carbono Negro. ... .
Metano..