Quais são os indicadores de atendimento?

Quais são os indicadores de atendimento?

Existem vários tipos de indicadores de atendimento — conhecidos também como métricas ou KPI (Key Performance Indicator) — que servem para medir a performance da equipe e melhorar a satisfação do cliente. Ao proporcionar uma visão ampla dos fatos ocorridos no call center, eles auxiliam os gestores nas tomadas de decisões.Porém, desenvolver essas métricas não é uma tarefa simples. É preciso atentar-se aos objetivos da companhia e escolher quais os tipos de indicadores de atendimento mais adequados para atingir.Assim como não basta apenas modificar a estrutura dos processos porque uma das métricas está fora da curva esperada. Nesse momento, precisamos entender o que os indicadores nos mostram e, aí sim, agir assertivamente.Precisa definir quais os tipos de indicadores de atendimento são ideais para sua equipe? Então continue a leitura do nosso artigo e entenda mais sobre o assunto!

1. Chamadas atendidas

Este indicador de desempenho é o mais básico para os call centers, pois mesmo que os negócios não exijam medições específicas, como quantidade de vendas, ainda é necessário acompanhar o volume de chamadas recebidas pela operação. Essa métrica pode indicar as chamadas de um colaborador ou da equipe inteira.Com os dados em mãos, o gestor visualiza rapidamente a eficiência da operação, pois mede somente as chamadas completadas e atendidas. Se a ligação cair antes do atendimento, deverá ser desconsiderada da contagem. Porém, atenção, esses casos podem indicar problemas com sistemas ou equipamentos, tornando necessária a apuração técnica para melhorar a eficiência da equipe.

2. Tempo Médio de Operação

Também é conhecido como TMO, este indicador mostra a média e totalidade do tempo operacional do colaborador. Ou seja, o tempo que foi gasto para atender a um cliente, incluindo o pós-atendimento para finalizar procedimentos que são registrados em sistema. Essa medição pode indicar uma lentidão sistêmica, fazendo com que o colaborador demore mais para as tarefas que dependem das aplicações.O TMO também mostra como o funcionário está lidando com os processos incluídos nas etapas de atendimento. Para identificar em quais situações há problemas, é necessário observar outros tipos de indicadores de atendimento e fazer um comparativo entre as pessoas da equipe. Pode ser necessário aplicar treinamentos ou realizar a automatização de processos para que isso seja melhorado.

3. Tempo Médio de Atendimento

O TMA mostra para o gestor a quantidade média de tempo gasto em cada chamada, sem contar as etapas de pós-atendimento. Essa métrica indica a produtividade da equipe.Um lembrete: não existe um tempo ideal para se utilizar em cada chamada, pois o foco deve ser a satisfação do cliente. Talvez isso signifique alguns minutos a mais na ligação e cada caso deve ser analisado considerando o contexto em que foi realizada a chamada.

4. Tempo Médio de Espera

Este item, o TME, indica o tempo que os clientes aguardam na fila de espera, para serem atendidos. Esse é um exemplo de indicador de desempenho que está ligado ao TMA e TMO.Quanto maior for o TMA e o pós-atendimento, mais longa será a fila de espera dos consumidores. A solução pode ser a integração de softwares para agilizar os processos, ou, até mesmo, aumentar a capacidade de atendimento disponibilizando mais agentes para tal finalidade.

5. Best Time to Call

Pode ser conhecido também como BTC. Ele indica o melhor horário para ligar aos clientes. Por exemplo, durante os horários comerciais, determinada pessoa não atenderá ligações em sua residência, mas sim em seu celular.Essa métrica facilita o atendimento dos colaboradores para momentos específicos, como vendas e cobranças, permitindo alcançar as metas da equipe com maior eficiência.

6. Contato com a Pessoa Certa

O CPC, como também é conhecido, mostra a porcentagem de ligações em que seus colaboradores conseguiram falar com o cliente. Quanto maior essa porcentagem é, mais produtiva sua equipe se torna.Isso significa que seus agentes estão conseguindo contato com o cliente certo, evitando perda de tempo com recados e contatos desnecessários. Uma boa opção para auxiliar nessa métrica é utilizar sistemas de bancos de dados, como o CRM.

7. First Call Resolution

O FCR apresenta quantos clientes tiveram suas necessidades satisfeitas logo no primeiro atendimento. Sua tradução para o português, literalmente, significa Resolução na Primeira Chamada.Esta talvez seja o indicador mais importante para uma Central de Atendimento e um dos mais difíceis de serem alcançados, já que depende muito de integrações entre sistemas, autonomia e treinamento dos operadores, processos muito bem desenhados e muito envolvimento das áreas internas da empresa no apoio à Central de Atendimento.Provavelmente o FCR seja o que melhor traduz a satisfação do cliente no contato com a Central de Atendimento na empresa.

Nesse momento vemos a importância que o gestor e suas habilidades têm para a empresa, pois é necessário atender às necessidades dos consumidores, ao mesmo tempo em que cuida dos indicadores, das metas e de seus colaboradores.

A importância de acompanhar diferentes tipos de indicadores de atendimento

Como dissemos anteriormente, é preciso atentar-se para o que o conjunto dos indicadores escolhidos estão dizendo sobre o cenário da equipe. Somente assim, será possível a escolha correta de quais processos modificar na estruturação e qual feedback aplicar ao colaborador. Além disso, também será possível utilizar as melhores táticas para melhorar o atendimento, garantindo qualidade para o cliente.Os tipos de indicadores de atendimento, apresentados neste artigo, são formas de avaliar quantitativamente as principais metas da operação, podendo mostrar ao gestor como está a atuação dos colaboradores da equipe de atendimento. Além disso, eles mostram o resultado da equipe inteira e até mesmo do call center todo.Cada nível de filtro dos resultados — individual, equipe e operação — permite observar resultados diferentes e que ajudam a conhecer tendências de comportamento, por parte do atendente e do cliente, assim como ajudam os gestores a tomar decisões mais assertivas quanto ao negócio. Isso tudo aumenta a eficiência, os lucros e amplia o grau de satisfação do cliente.Também é possível utilizar variados tipos de indicadores de atendimento apenas para acompanhar algumas metas mais pontuais. Lembrando que, não necessariamente, as métricas serão metas, porém sempre podem ajudar a apontar o caminho certo a ser seguido pelos colaboradores da equipe.Os diferentes tipos de indicadores de atendimento permitem avaliar, de forma individual ou em grupo, como está a eficiência e produtividade do seu time de atendentes. As métricas são interligadas, permitindo o foco em um dos itens para melhorar os outros. Como o caso do Tempo Médio de Atendimento e Tempo Médio de Espera, ou do Best Time to Call e Contato com a Pessoa Certa.Percebeu que nossas dicas sempre focam no consumidor? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais artigos que melhoram a experiência de seus clientes!

Quais são os indicadores de atendimento ao cliente?

Confira abaixo os 8 principais indicadores de atendimento:.
Chamados recebidos;.
First Contact Resolution;.
Tempo Médio de Espera;.
Tempo Médio de Atendimento;.
Taxa de desistência;.
Customer Satisfaction Score;.
Customer Effort Score;.
Net Promoter Score..

O que é indicador de atendimento?

Indicadores de atendimento ao cliente, ou métricas de atendimento, são números utilizados para medir padrões de qualidade, mensurar resultados e comparar diferentes itens ou períodos de tempo.

Quais são os 5 indicadores?

Quais são os indicadores de performance mais usados?.
Indicadores de lucratividade..
Indicador de eficácia..
Indicador do valor de ticket médio..
Indicador de turnover..
Indicadores de performance individual..
Indicadores de performance de vendas..
Indicadores estratégicos..

Quais os 3 tipos de indicadores?

Confira, abaixo, os principais tipos de indicadores de processos que as empresas podem adotar..
Indicador de produtividade. ... .
Indicador de eficiência. ... .
Indicador de eficácia. ... .
Indicador de efetividade. ... .
Indicador de qualidade. ... .
Indicador de capacidade. ... .
Indicador de lucratividade. ... .
Indicador de rentabilidade..