Quais são os movimentos que acontecem durante a respiração?

Inspiração e expiração são movimentos responsáveis pela entrada e saída de ar do organismo.

A respiração é um processo fundamental para a nossa sobrevivência, uma vez que está relacionada diretamente com a produção de energia. Podemos classificar a respiração humana em dois tipos: a pulmonar e a celular. A primeira é responsável por levar o oxigênio do meio ambiente para as nossas células e retirar do nosso corpo o excesso de gás carbônico. A respiração celular, por sua vez, é aquela responsável por gerar energia no interior da célula a partir de glicose e oxigênio.

Para que a respiração pulmonar ocorra, é necessária a realização de dois movimentos: a expiração e a inspiração. Esses movimentos juntos são chamados de movimentos respiratórios e só são possíveis graças à ação conjunta de músculos intercostais, diafragma e caixa torácica.

Na inspiração, o ar presente no meio move-se para o interior do corpo. Para que isso ocorra, é necessário que o diafragma e os músculos intercostais contraiam-se, levando ao abaixamento do diafragma, alongamento da caixa torácica e elevação das costelas. Esse processo faz com que o volume do tórax aumente e a pressão no interior dos pulmões diminua, ficando, aproximadamente, 2 mmHg abaixo da pressão atmosférica. A diminuição da pressão intrapulmonar causa a entrada de ar nos pulmões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na expiração, por sua vez, ocorre a eliminação de ar pelas vias respiratórias. Nesse processo, tanto o diafragma como os músculos intercostais relaxam, fazendo com que a caixa torácica retorne ao seu tamanho normal. Nesse momento, ocorre a retração dos pulmões e o consequente aumento da pressão pulmonar, que chega a 4 mmHg. O aumento da pressão força a saída do ar para o meio.

Quais são os movimentos que acontecem durante a respiração?

Observe como ocorrem os movimentos respiratórios e as estruturas envolvidas

O processo de respiração ocorre involuntariamente, ou seja, independe da nossa vontade, e é controlado pelo centro respiratório localizado no bulbo, uma estrutura na base do cérebro. Quando o aumento de gás carbônico é percebido pelo centro respiratório, este manda uma mensagem para que os movimentos respiratórios sejam acelerados.

Em um estado normal de repouso, uma pessoa pode realizar de 12 a 15 movimentos respiratórios por minuto. O número de movimentos realizados por minuto é denominado de frequência respiratória.

A respiração pulmonar corresponde ao processo em que as trocas gasosas ocorrem nos pulmões.

Os animais que apresentam a respiração pulmonar são: alguns moluscos, a maioria dos anfíbios adultos, répteis, aves e mamíferos.

O ser humano realiza a respiração pulmonar e a respiração celular.

A respiração pulmonar é responsável pelas trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente.

As trocas gasosas, também chamadas de hematose, consistem na entrada de oxigênio e saída de gás carbônico do organismo.

A inspiração e expiração

A respiração pulmonar deve-se aos movimentos do diafragma.

O diafragma é um músculo que altera o volume da caixa torácica, conforme o seu movimento.

Durante a inspiração, entrada do ar, o diafragma contrai-se e aumenta o volume da caixa torácica

Durante a expiração, saída do ar, o diafragma relaxa e diminui o volume da caixa torácica.

O caminho percorrido pelo ar

Ao entrar pelas cavidades nasais, o ar percorre a faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos até chegar aos alvéolos pulmonares, nos pulmões.

As cavidades nasais são revestidas por pelos que podem reter poeiras e microrganismos.

Nas cavidades nasais, o ar é filtrado, umidificado e aquecido. Desse modo, entra no organismo em uma temperatura e em condições adequadas.

Ao chegar aos alvéolos pulmonares, ocorrem as trocas gasosas.

O oxigênio passa dos alvéolos para o sangue que circula nos capilares sanguíneos e o gás carbônico, passa do sangue para os alvéolos.

Quais são os movimentos que acontecem durante a respiração?

O caminho percorrido pelo ar até chegar aos bronquíolos

Saiba mais o Sistema Respiratório.

Peixes com respiração pulmonar

Alguns peixes ósseos possuem, além da respiração branquial, a pulmonar.

Esses peixes são chamados de pulmonados ou dipnoicos.

Eles possuem uma estrutura altamente vascularizada e ligada à faringe que funciona como um pulmão primitivo.

A piramboia (Lepidosiren paradoxa) é o único peixe pulmonado que existe no Brasil.

Quais são os movimentos que acontecem durante a respiração?
Piramboia

Confira questões com resolução comentada em exercícios sobre o sistema respiratório.

Quais são os movimentos que acontecem durante a respiração?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Quais os movimentos que ocorrem na respiração?

O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se.

O que acontece no momento da respiração?

Quando você inspira, o ar que entra no nariz é aquecido e umedecido. Em seguida, ele percorre a traqueia e entra nos pulmões. Depois de passar pelos tubos brônquicos, o ar finalmente chega e entra nos alvéolos (sacos de ar), onde o oxigênio é passado para a corrente sanguínea.

Que movimentos ocorrem durante a expiração?

Em seguida ocorre a saída de ar dos pulmões, a expiração, acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, eleva-se o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica, expulsando o ar dos pulmões.

O que acontece na inspiração e na expiração?

Na inspiração, o diafragma se contrai e abaixa e as costelas se contraem e se elevam. Isso aumenta a caixa torácica, diminui a pressão interna e força a entrada do ar nos pulmões. Já na expiração, a musculatura relaxa e o processo é inverso.