Quais são os principais fatores que determinam o tamanho da população?

A população mundial atual é composta por 7,7 bilhões de pessoas e continua crescendo anualmente, porém a um ritmo lento, se comparado a períodos anteriores. A sua distribuição sobre a superfície terrestre não é feita de forma homogênea. O continente asiático é o mais populoso, com destaque para China e Índia, que, sozinhos, reúnem pouco mais de um terço da população mundial.

A população brasileira é a segunda maior do continente americano e, seguindo a tendência global, tem experimentado a desaceleração no seu crescimento.

Leia também: Qual a diferença entre povo e nação?

Crescimento da população mundial

O crescimento populacional ou crescimento demográfico mundial é calculado a partir do saldo entre o total de pessoas nascidas vivas e o total de mortes em um determinado período de tempo (dentro de um ano, por exemplo).

A população mundial no ano de 2020 era de 7.794.799.000 de pessoas, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A marca dos 7 bilhões foi atingida no dia 31 de outubro de 2011, data determinada pelo Fundo de População das Nações Unidas.

Apesar de o número absoluto estar crescendo, a taxa em que esse crescimento se dá vem diminuindo com o passar dos anos. Isso significa que houve diminuição na velocidade com que a população mundial está crescendo.

O período pós-Segunda Guerra Mundialmarcou um salto no crescimento da população mundial, principalmente a partir da década de 1950. A década de 1960 representou uma verdadeira explosão demográficae foi a primeira vez em que a taxa de crescimento populacional atingiu e ultrapassou a marca de 2% anuais. Na época, a população mundial era de 3 bilhões de pessoas.

Desde o final dos anos 1960, a taxa de crescimento entrou em declínio, movimento que se acentuou a partir de 1990. Atualmente, a taxa de crescimento da população mundial é de 1,1% (ONU, 2020). A projeção da ONU é que o mundo atinja o valor de 8,5 bilhões de habitantes em 2030 e 9,7 bilhões em 2050.

Ressalta-se, entretanto, que o crescimento não acontece de forma homogênea em todos os lugares. As maiores taxas de crescimento se encontram nos países da Ásia e da África. Em um cenário oposto, países da Europa apresentam a tendência de redução populacional para as próximas décadas.

Diversos são os fatores que podem levar ao crescimento da população, como melhorias no sistema de saúde que aumentam a expectativa de vida ao nascer, aumento da fertilidade, redução da mortalidade infantil, urbanização e desenvolvimento econômico — estes ligados aos salários e acesso a melhores condições de vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Distribuição da população mundial

A população mundial não se encontra igualmente distribuída na superfície terrestre. As causas atreladas a esse fator podem ser naturais, como a geomorfologia, o clima, a cobertura vegetal e aspectos correlacionados que podem dificultar ou mesmo impedir a vida em determinadas porções do território. O desenvolvimento econômico e industrial, bem como fatores de ordem social e histórica também influem na concentração populacional em um lugar em detrimento de outros.

A Ásia concentra 59,5% de toda a população mundial. Nesse continente, apenas China e Índia, ambos com mais de 1,3 bilhão de habitantes cada, concentram 36,1% do total de pessoas no planeta.

Na sequência está o continente África, cujos 54 países reúnem uma população de 1.340.598.000 habitantes, 17,1% do total mundial. O país mais populoso da África é a Nigéria, com 206,14 milhões de habitantes.

O continente americano reúne 13,1% da população mundial, com 1.022.832.000 de habitantes. Os países mais populosos são os Estados Unidos, com 331 milhões de habitantes, e o Brasil, com 212.559.000.

O quarto continente em população é a Europa, que possuía 747.636.000 habitantes em 2020, 9,5% da população mundial. Com parte do seu território no continente, a Rússia detém a maior população, com 145.934.000 habitantes.

AOceania é o continente com menor concentração populacional do planeta, com 42.678.000 de habitantes. O país mais populoso é a Austrália, onde vivem 25,5 milhões de pessoas.

Lista dos países mais populosos do mundo

Fonte: Organização das Nações Unidas (ONU), 2020.

Diferença entre países populosos x países povoados

O termo populoso faz referência à população absoluta, isto é, diz respeito à quantidade total de pessoas que habita uma determinada localidade. Povoado, por sua vez, é um termo que se refere à população relativa, isto é, à distribuição da população sobre a área do país ou qualquer outro território selecionado.

Um país populoso é aquele que possui uma grande população absoluta. Já um país povoado é aquele que possui elevada densidade demográfica. Nem todos os países que são populosos serão considerados povoados e vice-versa.

A China é um exemplo de país populoso e povoado. Sua população é de 1,397 bilhão de pessoas, e a sua densidade demográfica é de 153,3 hab/km². O Brasil pode ser citado como país populoso que não é povoado, tendo em vista que a sua densidade demográfica é de 25,4 hab/km². Um dos países menos povoados do mundo é a Mongólia, com 2,1 hab/km².

Leia também: O que é população absoluta e população relativa?

População brasileira

O Brasil é o 6º maior país em população do mundo, sendo o segundo mais populoso do continente americano, com 212.559.000 habitantes. As estatísticas mais recentes da ONU indicam uma taxa de crescimento populacional de 0,8% em 2020, valor relativamente menor do que o registrado em 2010, por exemplo, que era de 1%, o que demonstra a desaceleração no crescimento da população brasileira.

O país se encontra na terceira fase de sua transição demográfica, com taxas de mortalidade relativamente estáveis (em um movimento leve de ascensão) e queda na natalidade e na fertilidade, determinando, assim, crescimento populacional lento.

Em nível regional, o Sudeste concentra a maior parcela da população brasileira, com 42% do total, levando em consideração os dados do IBGE. O Centro-Oeste é a região menos populosa do Brasil, com apenas 7,7% da população total.

Quais são os principais fatores que determinam o tamanho da população?
A população brasileira segue em crescimento, porém a taxas cada vez mais baixas.

População chinesa

A China é o país mais populoso do mundo, abrigando atualmente 1.439.324.000 de habitantes. A maior parte da população do país se encontra na faixa leste do território, e isso se deve a razões como um oeste montanhoso e de clima mais seco. Fatores históricos e relacionados ao modelo de desenvolvimento econômico também influenciaram a concentração populacional na porção leste. Xangai é a cidade mais populosa do país, com 27.058.480 de habitantes. A capital, Pequim, possui pouco mais de 20 milhões de habitantes.

O país passou por um rápido e intenso crescimento populacional a partir da década de 1950, quando possuía cerca de meio bilhão de habitantes. No ano de 1978, quando sua abertura econômica teve início, a população chinesa já somava 962.590.000 pessoas. A marca de um bilhão de habitantes foi atingida em 1980.

Nos anos 1970, uma política de controle de natalidade foi instituída na tentativa de frear o crescimento populacional. Oito anos mais tarde, foi criada a Política do Filho Único, revogada no ano de 2015. Atualmente, a China vive as etapas finais de sua transição demográfica e tem enfrentado um novo cenário, que é o de envelhecimento populacional.

Quais são os principais fatores que determinam o tamanho da população?
A China passou por um rápido processo de crescimento populacional, atrelado à industrialização e à urbanização.

Veja também: Quais são os tipos de crescimento populacional?

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (UFRGS 2018) O relatório da Organização das Nações Unidas (ONU, 2015) afirma que a população mundial deverá chegar aos 9,7 bilhões em 2050.

Fonte: ONU projeta que população mundial chegue aos 8,5 bilhões em 2030. Disponível em: Acesso em: 30 ago. 2017.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o crescimento da população mundial.

( ) As altas taxas de fertilidade e o aumento da esperança de vida ao nascer influenciam no crescimento da população mundial projetado.

( ) O crescimento da população mundial projetado está relacionado ao aumento do controle de natalidade.

( ) O crescimento da população mundial projetado está ligado ao índice de crescimento natural, o qual relaciona apenas taxa de mortalidade e migrações.

( ) O crescimento da população mundial projetado está relacionado somente ao aumento das migrações.

A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A) F – V – V – V.

B) F – V – V – F.

C) V – V – F – F.

D) V – F – F – F.

E) V – F – F – V.

Resolução

Alternativa D. O primeiro item é o único com assertiva verdadeira, elencando os fatores corretos que podem gerar crescimento da população mundial.

Questão 2 – (UEA 2019) O Brasil é considerado um país _______ (com grande população absoluta), porém fracamente _________ (baixa densidade demográfica), com 22,4 hab/km² (censo 2010), abaixo da média mundial e estimada em aproximadamente 40,26 hab/km².

(Marcos A. Moraes e Paulo Sérgio S. Franco. Geografia humana, 2011. Adaptado)

Assinale a alternativa cujos termos preenchem, respectivamente, as lacunas do texto.

A) populoso – povoado.

B) explorado – ocupado.

C) povoado – populoso.

D) continental – ocupado.

E) dinâmico – explorado.

Resolução

Alternativa A. O Brasil é um país populoso e fracamente povoado.

Créditos das imagens

[1] Joa Souza / Shutterstock

[2] Eastimages / Shutterstock

Quais os fatores que determinam o tamanho da população?

Determinantes do tamanho populacional.
Determinantes do tamanho populacional. Os determinantes do tamanho populacional são divididos em quatro fatores:.
Taxa de natalidade. É a descrição do número de nascimentos ocorridos em um ano..
Taxa de mortalidade. ... .
Taxa de imigração. ... .
Taxa de emigração..

Quais os 4 fatores que alteram o tamanho da população?

(16) O parasitismo, os intemperismos, a disponibilidade de alimentos e espaço são fatores que influenciam na densidade das populações.

Quais são os fatores reguladores do tamanho de uma população?

A competição, a predação e o parasitismo são alguns dos principais fatores bióticos dependentes de densidade que regulam o tamanho das populações, uma vez que interferem diretamente, por exemplo, nas taxas de natalidade e mortalidade. À medida que a população cresce, a demanda por recursos também aumenta.

Quais fatores são responsáveis por favorecer o crescimento de uma população?

Uma análise generalizada do crescimento da população permite inferir que os principais elementos que influenciam na sua constituição são as taxas de natalidade, mortalidade e longevidade.