Quais são os principais fatores que influenciam o clima de Moçambique?

Os factores que influenciam o clima de Moçambique são:

Conteúdos

  • 1 Latitude
    • 1.1 Altitude
    • 1.2 O relevo
    • 1.3 A continentalidade
    • 1.4 Correntes marítimas
  • 2 Climatologia de Moçambique

Latitude

A latitude é proximidade ou afastamento do equador. A medida que se afasta do equador para os polos, a precipitação e as temperaturas médias anuais diminuem.

A região Norte do país é a mais quente que a Sul. Por isso na região Norte as chuvas são mais frequentes, daí há predominância do clima tropical húmido.

Altitude

Quanto maior for a altitude menor será a temperatura, este fenómeno, chama-se gradiente térmico. Nas zonas montanhosas como Maniamba-amaramba, Chire-Namúli, Marávia-angónia, Mueda, Montes Libombos e Manica, as chuvas são mais abundantes e as temperaturas são baixas devido ao factor relevo.

O relevo

As montanhas têm influência considerável sobre o clima pois actuam como barreira ao vento e também porque as temperaturas baixam com altitude (cerca de 6,5 grau por cada 1000 m de aumento de altitude). As encostas batidas pelo vento de muitas montanhas são chuvosas, enquanto as encostas do lado oposto estão protegidas da chuva e são relativamente secas.

A continentalidade

O afastamento e aproximação do mar também e importante porque as tenções de agua tende a modelar o clima; assim os locais situado junto a costa tem geralmente um clima menos extremos com temperaturas amenas que os locais situados no interior do continente.

Correntes marítimas

As correntes quentes e frias desempenham o papel importante na determinação dos climas costeiro. Massa de áreas marítimas e continentais influenciam o clima de maneira.

Certos factores climático locais são produzidos pelo homem, ex.: a poluição do ar sobre as cidades, reduz a radiação solar e o calor que alcança o solo ou a superfície terrestre. A existência de muitos edifícios nas cidades, com alturas diferentes tende a reduzir a velocidade dos ventos, mais também aumenta a turbulência

Climatologia de Moçambique

Em Moçambique, predomina o clima tropical húmido nas áreas centrais e do norte, é tropical de altitude nas áreas próximas à fronteira com o Zimbabwe e é sub-tropical e seco no sul. O clima do país é bastante homogéneo, se excluir-se a diminuição da chuva no interior e a queda de temperatura de acordo com a altura.

O clima do país é influenciado por três fatores principais: a diferença de altitude entre o litoral e as terras altas do interior, a corrente quente, que corre ao longo da costa do país e reduz as diferenças de temperatura e o regime dos ventos alísios, que sopram do sudeste, causando as chuvas de monções.

Regista-se duas estacões chuvosas por ano. Uma estação das chuvas sob a acção da monção marítima de nordeste (que decorre entre Novembro e Março) e de uma estação seca sob a influência da monção terrestre de sudoeste (de Abril a Outubro).

A região norte é mais húmida que a do sul, facto ao qual não está alheia a influência das monções vindas do oceano Índico e que atingem com maior incidência a costa norte, já que a costa sul está de certa forma protegida pela barreira geográfica constituída pela ilha de Madagáscar. As zonas de altitude superior a 1000metros têm um clima tropical de altitude que se aproxima, pelas suas características, dos climas temperados.

Leia Também Sobre:

  • Elementos de clima em Moçambique
  • Características do clima de Moçambique
  • Clima de Moçambique
  • Tipos de clima de Moçambique e sua localização
  • Principais climas da região Sul de Moçambique
  • Clima predominante em Moçambique

Licenciando História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdos dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

Quais são os fatores que influenciam o clima em Moçambique?

Os principais factores climáticos são: Altitude, longitude, continentalidade, maritimidade, relevo, vegetação, massas de ar e urbanização.

Quais são os principais fatores que influenciam o clima?

Fatores climáticos: quais são, resumo e exercícios!.
Latitude..
Altitude..
Maritimidade..
Correntes marítimas..
Vegetação..
Massas de Ar..
Relevo..

Qual a influência da latitude e altitude sobre o clima?

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

O que determina o clima?

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.