Quais são os problemas ambientais e sociais que podem ser causados pela produção do carvão?

Os combustíveis fósseis (carvão mineral, gás natural e o petróleo) estão entre os principais causadores das mudanças climáticas e sua aceleração. Parar a sua exploração é urgente. Assim como é urgente o início de uma transição energética. Energias renováveis (como a éolica e a solar) devem substituir os combustíveis fósseis que devem permanecer no chão.

Saiba, agora, por que defendemos isso:

  • poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono, gás liberado durante a queima desse tipo de combustível é o principal responsável pelo aquecimento global.
  • dióxido de enxofre, um dos poluentes liberados também na combustão de combustíveis fósseis é a causa principal da chuva ácida. Esse fenômeno pode levar à destruição monumentos feitos de alvenaria ou mármore e culturas agrícolas.
  • A poluição originada a partir de automóveis (que utilizam combustíveis fósseis) e usinas de carvão pode causar sérios riscos à saúde. As doenças relacionadas à poluição variam de leve a grave e podem afetar significativamente a qualidade de vida. A poluição do ar pode resultar em asmadoença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão. A exposição prolongada pode aumentar as infecções respiratórias na população em geral. As crianças e os idosos são mais vulneráveis a partículas finas e outras substâncias tóxicas no ar.
  • Os combustíveis fósseis costumam ser transportados para o local desejado por meio de navios. É comum ouvir falar sobre vazamentos em petroleiros ou navios carregados de óleo cru para ser refinado. A consequência disso é que o petróleo contém algumas substâncias tóxicas que, quando misturadas com água, causam sérios impactos à vida aquática.

Com informações do Bioblog

Os impactos sociais e ambientais do uso de carvão vegetal no estado do pará

2926 palavras 12 páginas

OS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DO USO DE CARVÃO VEGETAL NO ESTADO DO PARÁ

AUTOR ADEMI ELADIO DE ALENCAR

RESUMO

O carvão vegetal como alternativa energética no Brasil e, em especial do Estado do Pará, tem sido alvo de grandes debates, devido às industrias siderúrgicas utilizarem carvão vegetal como insumo à produção de ferro-gusa, em parte justificado por ser fonte energética de baixo custo. No entanto as relações de trabalho associadas e a forma de produção podem gerar problemas sociais e ambientais.

INTRODUÇÃO

Desde os tempos mais remotos, o Homem utilizou o fogo, a tração animal e a energia gerada dos ventos ou das quedas d’água para atender algumas de suas necessidades básicas. Uma dessas fontes que podem ser

…exibir mais conteúdo…

Por fim, a produção de carvão vegetal supre as carências de redutor fóssil mineral (carvão mineral). Todo carvão vegetal produzido no Brasil é proveniente de fornos de alvenaria também conhecido como fornos do tipo rabo-quente, dentro dos quais se processa a queima da madeira sem que haja qualquer espécie de mecanismo de controle do referido processo, acarretando como conseqüência um produto que apresenta propriedades variadas, o que de certa forma demonstra que a produção de carvão vegetal brasileira ainda é muito incipiente. Ao longo das ultimas décadas e vários anos produzindo ferro-gusa, as siderúrgicas perceberam a necessidade cada vez maior de um carvão vegetal de melhor qualidade, produzido a partir da inserção de novas tecnologias já disponibilizadas no mercado, evitando dessa forma a perda de propriedades e a variação na qualidade do produto final, sendo o objetivo final, um produto com maior eficiência de queima e melhor produtividade na redução do minério de ferro. A floresta plantada para fins energéticos é bastante recente. Embora o processo de transformação de lenha em carvão vegetal já seja conhecido há tempos, o mesmo carece até hoje de sofisticação, pois boa parte da produção ainda é realizada por meio do emprego de técnicas rudimentares. Embora as técnicas atuais de carvoejamento, praticado

Relacionados

  • pessoas humildes

    2080 palavras | 9 páginas

    1- Qual a origem do combustível ou fonte de energia considerada? Como esse recurso é produzido/extraído? Qual o potencial de uso desse recurso no Brasil e no mundo? O Petróleo é formado pelo processo decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra. O gás natural é um combustível fóssil formado quando camadas de animais e vegetais soterrados….

  • Carvão vegetal e mineral

    1354 palavras | 6 páginas

    Carvão Vegetal e Carvão Mineral Carvão vegetal é uma substância de cor negra obtida pela carbonização da madeira ou lenha. É muito utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha. Considerado um fitoterápico, o carvão vegetal para uso medicinal (carvão ativado) provém de certas madeiras moles e não resinosas (extraído de partes lenhosas, cascas e serragens), obtidos por combustão incompleta, o que lhe confere a capacidade adsorvente. Estudos químicos….

  • As técnicas de extração e beneficiamento de minério

    1661 palavras | 7 páginas

    na mineração geram potenciais efeitos ao meio ambiente. A retirada de material durante a extração proporciona significativa mudanças na topografia e estrutura local, e durante as etapas do beneficiamento o ambiente pode ser contaminado com substâncias tóxicas. A extração mineral, desta forma, degrada o meio ambiente em um maior ou menor grau de acordo com as técnicas e procedimentos utilizados. A degradação pode ser compreendida como uma modificação no todo ou em componentes de um sistema, com efeitos….

  • Carvão mineral

    1485 palavras | 6 páginas

    bens de serviços e desenvolvimento (econômicos sociais e culturais) os quais se emprega tipos de energia para o aceleramento dos processos. No mundo todo existe a preocupação com a escassez das energias não renováveis, medidas têm sido tomadas nos campos de pesquisas e desenvolvimento, para que se melhore a utilidades das energias extraídas. Fontes de energias não renováveis São consideradas energias não renováveis os combustíveis fósseis: o carvão mineral, o petróleo bruto, e o gás natural.….

  • Impactos ambientais

    5180 palavras | 21 páginas

    IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS: Impactos sócio-econômicos e ambientais causados pela instalação de empreendimentos de grande porte no estado do Maranhão. São Luís 2010 IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS: Impactos sócio-econômicos e ambientais causados pela instalação de empreendimentos de grande porte no estado do Maranhão. São Luís 2010 SUMÁRIO 1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA 3 1.1 Tema 3 1.2 Problema 3 1.3 Hipóteses 3 1.4 Objetivos 4 1.4.1 Objetivo geral 4 1.4.2 Objetivos específicos 4 1.5….

  • Mudanças ambientais provocadas pela exploração do gesso no município de araripina - pe

    3681 palavras | 15 páginas

    MARIA GECIANA MARTINS SILVA MUDANÇAS AMBIENTAIS PROVOCADAS PELA EXPLORAÇÃO DO GESSO NO MUNICÍPIO DE ARARIPINA - PE Araripina 2012 MARIA GECIANA MARTINS SILVA MUDANÇAS AMBIENTAIS PROVOCADAS PELA EXPLORAÇÃO DO GESSO NO MUNICÍPIO DE ARARIPINA - PE Monografia apresentada ao curso de Pós Graduação em Geografia Geral da Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialização. Orientador:….

  • A química orgânica e o meio ambiente

    3512 palavras | 15 páginas

    o Meio Ambiente Introdução Os combustíveis fósseis resultam de um processo muito lento de decomposição das plantas e dos animais, ou seja, da matéria orgânica. Este processo de transformação durou milhões de anos e originou o carvão, o petróleo e o gás natural. É devido a este longo período de tempo necessário à sua formação que dizemos que os combustíveis fósseis não são renováveis: uma vez gastos, a humanidade não disporá deles tão cedo. O impacto dos combustíveis fósseis no ambiente é prejudicial….

  • O impacto ambiental consumo de energia per capita mundial

    6154 palavras | 25 páginas

    Os impactos ambientais ocasionados pelo desenvolvimento sócio econômico dos últimos 250 anos causaram danos ao equilíbrio de ecossistemas específicos e a biosfera do planeta Terra. Ao mesmo tempo, este desenvolvimento econômico manteve-se concentrado e restrito a um número pequeno de países e da população mundial que vem se beneficiando de melhores padrões de vida, em seus diferentes aspectos. Contudo, e ai se forma um paradoxo, os impactos ambientais estão sendo “socializados” enquanto que uma parte….

  • Apostila adm ambiental

    16800 palavras | 68 páginas

    AMBIENTAL 2ª Série Administração/ 2013 I – A Revolução Verde e Seus Efeitos sobre o Meio Ambiente a) Interações entre os Seres Vivos e o Ambiente 1. Conceitos Fundamentais 2. Componentes do Ecossistema 3. Matéria e Energia nos Ecossistemas 4. Ciclos da Matéria no Ambiente 5. Desorganização dos Fluxos de Matéria e Energia: Intervenção Humana e Outros Desequilíbrios do Ecossistema b) A Técnica e a Tecnologia no Tempo 1. O Homem na Natureza 2. A Técnica nas Sociedades Pré-fabris 3. As Revoluções Industriais….

  • O SETOR FLORESTAL NO BRASIL E O REFLORESTAMENTO

    7811 palavras | 32 páginas

    O SETOR FLORESTAL NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DO REFLORESTAMENTO * Respectivamente, gerente setorial e engenheiro da Gerência Setorial de Produtos Florestais do BNDES. 6(725)/25(67$/ Thais Linhares Juvenal René Luiz Grion Mattos* Resumo O Brasil apresenta grande competitividade no mercado de produtos florestais, em razão de suas características edafoclimáticas (solo e clima) e do desenvolvimento tecnológico obtido na área de silvicultura. Em 2001, o PIB florestal brasileiro atingiu R$ 21 bilhões….

Trabalhos Populares

Quais são os problemas ambientais e sociais que podem ser causados por esses processos de produção e extração?

Principais impactos ambientais gerados pela mineração.
1) Degradação da paisagem. ... .
4) Poluição, contaminação e compactação do solo. ... .
5) Poluição sonora e alteração da qualidade do ar. ... .
6) Redução da biodiversidade. ... .
7) Redução da disponibilidade de minerais. ... .
8) Geração de resíduos e disposição inadequada de rejeitos..

Quais os problemas sociais da produção do carvão vegetal?

Essa é uma das maiores causas de desmatamento na região. Por ser fundamental para a indústria siderúrgica, o carvão tem importância econômica para o país. Por isso carvoarias ilegais se formam, oferecendo péssimas condições de trabalho e um pagamento muito abaixo do salário mínimo.

Quais os problemas ambientais gerados pela extração do carvão?

A queima de carvão para obtenção de energia produz efluentes altamente tóxicos, como por exemplo o mercúrio e outros metais pesados como vanádio, cádmio, arsênio e chumbo. Além disso, a libertação de dióxido de carbono causa poluição na atmosfera, agravando o aquecimento global e contribuindo para a chuva ácida.

Quais são os problemas ambientais e sociais que podem ser causados?

Segregação, favelização, ilhas de calor, inversão térmica são alguns dos principais problemas socioambientais urbanos. A urbanização da sociedade aconteceu de forma desigual em todo mundo.