Quais sãos os fatores evolutivos e como eles afetam uma população?

De 1900 até cerca de 1920, os adeptos da genética mendeliana acreditavam que apenas as mutações eram responsáveis pela evolução e que a seleção natural não tinha importância nesse processo.

Depois disso vários cientistas começaram a conciliar as ideias sobre seleção natural com os fatos da Genética, o que culminou com a formulação da Teoria sintética da evolução, às vezes chamada também de Neodarwinismo.

Conforme Darwin já havia proposto, essa teoria considera a população como a unidade evolutiva. Uma população pode ser definida como um grupamento de indivíduos da mesma espécie que ocorrem em uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo.

Cada população apresenta determinado conjunto gênico, que pode ser alterado de acordo com fatores evolutivos. O conjunto gênico de uma população é o conjunto de todos os genes presentes nessa população. Assim, quanto maior for o conjunto gênico da população, maior será a variabilidade genética.

Os principais fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gênico da população podem ser reunidos em duas categorias:

  • fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da populaçãomutação e permutação;
  • fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecidamigração, deriva genética e seleção natural.

Sabe-se que uma população está evoluindo quando se verificam alterações na frequência de seus genes. Atualmente considera-se a evolução como o conceito central e unificador da Biologia, e uma frase marcante que enfatiza essa ideia foi escrita pelo cientista Dobzhansky: “Nada se faz em biologia a não ser à luz da evolução”.

Bases genéticas da evolução

A mutação cria novos genes, e a recombinação os mistura com os genes já existentes, originando os indivíduos geneticamente variados de uma população. A seleção natural, por sua vez, favorece os portadores de determinados conjuntos gênicos adaptativos, que tendem a sobreviver e se reproduzir em maior escala que outros. Em função da atuação desses e de outros fatores evolutivos, a composição gênica das populações se modifica ao longo do tempo.

Mutações

As mutações podem ser cromossômicas ou gênicas. As mutações cromossômicas podem ser alterações no número ou na forma dos cromossomos. As mutações gênicas originam-se de alterações na sequência de bases nitrogenadas de determinado gene durante a duplicação da molécula de DNA. Essa alteração pode ocorrer por perda, adição ou substituição de nucleotídeos, o que pode originar um gene capaz de codificar uma proteína diferente da que deveria ter sido codificada.

As mutações gênicas são consideradas as fontes primárias da variabilidade, pois aumentam o número de alelos disponíveis em um lócus, incrementando um conjunto gênico da população. Embora ocorram espontaneamente, podem ser provocados por agentes mutagênicos, como radiações e certas substâncias químicas (a droga ilegal LSD, por exemplo).

As mutações não ocorrem para adaptar o indivíduo ao ambiente. Elas ocorrem ao acaso e, por seleção natural, são mantidas quando adaptativas (seleção positiva) ou eliminadas em caso contrário (seleção negativa). Podem ocorrer em células somáticas ou em células germinativas; neste último caso as mutações são de fundamental importância para a evolução, pois são transmitidas aos descendentes.

Quais sãos os fatores evolutivos e como eles afetam uma população?

Para saber mais sobre mutação, clique aqui!

Quais sãos os fatores evolutivos e como eles afetam uma população?

Quais sãos os fatores evolutivos e como eles afetam uma população?

Como referenciar: "A teoria sintética da evolução" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 05/10/2022 às 16:38. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao19.php

O estudo teórico da distribuição genética, em uma dada população, busca explicar e quantificar os processos adaptativos, com base na frequência de alelos que sofre influência das quatro principais forças evolutivas: Deriva Genética, Fluxo Gênico, Mutação e Seleção Natural.

Quais as forças evolutivas que influenciam na genética de populações?

Genética de populações é o ramo da Biologia que estuda a distribuição e mudança na frequência de alelos sob influência das quatro forças evolutivas: seleção natural, deriva gênica, mutação e fluxo gênico.

Que significa seleção S 1?

Seleção total (S = 1) Neste caso a seleção será contra alelos recessivos de uma população. Os genótipos recessivos são reconhecidos fenotipicamente, portanto é fácil retirá-los da população.

Quais sãos os fatores evolutivos e como eles afetam uma população?

A deriva genética é um dos mecanismos básicos da evolução, juntamente à seleção natural, migração e às mutações. Esse mecanismo, importante principalmente em pequenas populações, pode ser definido como uma mudança das frequências alélicas que ocorre de forma totalmente aleatória.

Quais os 3 fatores evolutivos?

De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

Quais os três fatores evolutivos?

a) seleção natural. b) reprodução. c) excitabilidade.

Quais fatores evolutivos que podem ocorrer em uma população?

São elas: mutação, acasalamentos não aleatórios, fluxo gênico, tamanho finito da população (deriva genética) e seleção natural.

Quando se diz que uma população está em equilíbrio de HW?

Quando uma população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg para um gene, ela não está evoluindo, e a frequência dos alelos continuará a mesma por gerações.

Quais são os tipos de seleção de pessoas?

Tipos de seleção natural

  • Seleção estabilizadora: atua contra duas características extremas, favorecendo características intermediárias. Um exemplo clássico é o do peso dos bebês humanos. …
  • Seleção direcional: ocorre quando um dos extremos é favorecido. …
  • Seleção disruptiva: ocorre o favorecimento de dois extremos.

Quais são os principais fatores evolutivos que afetam o equilíbrio gênico de uma população mendeliana?

Os principais fatores evolutivos que afetam o equilíbrio gênico de uma população mendeliana são: a mutação, a seleção natural, a migração e a deriva gênica.

Quais são os fatores evolutivos que aumentam a variabilidade genética?

fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população – mutação e permutação; fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida – migração, deriva genética e seleção natural.

Quais são os três tipos de seleção natural?

A seleção natural pode ocorrer de diferentes formas, sendo classificada em três tipos: seleção direcional, estabilizadora ou disruptiva.

Como a evolução influência em uma população?

Toda evolução significa que uma população está alterando sua composição genética ao longo de gerações. E as mudanças podem ser sutis — por exemplo, em uma população de lobos, pode haver uma mudança na frequência de uma variante do gene da pelagem preta, ao invés da cinza.

O que significa estar em Equilíbrio de Hardy-Weinberg?

O equilíbrio de HardyWeinberg ou princípio de HardyWeinberg permite verificar se uma população está evoluindo por meio da avaliação da frequência de um alelo em determinado instante. … Alguns fatores que podem atuar alterando a frequência dos alelos são a seleção natural, mutação, migração e oscilações genéticas.

Quais são os principais fatores evolutivos?

Quais são os principais fatores evolutivos? De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural. Quais os três fatores evolutivos que a teoria sintética considera?

Quais são os fatores que contribuem para o desenvolvimento da população?

A esse conjunto de fatores dá-se o nome de resistência ambiental. Os principais fatores de resistência ambiental são os fatores reguladores do tamanho das populações.

Como a evolução afeta a população?

Antes, porém, é necessário salientar que a evolução é definida, atualmente, como a alteração das freqüências de alelos pertencentes ao conjunto gênico da população estudada . Em vista disso, pode-se concluir que, apesar de a evolução afetar indivíduos, não são eles que evoluem e sim a população como um todo.

Quais fatores influenciam o crescimento populacional?

Atualmente, enquanto os países desenvolvidos apresentam baixo crescimento populacional, os países em desenvolvimento apresentam altas taxas de crescimento populacional. Fenômenos naturais em larga escala, como secas ou grandes terremotos, afetam a dinâmica de crescimento populacional a nível local.

Quais são os principais fatores evolutivos que atuam sobre uma população?

De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

Quais são os 3 fatores evolutivos?

Esses fatores são a origem da variabilidade genética. natural e deriva genética. sexuada, imigração e transferência horizontal (ou lateral) de genes. Esses fatores são a origem da variabilidade genética.

Quais os fatores evolutivos que afetam a frequência gênica de uma população?

Os principais fatores que afetam o equilíbrio gênico são a mutação, a migração, a seleção e a deriva gênica.

Quais são os principais fatores evolutivos que afetam o equilíbrio gênico de uma população mendeliana?

Os principais fatores evolutivos que afetam o equilíbrio gênico de uma população mendeliana são: a mutação, a seleção natural, a migração e a deriva gênica.