Qual a categoria taxonômica mais recente?

294 palavras 2 páginas

A categoria taxonômica, também designada táxon, é qualquer grupo taxonômico de qualquer grau, criado de acordo com as regras de nomenclatura para a classificação dos seres vivos.
As categorias taxonômicas integram um sistema hierárquico de classificação (hierarquia taxonômica), proposto por Lineu. Este é um sistema de ordenação em que os seres vivos são agrupados numa série ascendente.
Da espécie ao reino aumenta o número de organismos agrupados em cada nível taxonômico, mas o grau de parentesco entre eles vai diminuindo.
Os principais taxa (plural de táxon) são, regra geral, sete: a espécie, o gênero, a família, a ordem, a classe, o filo e o reino.
A espécie constitui a unidade básica de classificação. Trata-se do único grupo taxonômico natural, uma vez que os organismos da mesma espécie se encontram isolados reprodutivamente dos indivíduos de espécies diferentes. Os restantes taxa são agrupamentos artificiais criados pelo Homem.
As espécies semelhantes são agrupadas em gêneros e estes agrupam-se em famílias. As famílias são agrupadas em ordens e as ordens em classes. O filo (termo geralmente utilizado em zoologia) e a divisão (termo geralmente utilizado em botânica) são grupos taxonômicos superiores às classes. O reino é a categoria taxonômica mais ampla.
No sistema hierárquico de classificação podem existir categorias taxonômicas intermédias, as quais são indicadas com os prefixos super, sub e infra.
Nos sistemas de classificação filogenéticos, as categorias taxonômicas são constituídas de forma a refletir linhagens evolutivas. Assim, considera-se que dois seres vivos são tanto mais próximos quanto maior for o número de taxa comuns a que pertencem.

Disponível na www:


Relacionados

  • Categorias taxonomicas

    2346 palavras | 10 páginas

    taxa (singular táxon). Um exemplo da classificação moderna foi publicado em 2009 pelo Angiosperm Phylogeny Group para todas as famílias de plantas com flores vivas (Sistema APG III).4 Índice [esconder] 1 Definições 2 Aplicação 3 Descrições taxonômicas 4 Classificação dos organismos 4.1 Filogenética 4.2 Taxonomia numérica 5 História da taxonomia 5.1 Primeiros taxonomistas 5.2 De Aristóteles até Plínio 5.3 Taxonomistas Pré-Linnaeus 5.4 A era Linnaeus 6 Nomes válidos x nomes aceitos 7….

  • Categorias taxonómicas do girassol

    817 palavras | 4 páginas

    concluir que o girassol, para além de uma planta extremamente bela, é também bastante útil, na medida em que tem várias aplicações no nosso dia-a-dia. Figura 1 – Plantação de girassóis, na Rússia CATEGORIAS TAXONÓMICAS DO GIRASSOL Reino: Plantae O girassol pertence ao reino das plantas porque é um ser eucarionte, multicelular e autotrófico fotossintético; as suas células são diferenciadas (formando tecidos e órgãos) e apresenta parede celular com celulose….

  • biologia

    959 palavras | 4 páginas

    chamamos de Sistemática Clássica, que utiliza de todas as características observadas num determinado organismo para classificá-lo dentro de categorias taxonômicas organizadas numa hierarquia. A Sistemática Clássica é responsável pela criação de Reinos, Classes, Ordens, e fundamentalmente, Gêneros e Espécie. Categorias taxonômicas ● Reino - é a categoria superior da classificação científica dos organismos introduzida por Lineu no século XVIII. Originalmente, Lineu considerou as coisas naturais….

  • Noções de Nomenclatura

    505 palavras | 3 páginas

    1- Aragão, em 1908, descreveu um carrapato como sendo da subordem Ixodide, da família Ixodidae, do gênero Amblyomma e deu a ele, como nome epíteto específico brasiliensis. Como ficou a designação correta da espécie, incluindo todas as categorias taxonômicas citadas, autor e data? Amblyomma brasilienses (Aragão, 1908) 2- A formiga Saúva foi descrita por Lineu em 1758, que criou para ela a designação específica Formica sexdens. Fabricius, mais tarde (1904) transferiu-a para o gênero Atta após….

  • niveis de organizaçao

    487 palavras | 2 páginas

    baleia e pássaro. 4. a) Ordem: Categoria taxonômica que reúne uma ou mais categorias chamadas Família. É uma subdivisão de Classe. b) Classe: Categoria taxonômica que reúne uma ou mais categorias chamadas Ordem. É uma subdivisão de Filo. c) Família: Categoria taxonômica que reúne uma ou mais categorias chamadas Gênero. É uma subdivisão de Família.2 d) Reino: Categoria taxonômica que reúne uma ou mais categorias chamadas Filo. É a catego.ria taxonômica mais abrangente do sistema de classificação….

  • Nomenclatura binominal

    1122 palavras | 5 páginas

    Introdução Neste trabalho abordaremos os seguintes tópicos: • O que é Sistemática; • Nomenclatura binominal; • Categorias Taxonômicas; • Qual o Taxon básico e o mais abrangente; • Conceito de espécie biológica; • Classificação de uma espécie, com todas as categorias taxonômicas. O que é Sistemática? É um conjunto de sistemas, de métodos, opiniões ou teses sobre algo. Uma forma de lidar com o conhecimento. Uma forma de organizar elementos segundo algum critério pré-determinado. Mas….

  • Biologia Arvores Da Vida

    1798 palavras | 8 páginas

    nó) com descendentes representa o mais recente antepassado comum, e os comprimentos dos ramos podem representar estimativas do tempo evolutivo. Cada nodo terminal em uma árvore filogenética é chamado de “unidade taxonômica”. Nodos internos geralmente são chamados de “unidades taxonômicas hipotéticas”. As árvores filogenéticas são confeccionadas a partir de uma matriz contendo os dados disponíveis (morfológicos, químicos ou genéticos) sobre os táxons estudados. Estes dados são comparados, e os táxons….

  • Copie& e cole o seu trabalho

    705 palavras | 3 páginas

    Cariológicos; ► Etológicos; ► Bioquímicos; ► Organização estrutural. Que categorias taxonómicas existem? ► Hierarquia taxonómica Consideram-se sete grupos Taxonómicos principais: Reino – Filo – Classe – Ordem – Família – Género – Espécie. São consideradas categorias intermédias entre os taxa principais (sub-filo, superclasse, etc.). Que categorias taxonómicas existem? Níveis de organização taxonómica de plantas proposto por Lineu. À medida que progredimos do reino para….

  • Taxonomia

    899 palavras | 4 páginas

    categoria taxonómica A categoria taxonómica, também designada táxon, é qualquer grupo taxonómico de qualquer grau, criado de acordo com as regras de nomenclatura para a classificação dos seres vivos. As categorias taxonómicas integram um sistema hierárquico de classificação (hierarquia taxonómica), proposto por Lineu. Este é um sistema de ordenação em que os seres vivos são agrupados numa série ascendente. Da espécie ao reino aumenta o número de organismos agrupados em cada nível taxonómico, mas….

  • Regras de nomenclatura

    742 palavras | 3 páginas

    organismos Necessidade de agrupar organismos semelhantes Classificação Importantes conceitos • Classificar: organismo ainda não conhecido e que será enquadrado em algum táxon. • Identificar: organismo já conhecido, utilização de chaves taxonômicas. Como surgiu a classificação dos organismos? • Antes: Sistemática zoológica e sistemática botânica • Atualmente: divisão dos seres em reinos • 1º. Sistema: Aristóteles (IV a.C.) • 1735: Systema Naturae (Linnaeus) • Problema: vários nomes….

Outros Trabalhos Populares

Qual e a categoria taxonómica mais recente e ampla?

O reino é a categoria taxonómica mais ampla. No sistema hierárquico de classificação podem existir categorias taxonómicas intermédias, as quais são indicadas com os prefixos super, sub e infra.

Qual e a ordem das categorias taxonômicas?

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie.

Quais são as 7 categorias taxonômicas utilizadas atualmente?

e) ( ) Reino – filo – classe – ordem – família – espécie – gênero.

Qual e a categoria taxonómica mais básica?

A espécie é considerada o táxon básico da classificação, uma vez que nesse grupo estão organismos únicos e com características não encontradas em nenhum outro ser. Hoje a espécie pode ser definida como um grupo de organismos semelhantes que conseguem se reproduzir em condições naturais e produzir descendentes férteis.