Qual a diferença de migrantes e imigrantes

Atualizada em 02/12/2021

A Crise Migratória que afeta o mundo é notícia todos os dias. Vemos episódios de migração na Europa, com refugiados emigrantes de guerras, e até mesmo aqui no Brasil, com os imigrantes vindos da Venezuela em crise.

Encontre bolsas de estudo para graduação 

Mas, você sabe a diferença entre migração, imigração e emigração? As palavras são muito parecidas, porém seus significados são diferentes. Entender esses termos é importante, principalmente se você pretende fazer vestibular, pois o assunto está em alta e pode aparecer na sua prova.

Qual a diferença de migrantes e imigrantes

De acordo com o Dicionário Michaelis, migração é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente motivada por razões políticas ou econômicas”. A migração sempre irá inclui os movimentos de imigração e emigração

A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.

A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.

Todo grupo ou pessoas que faz uma migração emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.

O termo Crise Imigratória, por exemplo, se refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas do seu país de origem.

Agora que você já sabe os termos, está preparado para arrasar na prova! Tem mais algum termo que deixa confuso? Nos conte nos comentários!

O que influencia nos movimentos migratórios?

O vestibular cobra que o estudante saiba as definições de migração, emigração e imigração. Porém, não para por aí. Também é exigido que o candidato entenda os fatores que influenciam nessa dinâmica.

Os movimentos migratórios possuem fatores de atração, como a ideia de melhora de vida, com mais oportunidades de estudo e de emprego e melhores condições de saúde. Além disso, existem os fatores de repulsão,  como má remuneração, desastres naturais, perseguição, fome, etc.

Estude mais:
+ Guia completo sobre a redação do Enem
+ Listão: Matérias que mais caem no Enem

Como me preparar para o Enem e outros vestibulares?

Uma ótima forma de acompanhar os conteúdos que caem nas principais provas do país é por meio do Plano de Estudo Enem de Boa. Esse cronograma é gratuito e te entrega um calendário diário com indicações de estudo. Para começar a utilizá-lo é só clicar no botão abaixo.

Plano de Estudo Enem de Boa

Onde estudar?

Você ainda não sabe em qual instituição de ensino estudar? Não se preocupe! Nós listamos algumas universidades bem avaliadas pelo MEC e que oferecem bolsas de estudo! Confira:

  • Estácio - Universidade Estácio de Sá

  • Unicsul - Universidade Cruzeiro do Sul

  • Faculdades Anhanguera

  • Unopar - Universidade Norte do Paraná

  • UNIFCV - Centro Universitário Cidade Verde

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Imigrante é quem entra num país estrangeiro e fica lá morando.

Emigrante é quem sai do seu país para viver em outro país.

Nos dois conceitos há migração, ou seja, a passagem de um país para outro. A diferença entre imigrante e emigrante é uma questão referencial:
Em imigrante, o ponto de referência é o local de destino.
Em emigrante, o ponto de referência é o local de origem.

A pessoa que sai do Brasil para morar em Portugal é:

  • um emigrante no Brasil;
  • um imigrante em Portugal.

A pessoa que sai da Alemanha para morar no Brasil é:

  • um emigrante na Alemanha;
  • um imigrante no Brasil.

O que é imigrante?

A palavra imigrante se refere a uma pessoa que vem residir num país que não é o seu. Imigrante tem como ponto de referência o local de destino, ou seja, a entrada num novo país. 

Exemplos com imigrante

  • Os imigrantes chegaram em aviões. 
  • Nenhum imigrante ilegal será bem-vindo.
  • Não conheço nenhum imigrante recém chegado no Brasil.

Também imigração e imigrar indicam a entrada em um país estrangeiro:

  • A família real portuguesa decidiu imigrar para o Brasil. 
  • Nos séculos XIX e XX houve uma grande imigração alemã no Brasil.

Imigrante tem sua origem na palavra em latim immigrans, sendo escrita com i inicial. 

O que é emigrante?

A palavra emigrante se refere a uma pessoa que sai do seu país, indo residir em um país estrangeiro. Emigrante tem como ponto de referência o local de origem, ou seja a saída do seu país. 

Exemplos com emigrante

  • Os emigrantes partiram em aviões. 
  • Sou emigrante por necessidade financeira, porque amo meu país.
  • Muitas famílias de emigrantes permanecem no país e esperam por boas notícias.

Também emigração e emigrar indicam a saída do seu país:

  • A família real portuguesa decidiu emigrar de Portugal. 
  • Atualmente verifica-se uma grande emigração de brasileiros para Portugal.

Emigrante tem sua origem na palavra em latim emigrans, sendo escrito com e inicial.

Imigrante e emigrante: dois gêneros

Imigrante e emigrante são substantivos e adjetivos de dois gêneros, apresentando sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino:

  • o imigrante;
  • a imigrante;
  • o cidadão imigrante;
  • a cidadã imigrante;
  • o emigrante;
  • a emigrante;
  • o cidadão emigrante;
  • a cidadã emigrante.

Imigrante e emigrante: parônimos

As palavras imigrante e emigrante são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. 

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: 

  • imigrante e emigrante;
  • retificar e ratificar;
  • cumprimento e comprimento;
  • precedente e procedente;
  • descrição e discrição;
  • evasão e invasão.

Palavras relacionadas: imigrante, emigrante.

Qual a diferença de migrantes e imigrantes

Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Qual é a diferença entre imigrantes e migrantes?

O termo imigração é usado para a entrada de pessoas em um país estrangeiro. Já emigração significa o movimento de saída de pessoas de um país para morar em outro. Já a migração também significa um movimento, mas pode ser utilizada para mudança entre regiões.

Quem são os migrantes?

Quem é Migrante? Migrante é, pois, toda a pessoa que se transfere de seu lugar habitual, de sua residência comum, ou de seu local de nascimento, para outro lugar, região ou país. “Migranteé o termo freqüentemente usado para definir as migrações em geral, tanto de entrada quanto de saída de um país, região ou lugar.

Qual a diferença entre imigrantes e migrantes e refugiados?

Dizemos 'refugiados' quando nos referimos a pessoas que fugiram da guerra ou perseguição e cruzaram uma fronteira internacional. E dizemos 'migrantes' quando nos referimos a pessoas que se deslocaram por razões que não se encaixam na definição legal de refugiado.

O que quer dizer a palavra migrante?

Em contraposição, o termo migrante, por muitas vezes, é utilizado para denominar aquele que se desloca em espaço circunscrito a um território nacional. “Migrante interno” ou “migrante nacional” também são expressões utilizadas, mostrando como este termo tende a compor um conjunto com os dois anteriores.