Qual a diferença do ar inverter para o convencional

Um dos itens mais importantes para o conforto e o bem-estar dentro de casa é o ar-condicionado. Isso porque a climatização faz toda a diferença, principalmente em lugares onde o calor é constante e até excessivo. Na hora de escolher o aparelho, uma das maiores dúvidas é sobre as diferenças entre os tipos de ar-condicionado, principalmente entre o inverter e o split. Quer entender melhor? Confira as principais diferenças de cada um!

Qual a diferença do ar inverter para o convencional

Desempenho

O desempenho é uma das diferenças que mais impactam no dia a dia. O compressor do ar-condicionado inverter funciona constantemente, sem ligar e desligar, ao contrário do split convencional. Ao contrário da impressão de que gasta mais, o resultado disso é que, com o inverter, a temperatura não oscila tanto, assim, os picos de energia também não: a economia de energia chega até 60%.

Gás

Além da economia de energia que o inverter proporciona, grande parte dos aparelhos são equipados com o chamado Gás Ecológico. É o gás R410a, que não polui o meio ambiente e ainda tem melhor rendimento.

Manutenção

É sempre importante estar pronto para possíveis manutenções. Quanto a esse quesito, o ar-condicionado split ganha um ponto. Justamente pela tecnologia incluída nos modelos inverter, os custos de manutenção desses aparelhos costumam ser mais altos, além de ser mais difícil de encontrar profissionais qualificados para isso.

Ruído

Considerando a forma que o ar-condicionado split convencional funciona, ligando e desligando o aparelho, ele acaba gerando mais ruídos. Já o inverter, justamente pela constância em manter a temperatura, é mais silencioso e ideal para quem se incomoda com o barulho.

Compressor

O ar-condicionado inverter trabalha com a rotação do compressor de forma variável e contínua, ou seja, apenas vai mudando sua velocidade e não oscila tanto, pois não é desligado. Já o ar-condicionado split convencional tem rotação fixa e intermitente, ligando e desligando para buscar a temperatura correta. Isso influencia, como você pode ver acima, no ruído e consumo de energia!

Preço de aquisição

Por conta de toda a tecnologia, o custo dos aparelhos de ar-condicionado inverter é mais alto. Porém, apesar do valor do investimento ser uma questão que faz total diferença na escolha, é preciso lembrar que, dependendo do quanto você usará o aparelho, a economia na conta de energia elétrica pode compensar o valor de aquisição.

Isso não significa que o valor investido no modelo split não valha a pena. A questão é você analisar cada pró e contra dos dois modelos para ver o que tem melhor custo x benefício para sua realidade.

Agora que você já sabe a diferença entre ar-condicionado inverter e split convencional e está pronto para fazer a compra certa, confira os melhores aparelhos de ar-condicionado e as melhores condições de pagamento na WebContinental!

Postagens Relacionadas

Ninguém tem dúvida que o ar-condicionado faz total diferença no ambiente. A climatização correta é fundamental para o bem estar das pessoas que estão no local. Mas na hora de escolher o melhor ar-condicionado, fica a dúvida: Qual a diferença entre o ar condicionado normal e inverter? Realmente vale a pena escolher o inverter no lugar do convencional?

Qual a diferença do ar inverter para o convencional

Ar-Condicionados convencionais

Vamos começar explicando um pouco do funcionamento dos modelos convencionais/normais do mercado. (Caso queira saber sobre os condicionadores portáteis, acesse nosso página especial para ele)

Nesse aparelhos, a temperatura no ambiente tem maior oscilação durante o processo de climatização. Isso acontece pelo fato de que o seu compressor de ar funciona no modelo “Liga/Desliga” (provavelmente você já deve ter notado essa alternância em algum ar-condicionado perto de você). Esse fluxo de trabalho faz com que consumo energético seja alto, seu nível de ruído superior e uma maior demora na climatização do ambiente.

Os condicionadores convencionais podem trabalhar tanto com gás R22 quanto com R410a. O tipo de gás não altera a eficiência do produto, mas o tipo R410 é muito mais ecológico.

Tecnologia Inverter

A tecnologia chamada inverter, que tem cada vez mais ganhado espaço do mercado brasileiro, o compressor funciona em rotação variável e contínua (não desliga), agindo de acordo com a temperatura desejada, o que faz com que a climatização aconteça de forma constante.

Todos os condicionadores de ar do tipo inverter funcionam com o gás tipo Gás Ecológico (R410a).

Isso basicamente nos dá 3 vantagens comparados com os modelos normais:

Economia de energia

Esse circuito inteligente faz com que o aparelho mantêm a refrigeração do ambiente e a constância da temperatura. Assim, o ambiente fica sempre ameno, sem alterações na refrigeração.

A diferença de economia chega ser bem superior. O modelo inverter consome em média 60% a menos do que os modelos normais.

Maior precisão e maior velocidade

A grande maioria dos consumidores se interessam pelo inverter pela diferença de consumo e consecutivamente, a economia que terão do final do mês. Mas engana-se quem pensa que sua vantagem pára por aí.

O ar-condicionado inverter atinge a temperatura escolhida mais rápido e mais precisa, pois sua oscilação é menor do que nos aparelhos convencionais. O gás (fluído que refrigera), circula com maior pressão no aparelho e resulta em melhor troca de calor.

Com isso, o conforto do ambiente é melhor e mais efetivo. A velocidade de climatização é cerca de 4% mais rápido.

Menor ruído

Esse ponto é crucial para muito consumidores. Aqueles que possuem salas comerciais, consultórios ou até mesmo querem simplesmente querem uma boa (e silenciosa) noite de sono, acabam optando por os modelos inverter.

Como seu compressor é tecnologicamente superior, o resultado é uma rotação mais inteligente e consecutivamente menos ruído.

Dual Inverter?

Mais recentemente ainda, foi lançado pela LG os modelos dual inverter. Os modelos de ar condicionado Inverter já têm ganhado fama pela economia de energia. Já os dual inverter prometem um ganho ainda maior neste quesito. Basicamente essa tecnologia faz com que o compressor nunca precise ser desligado, evitando os picos de voltagem e ruídos.

Nos aparelhos Dual Inverter da LG, o que temos é um rotor duplo, que entrega maior estabilidade e um controle mais amplo da velocidade. Esse conjunto torna esses condicionadores ainda mais silenciosos e eficientes. Há também uma velocidade maior na refrigeração do ambiente.

Na prática o custo x benefício não fica satisfatório comparado com o os modelos inverter. Já o seu preço é bem mais salgado.

Qual o melhor ar-condicionado inverter?

Ar Condicionado Split LG Dual Inverter Voice 12.000 BTU/h

Qual a diferença do ar inverter para o convencional

O modelo S4-W12JA31A da LG possui hoje o melhor custo benefício do mercado.

Ele possui em seu compressor um balanceamento duplo, também chamado de sistema Dual Inverter, como vimos acima.

Pode parecer um pouco contraditório termos dito que não há vantagens em modelos dual inverter comparados com o sistema mono porém o preço deste modelo é praticamente o mesmo dos seus concorrentes com sistema mono. Levando em consideração a maior velocidade de refrigeração de até 20%, ele se torna imbatível.

Já o ruído do aparelho é praticamente nulo. Para termos uma ideia, uma biblioteca tem em média 36 decibéis de som ambiente. Segundo especificações da LG, este modelo consegue se manter em níveis próximos a 19 decibéis.

Para aqueles que estão em regiões mais frias, ele poderá ser utilizado o ano inteiro, tanto nos dias mais quentes quanto no mais rigoroso dos invernos, pois possui a função quente.

Conectividade pelo app, comando de voz e 10 anos de garantia são outras vantagens que realmente surpreendem. Normalmente esses recursos eram vistos em modelos acima de R$ 2700,00.

Afinal, vale a pena comprar inverter?

Como podemos concluir facilmente, as diferenças entre o ar concionado normal e inverter são muitas. Naturalmente por ser uma tecnologia mais recente, esperamos uma melhora em vários aspectos, o que podemos constatar na prática.

Um ponto de “desvantagem”, mas que certamente não afetará o usuário diretamente mas precisa ser considerado, é o custo de manutenção. Como os ar-condicionados inverter possuem mais componente eletrônicos, a mão-de-obra que irá mexer deverá ter uma grau maior de familiaridade das peças, o que acaba encarecendo um pouco o serviço.

Comparado o ar-condicionado inverter e o convencional há ainda uma diferença: o preço. O inverter é um pouco mais caro, mas com tantas vantagens e economia de energia elétrica de até 60% de acordo com o modelo e a marca do aparelho, ele é o que oferece o melhor custo-benefício. Estudos estimam que um ano de uso básico é suficiente para pagar os custos extras do aparelho inverter.


Conseguimos te ajudar a entender a diferença entre o ar condicionados normal e inverter?

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Curta, compartilha e deixe uma mensagem abaixo!


Qual a melhor marca de Split Inverter?

Selecionamos a lista de melhores aparelhos de ar condicionado inverter
Split Samsung 24.000 BTUs. Ar Condicionado Inverter que cuida do sono e economiza energia.
Split Elgin 18.000 BTUs.
Split LG Quente/frio 12.000 BTUs.
Split Fujitsu.
Split LG 12.000 BTUs.
Split Springer Midea.
Split LG 9.000 BTUs.

Qual o Ar-condicionado inverter mais econômico?

O ar condicionado split mais econômico e uma das melhores indicações é o LG Split Inverter 12000 BTUs.

Qual o melhor ar

Os modelos mais modernos podem economizar até 40%! Além de mais econômico, o ar condicionado Inverter permite atingir rapidamente a temperatura desejada. Tem ainda durabilidade superior aos aparelhos tradicionais, uma vez que tem menos desgaste das peças.

Qual gela mais inverter ou convencional?

Isso porque uma das suas principais vantagens é o menor consumo de energia elétrica, quando a solução é comparada com as opções convencionais. Além disso, o ar-condicionado inverter atinge a temperatura desejada mais rápido do que os modelos tradicionais. Por isso, é considerado mais eficiente.

Qual a diferença entre o ar

O ar-condicionado inverter trabalha com a rotação do compressor de forma variável e contínua, ou seja, apenas vai mudando sua velocidade e não oscila tanto, pois não é desligado. Já o ar-condicionado split convencional tem rotação fixa e intermitente, ligando e desligando para buscar a temperatura correta.

Qual a diferença de inverter para convencional?

A principal diferença do ar-condicionado inverter para o ar-condicionado convencional é o sistema do compressor, que mantém a temperatura do ambiente estável, evita picos de energia e pode gerar até 70% de economia na conta de luz.