Qual a diferença entre autor e escritor

Você provavelmente já usou as duas palavras para se referir ao mesmo tipo de pessoas e para classificar aqueles que se esforçam em compor uma história. Afinal, tem diferença?

Em termos bem simples, a definição das palavras nos dicionários, deixa claro que sim! Tem diferença. No mercado editorial a atribuição de autor e escritor também são diferentes e muda um pouco entre o mercado tradicional e o independente. Vamos entender melhor? 

Autor: Criador de uma obra artística, científica ou literária. Alguém que compõe uma obra. Gerador de uma composição artística ou acadêmica. 

Escritor: Aquele que escreve, transcreve, anota. Escritor de textos em geral, pode escrever os mais variados tipos de texto. 

Apenas nesta concepção já vemos a diferença. 

O escritor é aquele que escreve de um tudo, escreve um texto, não necessariamente de sua autoria. Com o seu acuro ou cuidado. Já o autor, compõe, ou seja, ele concebe seu próprio texto e o destina a um propósito. 

No mercado editorial tradicional, geralmente usa-se a palavra escritor para definir a pessoa que não publicou ainda, mas tem textos. Já no mercado independente, em geral, o uso de escritor se aplica a todos que escrevem sem atribuir gênero ou categoria. 

Usamos autor para nos referir a alguém cuja autoria se destina, essa pessoa se debruçou sobre o conteúdo que queria, pesquisou, compôs seu próprio texto, obra, preocupou-se com a qualidade, foi fundo no cuidado com os detalhes e com a publicação do seu trabalho. É aquele que se apega em gênero, estilo e complexidade de um texto: o seu. 

Usamos escritor para aquele indivíduo que tem a escrita por objetivo primário. Seja lá o que da escrita sairá. Se será uma crítica, uma redação, um livro, um poema, o escritor quer expor a sua visão de mundo naquele momento, ele não se preocupa inicialmente com detalhes, se preocupa com a ação de escrever. 

Assim, vemos que os dois termos não estão errados ao se referir ao mesmo conjunto de pessoas. O que muda é objetivo. Direcionamos escritor para quem escreve no geral. Por isso, dizer “nossos escritores”, não está errado. São muitos títulos, categorias  e gêneros, com objetivos diferentes apesar de publicados. Já quando usamos “nossos autores”, estamos falando diretamente com aqueles que já publicaram um livro e se mantêm na mesma linha nas suas criações futuras. 

Só para deixar mais claro: um blogger é um escritor, um jornalista é um escritor, um crítico é um escritor. Nem sempre eles irão publicar um livro, preocupam-se em publicar ou apresentar um texto. 

Já um roteirista, um poeta, um romancista, um criador de ficções, todos eles são autores. Preocupados com o objetivo de suas obras, criando para um fim bem determinado, sempre científico, acadêmico ou artístico. 

Agora que você já sabe a diferença – e  sabe que é os dois – talvez se pergunte: Onde um autor pode se publicar? Qual é o melhor formato? 

O autor que define que vai publicar um livro, pode contar com a autopublicação para se promover e ingressar no meio literário. Já existiu muita dificuldade na publicação nacional, precisar submeter a obra à avaliação de editores e esperar pelo melhor, gastar somas altíssimas para garantir uma publicação mesmo em edições menores e nem sempre obter retorno. Isso acabou. A UICLAP facilita todo o percurso! 

Nossa missão é democratizar a publicação de livros, isso significa que facilitamos o caminho do autor para ver o seu trabalho rendendo frutos. Acreditamos que quem deve determinar o valor de uma obra, é o leitor. Assim, não fazemos seleção de texto, todos podem publicar! Isso já responde a primeira pergunta. Onde publicar? Aqui! Sem burocracias. 

Quanto ao melhor formato, pesquisas recentes revelam que o livro físico ainda é o mais procurado pelo público. Mesmo os leitores que recorrem ao uso dos dispositivos de leituras digitais os e-readers, quando gostam do livro que estão lendo, procuram por sua versão física. 

Cada vez mais os leitores investem em ter em mãos os livros. O livro físico é detentor de um carinho e apego sem igual e permanece sendo o formato de livro mais procurado do mundo!  

Cá entre nós: nada substitui a emoção de ter em mãos um trabalho para o qual o autor tanto se dedicou. Por isso, opte pela publicação do livro físico. Na UICLAP o processo de publicação é simples, prático e rápido. Seu livro será comercializado em nossa loja e seguindo nosso ranking de medalhas, você poderá publicar também pela Amazon. 

Conte com a UICLAP para realizar o seu sonho de publicar um livro, de maneira prática. 

A UICLAP é uma plataforma que democratiza a publicação, venda, produção e distribuição de livros impressos e conecta o autor diretamente ao mercado.

UICLAP

A UICLAP é uma plataforma gratuita de autopublicação, venda, produção e distribuição de livros impressos, que conecta o autor diretamente ao mercado.

Qual é a diferença do autor para o escritor?

Autor: faz as suas obras para o grande público. Sente a necessidade da publicação de livros com enredo, personagens e uma estrutura de história; Escritor: alguns, não sentem a necessidade da publicação. Buscam escrever artigo científicos ou obras literárias que não ficam presas a um gênero ou estrutura de narração.

Quem é considerado escritor?

Qualquer um que escreve qualquer tipo de artigo, resenha, texto, poema, poesia, pode ser considerado um escritor.

Qual a diferença entre autor?

Autor: Criador de uma obra artística, científica ou literária. Alguém que compõe uma obra. Gerador de uma composição artística ou acadêmica. Escritor: Aquele que escreve, transcreve, anota.

O que é ser escritor?

Escritores produzem variadas formas de literatura como contos, poesia, romances, ensaios, textos jornalísticos, posts em blogues, peças de teatro, histórias em quadrinhos, artigos científicos, entre outros, de forma a atrair o interesse de um determinado público e passar ideias ou informações.