Qual a diferença entre disjuntores unipolar bipolar e tripolar

Qual a diferença entre disjuntores unipolar bipolar e tripolar

03/12/2021

Fundamental em todas as casas, os disjuntores diferem-se em 3 modelos. Saiba quais são!

Em todas as casas, há uma regra em comum: o uso de disjuntores. Afinal, sem eles, qualquer ação elétrica provavelmente ocasionaria um incêndio e queimas dos aparelhos domésticos. 

De modo geral, a função desses mecanismos de segurança é impedir as sobrecargas das instalações elétricas. Assim, quando a fiação recebe uma carga extremamente alta de energia, o disjuntor interrompe essa corrente de energia. 

Se você está construindo, reformando ou alterando a fiação elétrica da sua casa, saiba que não é qualquer disjuntor que pode ser instalado. O modelo certo vai depender do tipo da rede elétrica, dos cabos que serão usados e, também, dos equipamentos que estarão ligados à esta rede. 

Há 3 formatos de disjuntores: unipolar, bipolar e tripolar. Confira abaixo as diferenças entre eles:

A) Disjuntor unipolar

Usado em circuitos de uma só fase, como aqueles de iluminação.

b) Disjuntor bipolar

Utilizado em circuitos de duas fases, como circuitos com chuveiro e torneiras elétricas. 

c) Disjuntor tripolar: 

Recomendado para os circuitos que possuem três fases. Por exemplo, aqueles com motores em sistemas trifásicos com 220 ou 380 v.

Para garantir disjuntores seguros e qualificados, confira a linha disponível em nosso site! 

Voltar para o Blog

Qual a diferença de disjuntor bipolar e tripolar?

- Disjuntor Bipolar: É indicado para circuitos com duas fases. Ex: Circuitos com chuveiros e torneiras elétricas em sistemas Bifásicos Fase/fase com 220 v. - Disjuntor Tripolar: É indicado para circuitos com três fases. Ex: Circuitos com motores em Sistemas trifásicos com 220 ou 380 v.

Qual a diferença entre os disjuntores?

Ambos os dispositivos são de proteção contra correntes de curto circuito e sobrecarga, mas a principal diferença que podemos apontar entre eles é que o fusível é descartável, já o disjuntor não, ou seja, quando o disjuntor desarma basta ser acionado novamente e quando ocorre a sobrecarga no fusível, ele se queima e ...

Qual é a função do disjuntor bipolar?

Disjuntor Bipolar Para circuitos de duas fases, como chuveiros e torneiras, com sistemas bifásicos de 220V. Geralmente utilizado também para proteger sistemas com aquecedores, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.

Quais são os disjuntores unipolar?

Disjuntor Unipolar: Esse modelo deve ser usado em circuitos 127V com apenas uma fase. Ideal para iluminação e tomadas. Disjuntor Bipolar: Deve ser usado para circuitos 220V, é uma boa opção para chuveiros elétricos ou outros circuitos de duas fases. Disjuntor Tripolar: Indicados para circuitos de 220V ou 380V.