Qual a diferença entre MDP e compensado?

O mercado disponibiliza diversas opções de painéis de madeira. MDF, MDP e Compensado são os mais conhecidos e mais utilizados pela indústria moveleira. A grande maioria das pessoas ainda não sabe a diferença entre eles e nem o melhor uso para cada opção. O consumidor, independente da classe social, procura uma solução funcional e de design quando está buscando um novo móvel. Ele não está procurando uma matéria prima específica, mas sim um móvel que atenda às suas necessidades com qualidade e menor preço possível. Pensando nisso, a MB Ambientes destacou as principais vantagens e desvantagens de cada painel de madeira industrializada. Veja.

MDP é a abreviação de Medium Density Particleboard. É um painel de madeira industrializada, assim como o Compensado e o MDF. É especialmente indicado para a produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas, formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados como portas, laterais, prateleiras, divisórias, tampos retos ou pós-formados, laterais e frentes de gavetas retas, enfim, em partes verticais e horizontais do móvel, sem restrições de uso.

O MDP é resultado do uso intensivo de tecnologia de prensas contínuas, de modernos classificadores de partículas e complexos softwares de controle de processo, associado à utilização de resinas de última geração e madeira de florestas plantadas. Por isso, o MDP pertence a uma nova geração de Painéis de Partículas de média Densidade com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente.

MDF significa Medium Density Fiberboard que, traduzindo para o português, quer dizer chapa de fibra de madeira de média densidade. O MDF é praticamente equivalente à madeira nas possibilidades de trabalhar a matéria-prima. Os painéis são superfícies grandes perfeitamente homogêneas e sem orientação das fibras, o que permite cortes em qualquer sentido e apresentação de superfície lisa e uniforme ao toque. Entre as diversas vantagens estão:

- Comporta aplicação de todos os tipos de revestimentos, desde pintura/impressão até papéis impressos ou unicolores e lâminas de madeira; - Suas fibras possibilitam trabalhos de usinagem muito precisos, furação e uma ampla gama de acabamentos.

- Apresenta grande resistência e não sofre com a variação de temperatura. -Resistente à abrasão.

O MDF permite mais criatividade no design do móvel, que pode receber formas arredondadas e com riqueza de contornos. Isso pode conferir ao móvel maior valor comercial. Ele recebe mais facilmente a aplicação tanto de pintura como de PVC. É recomendado para os casos que necessitem de usinagens de superfície ou topo, pois ele proporciona melhor resultado de acabamento. Usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados também pedem MDF.

A principal diferença entre o MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas nas superfícies e as mais grossas no miolo. Já no MDF aglutinam-se fibras de madeira. O MDP e o MDF são produzidos através de idênticos processos de fabricação e tecnologia, exceto quanto à produção de partículas no MDP e fibras no MDF. Adicionalmente, os dois processos utilizam as mesmas espécies de madeira, totalmente originárias de florestas plantadas. Uma outra diferença refere-se à aplicação final dos produtos. O MDP e o MDF, por utilizarem madeira proveniente de áreas de reflorestamentos, manejadas de forma ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa, são sim produtos altamente ecológicos. No entanto, se considerarmos que o consumo de madeira para a fabricação do MDP é menor que na fabricação do MDF, podemos dizer que, entre os dois, o MDP é mais ecológico.

O Compensado é um painel de madeira industrializada, feito de lâminas de madeira coladas, cujo sentido vai sendo alternado em 90º para dar mais resistência ao painel. O compensado foi o primeiro painel de madeira industrializada a ser inventado. As lâminas são coladas com adesivos tipo ureia-formaldeído ou fenol-formaldeído, sob ação de umidade e pressão.

Todos esses painéis industrializados ainda têm como características serem menos sujeitos ao ataque de cupins, devido ao uso das resinas na sua fabricação

Qual a diferença entre compensado MDF e MDP?

A principal diferença entre o MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas nas superfícies e as mais grossas no miolo. Já no MDF aglutinam-se fibras de madeira.

O que é mais forte MDF ou compensado?

O compensado tem maior resistência e excelente aderência de pregos e parafusos, o que significa que seus móveis não ficarão “bambos” ou desajustados.

O que é compensado MDP?

O PLASTFORM MDO-333 é um produto moderno formado por chapas compensadas plastificadas para formas de concreto. O conceito deste produto foi trazido com exclusividade pela THOMASI S. A. dos Estados Unidos. As chapas são fabricadas com madeiras de alta densidade e sem falhas.

Qual a vantagem do MDP?

O MDP possui resistência estrutural que deixa o material mais leve e resistente quando o produto é empenado ou pressionado com parafuso.